A importância do seguro agrícola para o produtor rural - MyFarm

A importância do Seguro Agrícola

Alguns produtores já passaram com toda certeza por uma experiência péssima de preparar a terra, plantar e a lavoura ser totalmente devastada por uma chuva de granizo, ou até mesmo ela nem crescer porque uma forte estiagem impediu que ocorresse o seu desenvolvimento. A agricultura está sujeita a vários riscos, fazendo com o que a produção não saia do planejado colocando em xeque e risco boa parte ou total o capital investido.

Não podemos negar o peso econômico, social e ambiental que o agronegócio possui, com mais de 200 milhões de pessoas no Brasil que necessitam todos os dias do que é produzido no campo, além das melhorias que ocorreram na produtividade no último século, significando o aumento no nível de nutrição e saúde de grande parte da população mundial.

Como o setor agropecuário é muito importante para o país e também para o mundo, o Seguro Agrícola se mostra relevante não só para os produtores, como também para a economia. Outra grande vantagem do seguro agrícola é a capacidade de diminuir a inadimplência do produtor com as instituições financeiras que concedem crédito rural ao produtor, pois é garantido os recursos para saldar a dívida contraída caso fatores climáticos prejudiquem a produção.

Muitos produtores veem essa modalidade de seguro com muita dúvida, pois para muitos deles o investimento é muito elevado. Mas, quando se tem conhecimento a respeito de suas vantagens, fica mais fácil de compreender que é uma forma interessante para poder garantir sua segurança a médio e longo prazo. A vantagem mais significativa nesse tipo de seguro é a de oferecer uma renda minimamente satisfatória para o segurado enquanto a próxima colheita não é concretizada.

Como as instabilidades climáticas vêm crescido em nosso país nos últimos anos, torna-se uma grande necessidade um seguro agrícola para evitar surpresas desagradáveis. Além disso, a relação custo e benefício desse tipo de serviço tem sido cada vez mais otimizada, proporcionando aos produtores que adequem seu investimento as suas possibilidades financeiras.

Aqueles produtores que consideram a contratação do seguro agrícola, uma boa dica é pesquisar a seguradora que atenda às suas demandas seguindo o parâmetro do tipo da sua lavoura e tamanho do empreendimento. Hoje, como o segmento de seguros agrícolas tem apresentado crescimento exponencial por causa do setor do crescimento e fortalecimento do setor de produção, acaba tornando-se um cenário positivo para os interessados em contratar o seguro, pois abre a possibilidade de acesso a alternativas mais competitivas.

Existem seguradoras que trabalham com apólices cujas coberturas são mais pontuais, onde é previsto eventuais problemas com intempéries naturais, como geadas e granizo. Tendo também aquelas que oferecem coberturas mais amplas e diversificadas. Quanto maior for o investimento que o produtor puder fazer no seguro, maior será a sua segurança.

Uma outra questão a se observar durante o planejamento de contratação do seguro é compreender que o período para essa contratação se dá no início do ano-safra.

Por que é importante contratar um Seguro Agrícola?

Esta atividade sempre está sujeita a riscos ligados a intempéries naturais, como chuvas de granizo, geadas e temporadas de seca, além de existir a possibilidade de algum tipo de acidente ou outro problema que cause a não entrega dos produtos esperados. A produção pode ser afetada por fatores imprevisíveis.

As vantagens do Seguro Agrícola

Uma das vantagens mais expressivas de tipo de seguro é oferecer uma renda minimamente satisfatória para o segurado enquanto a próxima colheita não se concretiza. Instabilidades climáticas têm crescido muito no país nos últimos anos, demonstrando a necessidade do produtor em ter um seguro agrícola para evitar surpresas.

Foto Dony
Anderson Campos
Diretor-Tuna Seguros
Linkedin

Comentários

Quer saber mais sobre o MyFarm?

Entre em contato e agende uma demonstração com nossos consultores!

Solicitar demonstração

Veja também

MyFarm no evento de tecnologia do agronegócio Agrobit 2019
Quão importante é o fertilizante no resultado do seu negócio?
Conheça a Execução de Atividades agrícolas no MyFarm