Agricultura digital: otimize sua atividade rural usando a tecnologia

Share

Agricultura digital: otimize sua atividade rural usando a tecnologia

Quer saber mais sobre o MyFarm?

Entre em contato e agende uma demonstração com nossos consultores!

Solicitar Teste Grátis

Podemos dizer que a agricultura digital é um conjunto de tecnologias que auxiliam o produtor nas atividades rurais. Assim, com o uso de dados, ele consegue utilizar a automação para tomar decisões estratégicas no seu negócio.

Entre os recursos utilizados, podemos encontrar sensoriamento remoto, GPS nos maquinários agrícolas, sistemas integrados de gestão, dentre outros.

Além disso, segundo uma pesquisa da Embrapa, atualmente ela faz parte da vida de muitos agricultores, que reconhecem a sua importância no desenvolvimento das lavouras.

Quer saber como a agricultura digital funciona?

Me acompanhe até o final e saiba para que ela serve, seus benefícios e como está sendo sua atuação no Brasil.

Vamos lá?

O que é agricultura digital?

A agricultura digital é o conceito utilizado para se referir a evolução do trabalho no campo, que agora utiliza tecnologias para auxiliar os produtores rurais nas tarefas passíveis de automatização.

Também conhecida como Agricultura 4.0, a agricultura digital consiste no uso de soluções tecnológicas para gerenciar a lavoura, visando a melhoria da produção agrícola.

Ademais, ela surgiu a partir da necessidade da agricultura se atualizar bem como acompanhar os avanços tecnológicos, que já atuavam de forma significativa em outras áreas.

Dessa forma, a agricultura digital passou a marcar presença no setor, por meio de tecnologias que ajudam a otimizar as atividades no campo seja por sensoriamento remoto, conectividade e demais ferramentas relativas à tecnologia da informação.

ads

Assim, dentre as medidas mais comuns deste novo modelo de manejo, temos:

  • Sensoriamento remoto;
  • GPS nos maquinários agrícolas;
  • Sistemas Integrados de Gestão;
  • Sensores de identificação de pragas e problemas nutricionais;
  • Previsão climática;
  • Controle detalhado de insumos e custos;
  • Informações de satélites de grande precisão ou de drones.

Como surgiu a agricultura digital?

O termo agricultura digital surgiu em meados dos anos 2000 e evoluiu rapidamente, acompanhado de pesquisas sobre o tema.

Desde então, com o seu aperfeiçoamento também cresceu sua demanda, uma vez que o processo de desenvolvimento e transformação digital do agronegócio acontece de forma muito rápida, principalmente devido o uso de Big Data, Cloud Computing, Telemetria, Agricultura de Precisão, Integração de Sensores, Mobilidade e alta disponibilidade de dados, que estão cada vez mais presentes no cotidiano do agricultor.

>>> MATERIAL GRATUITO: E-BOOK GUIA COMPLETO PARA GESTÃO AGRÍCOLA <<<

Qual é o objetivo agricultura digital?

A agricultura digital tem o objetivo auxiliar oprodutor nas suas decisões a fim de garantir uma safra produtiva e manter recursos para que perpetue nos próximos anos.

Isso tudo porque fornece dados precisos sobre o andamento da lavoura, direcionando o agricultor sobre qual a atitude mais adequada para determinado momento. Com isso, reduz custos, otimiza processos e contribui para o aumento da produtividade.

Qual a importância da tecnologia para o campo?

Até aqui, nós vimos como a tecnologia pode simplificar o trabalho do produtor rural. Quanto a sua importância é evidente que o uso de equipamentos desenvolvidos a partir de tecnologia de ponta facilita a execução de tarefas, desde as mais simples até as mais complexas.

Na prática, a agricultura digital pode proporcionar inúmeros benefícios para a gestão agrícola, como a elevação da qualidade e eficiência e redução do consumo de recursos naturais como água, energia e combustível.

Diante disso, ela tem atraído vários produtores, que hoje investem em serviços e máquinas de primeira linha, bem como em tecnologia da informação a fim de terem melhores resultados na gestão de suas propriedades.

Quais ferramentas da agricultura digital ajudam a aumentar a produtividade?

Como vimos, as tecnologias presentes na agricultura digital podem ajudar o produtor rural a aumentar a produtividade e melhorar seus resultados na fazenda.

Portanto, conheça a seguir quais ferramentas podem impactar positivamente na produtividade das culturas:

Sensores

Os sensores podem ser utilizados para diversas finalidades. Nesse sentido, eles servem para acompanhar as variações de temperatura, verificar as condições do solo, identificar pragas e doenças, entre outras funcionalidades.

Na prática, eles podem ser instalados no maquinário ou no solo. Dessa forma, os sensores coletam e enviam dados para um software que armazena e processa as informações.

Radares meteorológicos

Os radares meteorológicos são utilizados para monitorar o clima da fazenda de forma precisa. Assim sendo, essa tecnologia auxilia no planejamento de plantio, garantindo mais segurança e reduzindo riscos associados à produção agrícola.

Drones agrícolas

Os drones agrícolas oferecem versatilidade e praticidade. Além disso, são leves e fáceis de transportar.

Na prática, os drones servem para capturar imagens aéreas, monitorar pragas e plantas daninhas, identificar falhas no plantio, coletar dados, entre outras funções.

Como resultado, o agricultor consegue usar esses dados precisos para otimizar o trabalho executado no campo.

GPS

O GPS é um sistema de posicionamento global via satélite que pode ser útil na implementação do piloto automático de máquinas agrícolas, possibilitando o tratamento remoto do solo e otimizando assim, o trabalho dos produtores rurais.

Softwares

Os softwares agrícolas reúnem e organizam os dados coletados em um único lugar. Dessa forma, é possível analisar as informações a partir de mapas e gráficos. Assim, fica fácil gerenciar atividades, maquinário, suprimentos, produção, financeiro e resultados da safra.

Quais são as vantagens da agricultura digital?

O uso das tecnologias desenvolvidas para o setor agrícola pode impactar de forma positiva os resultados da empresa rural. Confira a seguir as principais vantagens oferecidas pela agricultura digital!

Redução de custos

Com o uso das diversas opções de tecnologia, o produtor rural consegue ter uma noção clara sobre onde ele está acertando e errando. Dessa forma, realiza a mensuração dos processos e resultados, o que vai auxiliar nas tomadas de decisões estratégicas capazes de reduzir desperdício.

Otimização dos processos

Em síntese, a integração de equipamentos e osistema de gestão rural possibilita a otimização das atividades agrícolas, do plantio à colheita.

Assim, ao ter conhecimento sobre dados importantes referentes aos maquinários, implementos e área trabalhada, o produtor consegue monitorar os processos, assim como saber o que ainda precisa ser implantado.

Contudo, isso impede, por exemplo, que haja a repetição de aplicação de fertilizantes na mesma área, evitando assim, desperdícios e custos. Além disso, o uso da agricultura digital, permite a otimização do manejo, informando quais áreas necessitam mais de cuidados.

Por exemplo, na pulverização, sem o uso da tecnologia, é normal o agricultor ter dificuldade em calcular por quanto tempo a máquina está em deslocamento, parada ou fazendo manobras, provocando uma grande perda na operação. Com uso de ferramentas tecnológicas adequadas, é possível fazer o cálculo com facilidade e sem esforço.

Em suma, a agricultura digital traz respostas e eleva a eficiência do produtor em aspectos que antes eram dificilmente notados.

Aumento da produtividade

Outro benefício que a agricultura digital é capaz de proporcionar é o aumento da produtividade uma vez que ajuda o agricultor ter um melhor aproveitamento do solo e dos insumos, com menos recursos e maior qualidade.

Com os dados fornecidos, o produtor consegue conhecer as particularidades da lavoura de forma mais precisa, tornando a tomada de decisões mais fácil e eficiente.

Além disso, o uso de dispositivos de inteligência artificial, como sensores, simplifica o monitoramento das plantas em tempo real e favorece uma visão clara da saúde da lavoura a fim de beneficiar o aumento da produtividade.

Cenário da agricultura digital no Brasil

Para mostrar como está o cenário da agricultura digital no Brasil, vamos utilizar o resultado de uma pesquisa realizada pela Embrapa.

Vale destacar que ela foi elaborada com base em entrevistas com produtores rurais de diferentes setores produtivos, empresários e prestadores de agricultura digital em todas as regiões do Brasil.

Sendo o total de 870 questionários respondidos (586 agricultores e 284 empresas ou prestadores de serviços);

A princípio, identificou-se que 84% dos entrevistados utilizam ao menos uma tecnologia digital em seu processo produtivo e 70% faz uso da internet para atividades gerais ligadas à produção.

A seguir algumas perguntas respondidas pelos agricultores:

Tecnologia digitais

Tecnologias digitais utilizadas pelos produtores rurais brasileiros - agricultura digital
Fonte: Embrapa

Funções das tecnologias em agricultura digital

Principais funções das tecnologias na agricultura - agricultura digital
Fonte: Embrapa

Dificuldades

Dificuldades para acesso das tecnologias digital para o produtor rural - agricultura digital
Fonte: Embrapa

Aplicações

Aplicações de tecnologias digitais - agricultura digital
Fonte: Embrapa

Quais são as tendências da agricultura digital?

Para se manter competitivo e alinhado com a evolução do mercado de produção agrícola, o produtor rural precisa estar atento em relação às tendências e novidades da agricultura digital.

Confira a seguir cinco tendências da agricultura digital!

Automação de maquinário agrícola: a tendência é que as máquinas funcionem de forma autônoma, sendo guiadas a distância e monitoradas por tecnologias específicas.

Softwares e aplicativos de agricultura: o uso de sistemas para gestão agrícola já é uma realidade. A tendência é que os agricultores utilizem a tecnologia para integrar dados coletados, gerar mapas e relatórios e outros recursos para melhorar a eficiência do trabalho rural.

Inteligência artificial: essa tecnologia será cada vez mais utilizada para processar dados obtidos por máquinas agrícolas e demais sistemas, monitorar processos, projetar cenários e prever possíveis problemas.

Big Data: esse sistema inteligente é capaz de armazenar diversas informações relacionadas à lavoura. O produtor pode utilizá-las para gerar indicadores importantes e fazer escolhas estratégicas.

Internet das Coisas (IoT): por meio dessa tecnologia avançada, máquinas podem ser conectadas com redes de computadores. Na produção agrícola, esse recurso pode ser útil na telemetria de máquinas, irrigação inteligente, aplicação de defensivos, entre outros.

Quais são os desafios na implementação da agricultura digital?

Em primeiro lugar, podemos citar o problema com conectividade. Afinal, em geral, as ferramentas de agricultura digital precisam de conexão com a internet, o que pode ser um recurso escasso em algumas propriedades rurais.

Assim, como forma de vencer essa dificuldade, algumas empresas conseguem conectar as máquinas por meio de um sinal de rádio emitido a partir de um escritório central na fazenda.

Dessa forma, o local recebe a conexão com a internet e a transmite via rádio para locais mais distantes da propriedade.

Outro desafio é a disposição para aprender operar as ferramentas. Muitos agricultores têm uma certa resistência de usufruir dos benefícios da agricultura digital por pensar que executar um determinado sistema é difícil.

No entanto, negar-se a conhecer e absorver esse novo modelo de gestão e controle pode representar um fator bem limitante para desenvolvimento dos avanços tecnológicos no campo.

Enfim, a agricultura digital surgiu como um meio de garantir mais eficiência para as atividades agrícolas de um modo geral. As opções de ferramentas tecnológicas são muitas, incluindo softwares de gestão agrícola como o MyFarmque ajuda a simplificar o gerenciamento das fazendas.

Quer continuar lendo conteúdos sobre o tema? Confira nossos artigos sobre Agricultura de Precisão e Drones Agrícolas.

E caso queria saber como o MyFarm funciona e pode contribuir para uma gestão mais eficiente da sua fazenda clique aqui.

Até a próxima!


Publicado por:
Formada em Jornalismo, pós-graduada em Marketing e especialista em Comunicação Digital, atua como Analista de Conteúdo no MyFarm. 
Share