Cálculo de Calagem: aprenda a fazer

O cálculo de calagem representa uma excelente forma de corrigir os solos brasileiros, que em grande parte, são intemperizados e apresentam Ph ácido, isto é, elevada concentração de alumínio trocável e fertilidade natural baixa.

Neste artigo você vai ter a oportunidade de aprender como aplicar essa prática agrícola que tem proporcionado vários benefícios para as lavouras.

Vamos lá?

O que é calagem? Quais os benefícios?

A calagem consiste na adição de calcário ou cal virgem no solo para elevar o ph, diminuir os teores de AL³ trocável e disponibilizar macronutrientes como Ca e Mg para o desenvolvimento das plantas.

De modo geral, ela é uma das primeiras operações de preparo do solo para o cultivo de uma lavoura. Assim, materiais de caráter básico são acrescentados no solo para neutralizar a sua acidez.

Contudo, a sua aplicação é feita em boa parte dos solos brasileiros, já que a acidez elevada é uma característica comum na maioria deles.

Em meio aos benefícios que a calagem pode proporcionar estão:

Qual é a importância da calagem?

Como foi dito anteriormente, a maioria dos solos brasileiros são ácidos. Isso significa que eles possuem íons H+ e Al+3, originados da intensa lavagem e lixiviação dos nutrientes do solo, da retirada dos nutrientes catiônicos pela cultura e da utilização de fertilizantes de caráter ácido.

Diante disso, podemos afirmar que a alta acidez do solo é um dos principais problemas que favorecem a baixa produtividade nas plantações.

Na prática, essa acidez é diagnosticada com base no pH menor que 7 (ponto neutro), o que provoca a liberação de elementos tóxicos para os vegetais, como o alumínio. Além disso, é sinal de terreno com baixa fertilidade e carente de cálcio, magnésio e potássio.

Sendo assim, a calagem representa uma solução para corrigir o solo, neutralizando a acidez e fornecendo nutrientes que contribuem o aumento da produtividade.

De que forma é feita a calagem?

Em síntese, para realizar o processo de calagem, alguns aspectos importantes devem ser considerados. Por isso, eu vou te apresentar o passo a passo.

Amostragem do solo

O primeiro passo é coletar a amostra para que seja feita a análise química do solo com base nas orientações do laboratório que irá realizar o procedimento.

Encaminhamento para o laboratório

Logo após a coleta da amostra, ela deverá ser encaminhada para o laboratório devidamente identificada com dados como: data, local da coleta, responsável, dentre outros.

Definição do tipo e da dose de calcário

A partir do resultado da análise, será possível identificar qual tipo de calcário será necessário utilizar e a quantidade adequada (nessa etapa é realizado o cálculo de calagem).

Aquisição do Produto

Então, com o tipo de calcário definido, é o momento de pesquisar fornecedores e considerar valores com transporte, caso não haja produto perto da região.

Aplicação do calcário

A princípio, existem duas formas de fazer a aplicação do calcário: distribuição do calcário na superfície sem a devida subsequente incorporação (plantio direto) ou distribuição do calcário acompanhada de incorporação por aração e gradagem (plantio convencional).

A aplicação deve ser realizada 2 meses antes do plantio para que o calcário seja incorporado ao solo.

Como fazer o cálculo de calagem?

Em resumo, o cálculo de calagem é feito por meio de alguns métodos utilizados para identificar a necessidade de calagem.

Contudo, são realizados cálculos de calagem com base em conceitos básicos como: soma das bases, CTC’s efetiva (t) e potencial (T), saturação das bases (V%), saturação por alumínio (m%), percentagem de saturação de Ca, Mg e de K e relação Ca/Mg.

Método da elevação da porcentagem de saturação por bases

O cálculo de calagem baseado no método da elevação da porcentagem de saturação de bases consiste na seguinte fórmula:

t.ha-¹ de calcário = (V2 - V1).T/PRNT

V2 = 70% (saturação por bases desejada)
V1 = saturação por bases atual (análise do solo) = [(Ca²+ + Mg²+ + K+).100] /T
T = capacidade de troca catiônica [Ca²+ + Mg²+ + K+ + (H + Al)], em cmolc.dm-³
PRNT = poder relativo de neutralização total do calcário a ser aplicado

Método da neutralização do Al³+ e fornecimento de Ca²+ + Mg²+

Da mesma forma podemos realizar o cálculo de calagem baseado no método da neutralização do Al³+ e fornecimento de Ca²+ + Mg²+ .

t.ha-¹ de calcário = Y.[Al³+ - (mt.t/100)] + [X-(Ca²+ + Mg²+)].100/PRNT

X= exigência em cálcio e magnésio pela cultura
mt = máxima saturação por alumínio admitida pela cultura
Y = fator que varia com a capacidade tampão de acidez do solo. Pode ser determinado conforme a textura.
Para solos arenosos (0 a 15% de argila), textura média (16 a 35% de argila), argilosos (36 a 60% de argila), muito argilosos (61 a 100% de argila).

Nesse sentido, são utilizados os valores de Y (0 a 1,0; 1,0 a 2,0; 2,0 a 3,0 e de 3,0 a 4,0 respectivamente).

Método SMP

Por fim, o SMT, muito utilizado nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, esse método é baseado no índice SMP para indicação de calagem.

No cultivo de cebola, por exemplo, é definido o índice SMP na análise do solo a fim de obter a quantidade de calcário necessária para elevar o pH do solo a 6,0, conforme o uso da tabela a seguir.

Quantidade de calcário (PRNT 100%) com base no índice SMP, visando atingir o pH 6,0 em água, para correção da acidez dos solos do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

cálculo de calagem
Fonte: COMISSÃO DE QUÍMICA E FERTILIDADE DO SOLO - RS/SC. Manual de adubação e de calagem para os Estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Porto Alegre: SBCS-NRS/EMBRAPA-CNPT, 2004. 400 p.

Quais são os tipos de calcários e para quais solos eles são indicados?

No geral, o calcário é obtido pela moagem de rocha calcária e possui carbonato de cálcio (CaCO3) e magnésio (MgCO3) em sua composição, podendo ser classificado em calcíticos, dolomíticos e magnesianos.

Calcíticos: contém maior concentração de carbono de cálcio (CaCO3) e baixo teor de carbonato de magnésio (MgCO3), abaixo de 10%. Todavia, ele é indicado especialmente para solos carentes de cálcio.

Dolomíticos: dispõe de um teor de MgCO3 acima de 25%. Sendo assim, é recomendado para o reparo do solo com deficiência em cálcio e magnésio.

Magnesianos: possui de 10% a 25% de MgCO3, por isso é apropriado para solos com deficiência em magnésio.

Cálculo de calagem online

Existem diversos meios de realizar o cálculo de calagem, desde o uso do excel, aplicativos e calculadoras online.

A calculadora abaixo utiliza o método de Saturação de Bases. Para obter o resultado, basta preencher os dados solicitados e clicar em "calcular".

cálculo de calagem online

Calculadora Online
Fonte: Laboratório Exata

Calagem x Gessagem

Antes de concluir, é importante esclarecer algumas dúvidas importantes em relação as práticas de calagem e gessagem.

O que é calagem, você já sabe!

O processo de calagem consiste na aplicação de calcário ou cal virgem no solo para elevar o ph , diminuir os teores de AL³ trocável e disponibilizar macronutrientes como Ca e Mg para o desenvolvimento das plantas.

E a gessagem?

Ao contrário do que muitos imaginam, a gessagem não tem como função corrigir o pH do solo.

A gessagem é utilizada para insolubilizar formas fitotóxicas do alumínio disponíveis no solo e com isso “carregar” nutrientes em profundidade, impedindo-os de sofrer processos de lixiviação, por exemplo.

Como resultado, ela proporciona o melhor desenvolvimento e aprofundamento do sistema radicular das plantas, bem como, favorece a absorção de água e nutrientes como um todo.

Conclusão

Enfim, nesse artigo você teve a oportunidade de saber o que é calagem e compreender a sua importância para o aumento da produtividade agrícola.

Além disso, conferiu os principais métodos de cálculo de calagem e aprendeu sobre os tipos de calcário.

Então, aproveite essas informações e coloque prática!
Até a próxima…

Quer saber mais sobre o MyFarm?

Entre em contato e agende uma demonstração com nossos consultores!

Solicitar demonstração

Veja também

3 dicas para melhorar a gestão rural
O que é um solo fértil?
Aposentadoria rural: saiba como funciona e quem tem direito a ela
Cálculo de Calagem: aprenda a fazer entre em contato conosco pelo WhatsApp