Saiba o que é Seguro Agrícola e como ele funciona

Contratar um Seguro Agrícola pode ser opção de se prevenir prejuízos para a sua plantação

Se você é um produtor rural, provavelmente já deve ter passado por uma dessas duas situações:

Acontece que a Agricultura está sujeita a vários tipos de riscos , que fazem com que a produção, nem sempre evolua como o planejamento. Ao passo que coloca em xeque, boa parte, e em muitos casos, todo capital investido.

Nessas situações, contratar um Seguro Agrícola aparece como uma alternativa não só para os produtores rurais como também para a economia.

Que tal saber mais sobre ele?

Se você ainda não conhece o Seguro Agrícola e deseja saber o que ele é, como funciona e quais são os seus benefícios, recomendo que você me acompanhe até o final desse artigo.

Vamos lá?

O que é Seguro Agrícola?

O Seguro Agrícola é um serviço que protege o produtor rural das perdas nas lavouras proveniente de fenômenos climáticos e adversos.

Logo, quando o produtor rural contrata esse tipo de serviço, ele adquire a possibilidade de recuperar o capital investido, após uma perda ou dano sofrido na plantação.

No geral, o seguro agrícola é uma forma de resguardar o produtor rural dos prejuízos gerados por geadas e chuvas fortes.

Portanto, entre os benefícios que ele é capaz de fornecer estão:

Quem pode contratar?

O Seguro Agrícola geralmente é indicado para médias e grandes produtores agrícolas, uma vez que, os pequenos produtores podem contar com a ajuda do governo.

E outras palavras, o governo desenvolve subsídios para auxiliá-los nos prejuízos causados por geadas, chuvas torrenciais, pragas, entre outros.

Por que é importante contratar um Seguro Agrícola?

A atividade agrícola sempre está sujeita a riscos ligados a intempéries naturais, como chuvas de granizo, geadas e temporadas de seca. Além disso, acidentes ou problemas que impossibilitam a entrega dos produtos esperados.

Logo, a produção pode ser afetada por fatores imprevisíveis.

Quais são as vantagens?  

Uma das vantagens mais expressivas de contratar um seguro agrícola é garantir uma renda minimamente satisfatória enquanto a próxima colheita não se concretiza.

A princípio porque instabilidades climáticas têm crescido muito no país nos últimos anos, demonstrando a necessidade do produtor em ter um seguro agrícola para evitar surpresas.

Dica para quem vai contratar um Seguro Agrícola

Antes de contratar o Seguro Agrícola, é importante que você pesquise a seguradora que mais atende às suas demandas. Para isso, você precisa se basear no parâmetro do tipo da sua lavoura e tamanho do empreendimento.

Sobretudo porque hoje o segmento de seguros agrícolas tem apresentado crescimento exponencial por conta do fortalecimento do setor de produção.

Logo, o cenário está positivo para quem tem interesse em aderir ao serviço, visto que, é possível ter acesso a alternativas mais competitivas.

Contudo, existem seguradoras que trabalham com apólices cujas coberturas são mais pontuais, onde é previsto eventuais problemas com intempéries naturais, como geadas e granizo.

Por outro lado, tem também aquelas que oferecem coberturas mais amplas e diversificadas. Logo, quanto maior for o investimento que o produtor puder fazer no seguro, maior será a sua segurança.

Considerações Finais

Muitos produtores encaram o Seguro Agrícola com muita dúvida, já que para muitos deles, o investimento é elevado.

Mas vale considerar, que quando se tem conhecimento a respeito de suas vantagens, fica bem mais fácil compreender que é ele representa uma alternativa importante para garantir sua segurança a médio e longo prazo.

Sendo que, a vantagem mais significativa nesse tipo de seguro é a de oferecer uma renda minimamente satisfatória para o segurado enquanto a próxima colheita não é concretizada.

Foto Dony
Anderson Campos
Diretor-Tuna Seguros
Linkedin

Quer saber mais sobre o MyFarm?

Entre em contato e agende uma demonstração com nossos consultores!

Solicitar demonstração

Veja também

Guia completo para escolha de software de gestão para fazenda
MyFarm no evento de tecnologia do agronegócio Agrobit 2019
A importância do fertilizante para o seu negócio
Saiba o que é Seguro Agrícola e como ele funciona  entre em contato conosco pelo WhatsApp