Torne o controle de estoque de sua fazenda mais eficiente

O controle de estoque é um dos pilares que sustenta resultados positivos e reduz o risco de perdas e erros em um negócio.

E quando se trata de uma fazenda, ele é o grande responsável por monitorar todas os itens estocados na propriedade, sejam eles insumos, peças ou itens de uso e consumo.

A princípio parece ser algo trabalhoso de colocar em prática. No entanto, existem formas de facilitar sua execução, tornando o processo mais rápido, prático e produtivo.

Acompanhe este artigo e saiba como implementar um controle de estoque na sua fazenda.

O que é controle de estoque?

O controle de estoque é a atividade responsável por monitorar o fluxo de materiais dentro de uma propriedade rural. No geral, ele analisa e prevê as necessidades de compra, bem como, redução de perdas por roubos ou vencimentos.

Sendo assim, ele administra a entrada e saída de produtos, controla o volume de compras e frequência e analisa quais itens representam melhores oportunidades de reduzir seu custo.

Nesse sentido, é possível fazer o acompanhamento dos produtos armazenados para garantir o atendimento das demandas sem que haja excesso ou prejuízos.

Quais são os seus benefícios?

Ao registrar tudo o que entra e saí do estoque, o produtor rural garante maior controle sobre a gestão financeira da fazenda. Confira os benefícios que o controle de estoque pode proporcionar:

De que forma ele pode influenciar nos resultados da fazenda?

O controle de estoque é essencial em qualquer negócio, seja ele pequeno, médio ou grande. Engane-se quem não o considera importante e acredita que ele pode ficar em segundo plano.

A verdade é que, ignorar a gestão de um estoque, pode gerar grandes prejuízos para uma propriedade rural. Afinal, é ele que vai indicar quanto você tem de dinheiro parado ou evitando risco de perdas.

Outro ponto importante a ser considerado, é o prazo de validade dos defensivos. Com o controle de estoque em dia, você não corre o risco de ter que devolver os insumos vencidos, perdendo a chance de utiliza-lo.

Contudo, é por meio dele que você vai poder identificar melhores fornecedores, negociar o abastecimento, levantar o preço mínimo de venda da produção.

Como fazer o controle de estoque?

Para criar um controle de estoque para sua fazenda é necessário seguir alguns passos importantes.

Inventário

O primeiro passo é fazer o inventário. Para isso, você vai listar todos os produtos estocados e quantidade de cada um. Portanto, lembre-se de enumerar tudo, tanto o armazenamento interno como na revenda ou cooperativa agrícola.

Controle das entradas e saídas

Logo após, atente-se em registrar todas as entrada e saídas de produto da fazenda e as respectivas datas das movimentações.

Com o histórico de dados organizados, você consegue evitar falhas e chances de erros.

Automatize o controle de estoque

Por fim, invista em um sistema de gestão integrado ao estoque. Dessa forma, você consegue agilizar os processos e ter mais segurança em relação ao registro de informações.

Um software de gestão agrícola vai te auxiliar na localização de produtos e atualização do inventário. Isso tudo de forma ágil, simples e sem custos elevados.

Além disso, ele permite o acesso a relatórios com dados gráficos para facilitar o seu entendimento sobre as movimentações realizadas no controle de estoque.

O MyFarm é um sistema de gestão agrícola que oferece um gerenciamento completo para sua fazenda, por meio dele você consegue controlar o seu estoque e obter dados precisos sobre o armazenamento e histórico de compras. Para saber mais Clique Aqui!

Quais as vantagens de ter um sistema de controle de estoque?

Aderir a um sistema online de estoque pode te ajudar acelerar a sua rotina com demandas relacionadas a esse setor.

Facilidade e Agilidade

Com o controle de estoque online, você vai conseguir cadastrar os dados com muito mais rapidez e praticidade.

Desse modo, você adquire uma visão mais ampla sobre as operações. Afinal, em uma única tela você vai ter acesso ao total de itens armazenados, valor de venda, devoluções entre outros.

Integração de dados

Uma das grandes vantagens em utilizar um sistema de controle de estoque é possibilidade de reunir as informações em único lugar.

De forma inteligente você registra pedidos de compra, notas fiscais, formas de pagamento e muito mais.

Nesse sentido, elimina a duplicação de dados e economiza tempo na análise e interpretação de informações.

Mais Produtividade

Em virtude de um trabalho ágil, temos como resultado uma equipe mais produtiva.

Com uma plataforma online fica muito mais fácil fazer o inventário, emitir notas fiscais, dentre outras tarefas. Certamente o sistema é a melhor escolha para o produtor que não quer gastar horas com registros manuais.

Conclusão

Embora o caderno de anotações e planilhas de excel, ainda sejam muito utilizados por produtores rurais, eles não são suficientes para controlar o estoque de uma fazenda.

Uma boa gestão de estoque requer o registro de dados precisos, controle da entrada, saída e devoluções de mercadorias dentre outras informações que são imprescindíveis para realização de um planejamento eficaz para o campo.

Como você pôde perceber, um sistema de controle de estoque é a maneira mais segura e assertiva de você ampliar os seus resultados e agilizar os processos que envolvem a gestão da sua fazenda.

Então, caso queira adquirir uma dessas soluções, venha conhecer o MyFarm, um software de gestão agrícola completo para administrar a sua propriedade rural. Experimente Grátis por 7 Dias.

Até mais!

Quer saber mais sobre o MyFarm?

Entre em contato e agende uma demonstração com nossos consultores!

Solicitar demonstração

Veja também

Plantação de soja: faça um manejo eficiente da sua lavoura
3 dicas para melhorar a gestão rural
O que é um solo fértil?
Torne o controle de estoque de sua fazenda mais eficiente | MyFarm - Software de Gestão Agrícola - Grupo Siagri entre em contato conosco pelo WhatsApp