Dicas para você se tornar um bom administrador de fazenda

Toda propriedade rural é uma empresa. Assim como toda empresa, para ter sucesso precisa ser bem administrada. Uma propriedade bem administrada precisa ter uma boa equipe de trabalho. E todo empregado, deve executar suas funções, seguindo um planejamento estabelecido pelo empregador.

E cabe ao administrador, observar se os resultados esperados estão sendo obtidos. Mas, primeiro, vamos saber mais algumas funções do administrador de fazenda e como melhorar essa atividade na sua propriedade?

O que faz o administrador de fazenda?

A princípio o administrador de fazenda é o profissional que identifica pontos econômicos e sociais os quais compõe a cadeia produtiva da fazenda. Ainda mais, esse profissional tem a função de aumentar a lucratividade das fazendas, com o auxílio da tecnologia.

Antes de mais nada o administrador de fazenda deve possuir conhecimento sobre os processos da agricultura e da zootecnia. Bem como, planejar, decidir, controlar e avaliar os resultados obtidos com o objetivo de aumentar o lucro e o bem-estar dos empregados.

O administrador de fazenda estuda antecipadamente o mercado para produzir o necessário para suprir a demanda do mercado externo e interno. Em outras palavras, administrar é planejar com visão ampla da parte financeira da fazenda, para atingir níveis positivos de produtividade.

De antemão, para ser administrador de fazenda o profissional tem que saber trabalhar em equipe, ter visão de negócio, atitude, autoconhecimento, mostrar resultados, liderança, ter pontualidade e autoconfiança.

Além das competências anteriores o profissional tem que manter o controle da situação, ser apaixonado no que faz, ser dedicado e ter boa adaptabilidade.

O administrador de fazenda pode exercer sua função em fazendas, sítios, corporações agropecuárias e cooperativas rurais. Seja como for, ele pode exercer atividades na administração financeira, recursos humanos, marketing, exportação, comércio e fazer controle de produção.

>>> MATERIAL GRATUITO: E-BOOK GUIA COMPLETO PARA GESTÃO AGRÍCOLA <<<

Como o produtor rural pode ser bom administrador rural?

De antemão o produtor rural deve ter habilidades técnicas e desenvolver capacidades administrativas para realizar a gestão de pessoas. Além de realizar a gestão financeira, de risco e de novos investimentos.

O administrador da fazenda não pode se envolver demais nas atividades técnicas da fazenda, pois assim não terá tempo para realizar as atividades administrativas. Que incluem prever riscos e oportunidades futuras.

A administração rural, acima de tudo, garante o crescimento do agronegócio que tem tanta importância para a economia. Do mesmo modo, é fundamental você olhar para as fazendas com a visão empresarial. Para tal, é necessário usar em sua gestão técnicas para reduzir custos e aumentar os lucros.

É necessário sempre se qualificar, além disso, possuir boa comunicação pois dessa forma, evita desencontros de informação entre os demais funcionários.

administrador de fazenda
Figura 1. Ser gerente de fazenda é ter ‘‘olhos de dono’’ e sempre tirar o melhor de cada um sendo líder. Possuir bom líder e boa equipe de trabalho, é fundamental para o crescimento e manutenção da fazenda.

A primeira vista, o bom gerente está preocupado em atingir metas, pois as fazendas buscam alcançar propósitos. Ainda mais, quem define esse propósito e os meios para a sua execução é o gerente/administrador da fazenda.

Definir orçamento a partir do planejamento e seu fluxo de caixa para o ano é responsabilidade do gerente de fazenda. Nesse sentido, é função de responsabilidade que exige tempo dedicado as atividades e jornada de trabalho puxada.

administrador de fazenda - estrutura
Figura 2. O planejamento, organização, liderança e controle são funções do gerenciamento. O termo gerenciamento representa fazer as coisas de forma eficiente, por meio de outras pessoas. Pois, gerenciamos coisas e lideramos pessoas.
Fonte: Rodrigo Bordim Rizato

O administrador da fazenda deve ter organização para ter estratégia dos componentes gerenciáveis, coordenar os seus resultados em busca dos objetivos propostos. Para tal, você pode utilizar o plano de ação com o modelo 5W2H.

Você sabe o que é 5W2H e como essa ferramenta auxilia na administração da sua fazenda?

A ferramenta 5W2H é simples. É um checklist administrativo de atividades, prazos e responsabilidades que devem ser desenvolvido com clareza. Seja como for é um plano de ação que reduz as incertezas e ajuda você a ganhar tempo e agilizar os serviços.

A função básica do 5W2H é definir o que será feito, porque, onde, quem irá fazer, quando será feito, como e quanto custará. Que quando bem estabelecidas, eliminam quaisquer dúvidas que possam aparecer ao longo da atividade.

A sigla do 5W2H é formada pelas iniciais de oito palavras, em inglês. São elas, o que será feito? (What), por que será feito? (Why), onde será feito? (Where), quando será feito? (When), por quem será feito? (Who).

O cinco faz referência a cinco palavras que começam com a letra W. O significado dos dois H são, como será feito? (How) e quanto vai custar? (How much). A estrutura 5W2H é formada pelas respostas para essas sete perguntas. Viu como é fácil?

Como fazer 5W2H na prática na sua propriedade rural?

Antes de tudo, vou deixar claro que não são necessários softwares, equipamentos e nenhum outro investimento. Para começar a utilizar a ferramenta 5W2H em sua fazenda você pode utilizar um quadro branco ou planilha eletrônica.

A ferramenta 5W2H ajuda a colocar em prática os planos de ação, pois elenca os principais entraves que existem na execução de maneira clara.

A tabela abaixo é exemplo prático do 5W2H aplicado em uma fazenda que o trabalho principal é com a produção de grãos:

Tabela 1. 5W2H aplicada a rotina de fazenda na semeadura de soja produção de grãos.
Fonte: Fernando Brito

Em primeiro lugar a ferramenta 5W2H traz objetividade para a execução das ações. Ainda mais para a fazenda que busca crescer sem perder controle financeiro, por meio do planejamento, o método 5W2H auxilia e traz praticidade na tomada de decisão.

A ferramenta 5W2H serve para executar o planejado e com isso colabora para cumprir as metas. Pois define responsabilidades, objetivos, métodos e recursos financeiros que serão utilizados em cada atividade. Além disso, é recurso que, associado a outras ferramentas, auxilia o profissional a definir melhor o que fazer. Você conhecia como funcionava esse método?

Mais ferramentas tecnológicas que trouxe melhorias para o trabalho do administrador de fazenda

Na atualidade existem diversos recursos tecnológicos voltados para fazendas, tanto softwares para computadores quanto aplicativos para celulares.

Sobretudo, o uso de software ajuda o administrador de fazenda a suprir as demandas das atividades da propriedade rural. Nesse sentido, os softwares oferecem várias plataformas para impulsionar com mais eficiência a sua produtividade.

A tecnologia por exemplo, oferece maior controle de entrada e saída de animais, controle de ganho de peso do gado e análise produtiva. Além de colaborar com a gestão de confinamentos, controle de inseminação, análise qualitativa dos animais do rebanho e outras áreas.

O acompanhamento pela tela do computador ou telefone facilita que os administradores de fazendas planejem operações sem a necessidade de estarem presentes nas propriedades. Afinal, eles conseguem acompanhar a safra e qualquer outra atividade rural pelo computador ou telefone.

Primordialmente a tecnologia proporciona ao administrador facilidades, além de propiciar qualidade para organizar a gestão de propriedade, seja para o cultivo de lavouras ou gado.

Pois com o auxílio de planilhas de custos contribui para organização da contabilidade, na contagem de gastos da lavoura, utilização de fertilizantes, estoques e clima. Ainda mais, o bom administrador de fazenda deve estar preparado para mau tempo ou oscilações no mercado, que podem ser analisadas na palma da sua mão.

Há escolas e cursos que formam administradores de fazendas com isso, facilita a exercer o ótimo desempenho da sua função. Além de conduzir a exigência de tecnificação, os produtores rurais precisam se especializar.

Além disso, segundo a pesquisa salarial da Catho Online, a média salarial para o cargo de administrador de fazenda no Brasil é em média de R$ 7.369,24.

Conclusão

Enfim, o bom administrador de fazenda possui habilidades técnicas e aptidão na área de gestão. Você gerente ou alguém que queira entrar nessa posição tem que buscar aprofundamento nos detalhes que compõe um bom líder, para ter sucesso nessa função.

Assim como, para assegurar que as coisas estão em bom funcionamento, o gerente deve monitorar o desempenho da fazenda. Contudo, o desempenho deve ser relacionado com os objetivos definidos inicialmente pelo administrador.

E se acontecer qualquer desvio dos objetivos iniciais, é responsabilidade do gerente colocar a fazenda de volta aos trilhos.

Você é administrador de fazenda? Continue a leitura no artigo "Administração rural: aprenda como aplicar na sua fazenda".

Quer saber mais sobre o MyFarm?

Entre em contato e agende uma demonstração com nossos consultores!

Solicitar Teste Grátis

Veja também

Overfert: entenda os riscos da superfertilização
Produção de grãos no Brasil: conheça esse mercado
Qualidade de sementes: saiba como garantir
Administrador de fazenda: dicas pra você se tornar cada vez melhor