Como fazer uma planilha de controle de estoque rural?

Em qualquer propriedade rural, é essencial ter um controle de estoque eficaz para melhorar a gestão e resultados do negócio. Para isso, temos a planilha de controle de estoque, que é uma ótima opção para registrar dados de armazenamento.

No artigo de hoje, você vai ter a oportunidade de aprender a fazer a sua própria planilha de controle de estoque. Assim, você terá um controle mais efetivo da entrada e saída de produtos e itens da fazenda.

Se você ficou interessado, continue a leitura!

Por que fazer uma planilha de controle de estoque?

Uma planilha de controle de estoque é fundamental para quem deseja monitorar os itens estocados da fazenda, sejam eles insumos, peças ou itens de consumo.

No geral, esse controle ajuda a otimizar os resultados e minimizar perdas da sua propriedade rural.

Sendo assim, uma planilha de controle de estoque não só vai te ajudar a ter uma visão estratégica sobre o seu negócio como vai te manter atualizado sobre as movimentações financeiras como entrada e saída de produtos.

Contudo, você vai saber exatamente quando deve realizar uma compra ou conservar o saldo equilibrado dos produtos.

No entanto, é importante manter os dados sempre atualizados e consultar a planilha periodicamente.

Como fazer a planilha de controle de estoque?

Existem vários modelos de planilhas, por isso é importante você fazer adequações conforme a realidade da sua fazenda. Porém, há alguns elementos básicos que não podem faltar. São eles:

Data, quantidade e valores: devem ser registrados tanto na entrada quanto na saída dos produtos.

Registro de entrada: deve ser feito no recebimento dos itens.

Registro de saída: deve ser feito de acordo com as requisições de retirada de materiais. Ele pode acontecer no processo de venda, mas também em possíveis perdas como vencimento, deterioração ou até mesmo furtos.

Quais itens devem ser monitorados?

O estoque deve ser composto por tudo o que você usa para tocar o seu negócio. No caso da fazenda, podemos citar alguns itens:

Dicas de uso

Para que você consiga fazer bom uso da sua planilha de controle de estoque, é importante que você mantenha os dados sempre atualizados. E caso esqueça de anotar alguma movimentação, insira assim que lembrar, pois o registro periódico deve se tornar um hábito.

Além disso, o recomendado é reservá-la em um local seguro como o Google Drive. Dessa forma, você garante o armazenamento das suas informações, tem acesso de qualquer lugar e não corre o risco de perder dados.

Por fim, é importante destinar um tempo do seu dia a dia para utilizar a planilha e acompanhar as movimentações.

A importância de controlar o seu estoque

O controle de estoque é essencial para qualquer negócio. Afinal, é ele que vai indicar quando você está com dinheiro parado ou com grandes oportunidades de crescimento em vendas.

Além disso, com o controle em dia, você não corre o risco de perder itens por conta da validade. Logo, você terá uma gestão mais eficaz e conseguirá organizar as demandas e vender mais.

Conclusão

A planilha de controle de estoque pode ser uma ótima opção para produtores rurais que precisam organizar a gestão da sua fazenda.

Além de simples e prática, por meio dela, você pode registrar entrada e saída de produtos e ter controle pontual sobre os investimentos que envolvem o seu negócio.

Gostou desse artigo e quer aprender a fazer o controle do seu estoque? Leia nosso artigo “Torne o controle de estoque da sua fazenda mais eficiente”.

Quer saber mais sobre o MyFarm?

Entre em contato e agende uma demonstração com nossos consultores!

Solicitar demonstração

Veja também

Qual é o perfil do produtor rural brasileiro?
Imposto de renda para produtor rural: tudo o que você precisa saber
Conceitos da administração rural: aprenda como aplicá-los na sua fazenda
Como fazer uma planilha de controle de estoque rural? | MyFarm - Software de Gestão Agrícola - Grupo Siagri entre em contato conosco pelo WhatsApp