Agricultura digital: otimize sua atividade rural usando a tecnologia

Podemos dizer que a agricultura digital é um conjunto de tecnologias que auxiliam o produtor nas atividades rurais. Assim, com o uso dados, ele consegue utilizar a automação para tomar decisões estratégicas no seu negócio.

Entre os recursos utilizados, podemos encontrar sensoriamento remoto, GPS nos maquinários agrícolas, sistemas integrados de gestão, dentre outros.

Além disso, segundo uma pesquisa da Embrapa, atualmente ela faz parte da vida de muitos agricultores, que reconhecem a sua importância no desenvolvimento das lavouras.

Quer saber como a agricultura digital funciona?

Me acompanhe até o final e saiba para que ela serve, seus benefícios e como está sendo sua atuação no Brasil.

Vamos lá?

O que é agricultura digital?

Também conhecida como Agricultura 4.0, a agricultura digital consiste no uso de soluções tecnológicas para gerenciar a lavoura, visando a melhoria da produção agrícola.

Ademais, ela surgiu a partir da necessidade da agricultura se atualizar bem como acompanhar os avanços tecnológicos, que já atuavam de forma significativa em outras áreas.

Dessa forma, a agricultura digital passou a marcar presença no setor, por meio de tecnologias que ajudam a otimizar as atividades no campo seja por sensoriamento remoto, conectividade e demais ferramentas relativas à tecnologia da informação.

Assim, dentre as medidas mais comuns deste novo modelo de manejo, temos:

Quando surgiu?

O termo agricultura digital surgiu em meados dos anos 2000 e evoluiu rapidamente, acompanhado de pesquisas sobre o tema.

Desde então, com o seu aperfeiçoamento também cresceu sua demanda, uma vez que o processo de desenvolvimento e transformação digital do agronegócio acontece de forma muito rápida, principalmente devido o uso de Big Data, Cloud Computing, Telemetria, Agricultura de Precisão, Integração de Sensores, Mobilidade e alta disponibilidade de dados, que estão cada vez mais presentes no cotidiano do agricultor.

Para que serve a agricultura digital?

A agricultura digital serve basicamente para auxiliar o produtor nas suas decisões a fim de garantir uma safra produtiva e manter recursos para que perpetue nos próximos anos.

Isso tudo porque fornece dados precisos sobre o andamento da lavoura, direcionando o agricultor qual a atitude mais adequada para determinado momento. Com isso, reduz custos, otimiza processos e contribui para o aumento da produtividade.

Redução de custos

Com o uso das diversas opções de tecnologia, o produtor rural consegue ter uma noção clara sobre onde ele está acertando e errando. Dessa forma, realiza a mensuração dos processos e resultados, o que vai auxiliar nas tomadas de decisões estratégicas capazes de reduzir desperdício.

Otimização dos processos

Em síntese, a integração de equipamentos e o sistema de gestão rural possibilita a otimização das atividades agrícolas, do plantio à colheita.

Assim, ao ter conhecimento sobre dados importantes referentes aos maquinários, implementos e área trabalhada, o produtor consegue monitorar os processos, assim como saber o que ainda precisa ser implantado.

Contudo, isso impede, por exemplo, que haja a repetição de aplicação de fertilizantes na mesma área, evitando assim, desperdícios e custos. Além disso, o uso da agricultura digital, permite a otimização do manejo, informando quais áreas necessitam mais de cuidados.

Igualmente a pulverização, sem o uso da tecnologia, é normal o agricultor ter dificuldade em calcular por quanto tempo a máquina está em deslocamento, parada ou fazendo manobras, provocando uma grande perda na operação. Com uso de ferramentas tecnológicas adequadas, é possível fazer o cálculo com facilidade e sem esforço.

Em suma, a agricultura digital, traz respostas e eleva a eficiência do produtor em aspectos que antes eram dificilmente notados.

Aumento da produtividade

Outro benefício que a agricultura digital é capaz de proporcionar é o aumento da produtividade uma vez que ajuda o agricultor ter um melhor aproveitamento do solo e dos insumos, com menos recursos e maior qualidade.

Com os dados fornecidos, o produtor consegue conhecer as particularidades da lavoura de forma mais precisa, tornando a tomada de decisões mais fácil e eficiente.

Além disso, o uso de dispositivos de inteligência artificial, como sensores, simplificam o monitoramento das plantas em tempo real e favorecem uma visão clara da saúde da lavoura a fim de beneficiar aumentando a produtividade.

Qual a importância da tecnologia para o campo?

Até aqui, nós vimos como a tecnologia pode simplificar o trabalho do produtor rural. Quanto a sua importância é evidente que o uso de equipamentos desenvolvidos a partir de tecnologia de ponta facilitam a execução de tarefas, desde as mais simples até as mais complexas.

Na prática, a agricultura digital pode proporcionar inúmeras vantagens para a gestão agrícola, como a elevação da qualidade e eficiência e redução do consumo de recursos naturais como água, energia e combustível.

Diante disso, ela tem atraído vários produtores, que hoje investem em serviços e máquinas de primeira linha, bem como em tecnologia da informação a fim de terem melhores resultados na gestão de suas propriedades.

Quais são os desafios na implementação?

Em primeiro lugar, podemos citar o problema com conectividade. Afinal, em geral, as ferramentas de agricultura digital precisam de conexão com a internet, o que pode ser um recurso escasso em algumas propriedades rurais.

Assim, como forma de vencer essa dificuldade, algumas empresas conseguem conectar as máquinas por meio de um sinal de rádio emitido a partir de um escritório central na fazenda.

Dessa forma, o local recebe a conexão com a internet e a transmite via rádio para locais mais distantes da propriedade.

Outro desafio é a disposição para aprender operar as ferramentas. Muitos agricultores têm uma certa resistência de usufruir dos benefícios da agricultura digital por pensar que executar um determinado sistema é difícil.

No entanto, negar-se a conhecer e absorver esse novo modelo de gestão e controle pode representar um fator bem limitante para desenvolvimento dos avanços tecnológicos no campo.

Como está agricultura digital no Brasil?

Para mostrar como está o cenário da agricultura digital no Brasil, vamos utilizar o resultado de uma pesquisa realizada pela Embrapa recentemente.

Vale destacar que ela foi elaborada com base em entrevistas com produtores rurais de diferentes setores produtivos, empresários e prestadores de agricultura digital em todas as regiões do Brasil.

Sendo o total de 870 questionários respondidos (586 agricultores e 284 empresas ou prestadores de serviços);

A princípio, identificou-se que 84% dos entrevistados utilizam ao menos uma tecnologia digital em seu processo produtivo e 70% faz uso da internet para atividades gerais ligadas à produção.

A seguir algumas perguntas respondidas pelos agricultores:

Tecnologia digitais

Tecnologias digitais utilizadas pelos produtores rurais brasileiros - agricultura digital
Fonte: Embrapa

Funções das tecnologias em agricultura digital

Principais funções das tecnologias na agricultura - agricultura digital
Fonte: Embrapa

Dificuldades

Dificuldades para acesso das tecnologias digital para o produtor rural - agricultura digital
Fonte: Embrapa

Aplicações

Aplicações de tecnologias digitais - agricultura digital
Fonte: Embrapa

Enfim, agricultura digital surgiu como um meio de garantir mais eficiência para as atividades agrícolas de um modo geral. As opções de ferramentas tecnológicas são muitas, incluindo, softwares de gestão agrícola como o MyFarm que ajuda a simplificar o gerenciamento das fazendas.

Quer continuar lendo conteúdos sobre o tema? Confira nossos artigos sobre Agricultura de Precisão e Drones Agrícolas.

E caso queria saber como o MyFarm funciona e pode contribuir para uma gestão mais eficiente da sua fazenda clique aqui.

Até a próxima!

Quer saber mais sobre o MyFarm?

Entre em contato e agende uma demonstração com nossos consultores!

Solicitar demonstração

Veja também

Are, Hectare, Centiare e mais: conheça as unidades de medidas agrárias
Pulverizador agrícola: saiba como escolher o seu
O que é Agricultura 4.0 e como ela impacta a gestão agrícola?
Agricultura digital: otimize sua atividade rural usando a tecnologia entre em contato conosco pelo WhatsApp