O que é Análise Swot e como ela pode contribuir com a gestão da fazenda
A Análise SWOT é utilizada para identificar os pontos fortes, fraquezas, oportunidades e ameaças inerentes a uma empresa.
Sendo assim, a partir de informações listadas nessa ferramenta é possível traçar estratégias de curto e longo prazo para corrigir e/ou melhorar processos específicos de um negócio.
Em propriedades rurais não é diferente, aplica-se a Análise SWOT para avaliar a empresa como um todo e identificar quais fatores exercem maior impacto e podem levar a fazenda ao sucesso ou insucesso e, assim, antecipar tendências e soluções.
Para entender como a Análise SWOT pode contribuir para a gestão de uma fazenda, continue a leitura.
Confira a seguir!
O que é Análise SWOT?
Em síntese, a análise SWOT consiste em uma tradicional ferramenta utilizada para avaliar e planejar as atividades de uma empresa. A sigla SWOT é um termo inglês que significa Forças (Strengths),Fraquezas (Weaknesses),Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats).
Nesse sentido, ela é utilizada com o intuito de prever a análise dos pontos fortes, fraquezas, oportunidades e ameaças inerentes a uma empresa.
Considerada uma das ferramentas de gestão mais populares do mundo corporativo, a análise SWOT é um ponto de partida para o gestor balancear os pontos fortes e fracos de qualquer negócio. Logo, pode ser utilizada também na gestão de propriedades rurais.
Assim, quando adotada em negócios rurais, essa ferramenta considera os pontos fortes e fracos que provêm de dentro da operação, ou seja, fatores internos que, de alguma forma, afetam a fazenda. Enquanto as oportunidades e as ameaças se originam fora da operação, isto é, fatores externos.
Quando surgiu a análise SWOT?
A princípio, a análise SWOT foi criada na década de 60 por professores da universidade de Stanford, a partir de informações das 500 maiores empresas dos Estados Unidos.
Assim, com o objetivo de analisar os pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças, essa ferramenta se tornou útil para empreendedores que precisavam organizar um plano de ação para reduzir os riscos e aumentar as chances de sucesso da empresa.
Desde então, essa ferramenta permite realizar uma análise para identificar quais questões são importantes para a materialização de uma visão ampla do negócio, além de indicar quais pontos podem impedi-lo de alcançá-la.
Forças e Fraquezas
Em relação aos pontos fortes e fracos, o gestor deve considerar as características internas da fazenda, como:
- Estrutura;
- Mão de obra;
- Caixa;
- Fertilidade do solo, etc.
Portanto, antes de listar as forças e fraquezas, é necessário refletir sobre como você enxerga seu negócio e como as pessoas de fora o veem.
Sendo assim, para identificar as forças, pergunte-se:
- Quais vantagens o meu negócio possui?
- Como os vizinhos enxergam a minha fazenda?
- Quais são os pontos fortes que os compradores veem no meu produto?
- Quais são as razões que fazem meu negócio sustentável em curto e longo prazo?
Já para as fraquezas, pergunte-se:
- Onde posso melhorar?
- O que me impede de atingir certos objetivos financeiros?
- Quais fatores me impedem de acessar melhores mercados?
Oportunidade e Ameaças
Já as oportunidades e ameaças são relacionadas a fatores externos, isto é, vêm de fora do negócio. Sendo assim, antes de listar cada uma delas, considere as seguintes questões:
- Como o mercado deverá se comportar em curto e longo prazo?
- Como estão meus concorrentes? (vale um exercício sobre custos de oportunidade)
- Meu negócio está preparado para se beneficiar do avanço tecnológico?
- Quais mudanças estão ocorrendo na comunidade onde minha fazenda está localizada? Como isso pode me beneficiar ou afetar?
- Há discussões sobre mudanças na legislação são capazes de me beneficiar ou prejudicar?
Nesse sentido, no caso das ameças, podemos citar:
- Uma seca severa ou risco de geada;
- Queda de preços do mercado;
- Surto de determinada doença, entre outros fatores.
Por outro lado, as oportunidades se refere a uma ação oposta, como:
- Uma negociação diferenciada;
- Uso de tecnologia;
- Realizar treinamentos para equipe, etc.
Logo após listar todos os fatores de pontos fortes, fracos, oportunidade e ameaças, o ideal é utilizar todos nossos esforços para potencializar as oportunidades ou então minimizar as ameaças.
Além disso, ao identificar as fraquezas, é necessário criar um plano de ação para que elas se transformem em forças. No mais, é fundamental não permitir que uma fraqueza se potencialize ao ponto de se tornar uma eventual ameaça. Ademais, as forças devem ser utilizadas para inibir as ameaças.
>>> MATERIAL GRATUITO: E-BOOK GUIA COMPLETO PARA GESTÃO AGRÍCOLA <<<
Exemplo de Análise SWOT – Lavoura de grãos
A seguir um exemplo de Análise SWOT de uma propriedade rural familiar que produz grãos.
Forças
- Clima Favorável e solo fértil;
- Mão de obra familiar;
- Produção sustentável;
- Elevada produção por hectare;
- Facilidade de Comercialização.
Fraquezas
- Elevado custo de produção;
- Dificuldade de acesso ao crédito rural;
- Baixo nível de escolaridade do produtor;
- Informalidade fiscal;
- Baixa qualificação gerencial da propriedade.
Ameaças
- Mudanças climáticas;
- Competitividade dos países concorrentes;
- Variação de preços de acordo com a Bolsa de Valores;
- Baixo investimento público.
Oportunidades
- Capacitação e empreendedorismo;
- Capacitação de técnicos e agricultores;
- Uso de tecnologias direcionadas para atividade agrícola;
- Negociação com fornecedores.
O que fazer após criar a análise SWOT do seu negócio?
Um dos principais erros na utilização da análise SWOT é supor que o preenchimento dos quadrantes será suficiente quando, na verdade, é apenas o primeiro passo, ou seja, o começo.
Dessa forma, após realizar o preenchimento, é preciso analisar o que a fazenda poderá (ou deverá) fazer para aproveitar seus pontos fortes e as oportunidades bem como corrigir seus pontos fracos e tentar extinguir ou minimizar o efeito das potenciais ameaças.
Como vimos, o uso da tecnologia, por exemplo, está entre os itens das listas de oportunidades que o negócio rural pode identificar como ponto de melhoria. Sendo assim, após reconhecer que a fazenda precisa ser gerenciada por meio ferramentas tecnológicas, o recomendado é que o produtor busque alternativas que atenda as suas necessidades.
Nesse cenário, temos softwares de gestão agrícola possuem funcionalidades que ajudam a agilizar o controle das atividades diárias da fazenda. O Myfarm é uma opção de sistema que auxilia desde o planejamento da safra até a apresentação dos resultados, com detalhamento de receitas, custos e margem de lucro de cada cultura.
Se você deseja conhecer o Myfarm, Clique Aqui e solicite uma demonstração gratuita.
Enfim, a Análise SWOT é importante porque permite que o produtor rural verifique de forma mais precisa o ambiente interno e externo em que o seu negócio está inserido e encontre formas de solucionar questões específicas que estão atrapalhando sua evolução.
Enfim, gostou desse conteúdo? Aproveite e leia nosso artigo sobre Administração Rural.