controle inteligente

Share

Controle inteligente: saiba quais são as tendências para o agronegócio

Quer saber mais sobre o MyFarm?

Entre em contato e agende uma demonstração com nossos consultores!

Solicitar Teste Grátis

O controle inteligente é um dos recursos tecnológicos presentes no agronegócio e este setor é muito importante para a economia do país. Se puder contar com ferramentas modernas, consegue trazer ainda mais benefícios.

De modo geral, a tecnologia evoluiu muito em negócios dos mais variados setores e isso se deve à popularização da internet e o acesso facilitado a dispositivos e recursos digitais.

Atualmente, qualquer pessoa pode ter acesso a uma grande quantidade de produtos e serviços variados, sem falar na facilidade para pesquisar preços, encontrar um bom atendimento e soluções personalizadas para suas necessidades.

Até mesmo a divulgação de produtos e serviços se modernizou, por meio das estratégias de marketing digital. A presença da tecnologia deixou de ser uma tendência para se tornar uma necessidade.

O agronegócio também se modernizou e hoje conta com recursos que facilitam os processos do cultivo, os cuidados com as plantações, entre outras facilidades que trazem mais qualidade para os produtos e facilidades para o dia a dia.

Este artigo vai mostrar como ocorreu a evolução tecnológica no agronegócio, a importância da tecnologia para o setor e quais são as principais tendências atualmente.

Evolução tecnológica no agronegócio

O agronegócio é um setor que conseguiu superar crises que muitos outros setores enfrentaram em 2020 e isso se deve a diversos fatores, mas, principalmente, às facilidades trazidas pela tecnologia.

Ao contrário do que algumas pessoas pensam, o agronegócio não ficou parado no tempo e várias ferramentas surgiram para facilitar o trabalho de milhões de pessoas que atuam na área.

Assim como uma empresa de alarme monitorado, o agronegócio passou a trabalhar com recursos que tomou conta dos postos de trabalho, a exemplo dos softwares que trouxeram mais sofisticação, aperfeiçoaram e organizaram as tarefas e serviços.

São recursos que trazem muitas vantagens para os profissionais e empresas da área, dentre as quais se destacam:

  • Fácil controle do fluxo de caixa;
  • Otimização de relatórios;
  • Melhora na comunicação com a equipe;
  • Melhora na comunicação com clientes.

Existem até mesmo equipamentos que monitoram as condições meteorológicas e do solo, armazenam grãos, além de drone que capturam imagens da lavoura para identificar a incidência de pragas ou deficiência hídrica.

São inúmeros recursos que trazem mais eficiência para o trabalho no campo e se continuar evoluindo dessa forma, novas ferramentas que otimizam o trabalho vão surgir, permitindo que o agronegócio avance nos próximos anos.

O setor consegue se fortalecer e terá mais facilidade para enfrentar possíveis crises, mais do que isso, ele serve de inspiração para outros segmentos da economia que são mais receosos no que diz respeito à inovação.

Importância da tecnologia para o agronegócio

A tecnologia está presente em todos os setores, como no caso de umaempresa de caçamba de entulho. Também não é novidade que ela é muito importante para a produção agrícola.

Hoje em dia, é considerada como um instrumento fundamental para uma produção eficiente em diversas etapas, como:

  • Estufas;
  • Plásticos;
  • Irrigação;
  • Substratos;
  • Pesticidas;
  • Tratores;
  • Máquinas;
  • Colheitadeiras.

No entanto, durante muito tempo, a tecnologia e a agricultura eram dois conceitos que pareciam impossíveis de combinar, mas tudo mudou, tendo em vista que ambos fazem parte da transformação e otimização de processos.

Isso acabou aumentando a produtividade rural, algo fundamental para acompanhar as transformações do mundo que acontecem em alta velocidade.

Isso se deve à capacidade de gerar conhecimento por meio das instituições de pesquisa, além da mobilidade e conectividade no cotidiano.

As plantações modernas e as operações agrícolas são rotinas diferentes quando comparadas com o que acontecia décadas atrás. A agricultura tecnológica beneficia os trabalhadores do campo por implementar processos inteligentes.

Eles são automatizados, exigem menos esforços e são capazes de empregar os insumos agrícolas de maneira mais econômica e racional.

Assim como um fabricante de rastreador portátil de longa duração pode usar recursos diferentes para cada etapa de seus processos, também existem tecnologias específicas para cada momento do agronegócio.

O agricultor pode usar recursos para melhoramento genético na produção de sementes e softwares que facilitam a comunicação com os consumidores.

Uma das ferramentas tecnológicas que foram incorporadas na produção de alimentos foi o GPS, também é muito comum encontrar o uso de aplicativos que monitoram as plantações remotamente, por meio de dispositivos.

Uma das últimas novidades no setor foi a introdução de drones, um aparelho que melhora a produção e o uso de insumos, reduz impactos negativos no meio ambiente e torna a lavoura mais produtiva.

Ele também facilita a comunicação entre o produtor e outros envolvidos no processo, como agrônomos, administradores e operadores, por meio de ferramentas de internet e celular.

Reduz os custos de certos serviços, diminui os riscos de perdas durante eventos climáticos, desastres naturais e pragas e ainda aumenta a renda do produtor.

Todos os setores, como no caso de uma autoescola especializada em habilitação para dirigir micro ônibus, devem acompanhar as tendências tecnológicas para o futuro e o agronegócio também possui muitas tendências.

Tendências tecnológicas para o agronegócio

A tecnologia é de grande oferta em diversos mercados produtivos, mas no agronegócio ela tem uma presença mais incisiva. A todo momento surgem novidades que antes eram impensáveis.

Desenvolvê-las tem como propósito facilitar a gestão, reduzir o tempo e o custo de produção, além de aumentar a sustentabilidade e a produtividade.

Hoje em dia, existem inúmeras possibilidades que facilitam o dia a dia do produtor e esse profissional deixa de ser alguém que cuida da terra para se transformar em um empreendedor. Nesse contexto, algumas das principais tendências são:

Uso de sensores

Os sensores são aparelhos que ajudam a detectar, registrar e ler informações relacionadas ao solo, plantação, clima, desempenho do maquinário, entre outros que possam ser interpretados rapidamente pelos computadores e pessoas.

Assim como uma autoescola de CNH moto e carro pode usar um simulador para as aulas práticas dos alunos, o agronegócio usa os sensores que armazenam referências nos computadores para que sejam analisadas posteriormente pelo produtor.

Tudo isso otimiza os recursos e traz mais precisão para a produção agropecuária. Lembrando que existem diversos tipos de sensores, como no caso dos pluviômetros que medem o volume da chuva para análises das condições climáticas e medição de umidade.

Marketplace

Acompanhando o crescimento dos aplicativos, outra tendência para o agronegócio é o marketplace, um espaço para comércio virtual que conecta compradores e vendedores.

Existem sites e programas que oferecem meios seguros e confiáveis para que os produtores possam fazer as transações de maquinários, produtos, insumos e matéria-prima.

Agricultura vertical

Na agricultura vertical, assim como o próprio nome sugere, o cultivo acontece verticalmente e não em formato horizontal, como é muito comum no campo.

Uma companhia de serviço de usinagem pesada tem mais facilidade para escolher como realizar suas tarefas do dia a dia, por conta da tecnologia, e o agronegócio tem a mesma liberdade.

A agricultura vertical é uma alternativa para os grandes centros que não possuem área suficiente para a plantação ou até mesmo para as cidades que precisam produzir mais para alimentar a população.

Maquinários autônomos

Muitos produtores já utilizam os maquinários autônomos que são controlados de maneira totalmente remota e nem mesmo precisam de motoristas que conduzem o equipamento.

Até mesmo na medicina já existe o acompanhamento de pacientes remotamente, algo que é usado até mesmo por um centro veterinário próximo a mim.

No caso do agronegócio, o monitoramento dos equipamentos autônomos acontece por meio de aplicativos e muitas máquinas possuem softwares de agricultura de precisão.

Eles fazem o controle inteligente do cultivo, considerando as necessidades da plantação em todas as partes da propriedade.

Internet das coisas

As soluções do meio rural estão cada vez mais conectadas e isso remete à internet das coisas, uma tecnologia que reúne as informações de tudo o que acontece em determinado momento, permitindo que o agricultor tome as providências necessárias.

A evolução é tanta que existe a possibilidade de o próprio maquinário tomar decisões, sem que para isso seja necessário receber um comando humano.

Inteligência artificial

A inteligência artificial está presente em diversos fatores, como no caso de um fabricante de lacre de segurança personalizado.

Embora se veja muito pouco dessa tecnologia no agronegócio, existem projetos para utilizá-la no plantio, irrigação, aplicação de fertilizantes, identificação e remoção de ervas daninhas e até mesmo para alimentar os animais.

Considerações finais

A tecnologia é um recurso importante para diferentes setores e não poderia ser diferente no agronegócio, uma das áreas que mais se modernizam e crescem no mundo.

O trabalho no campo ficou muito mais inteligente, dinâmico e moderno com os recursos existentes hoje, facilitando o dia a dia do produtor e levando alimentos de qualidade para os consumidores.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


Publicado por:
Somos o software de gestão agrícola que vai revolucionar a forma como você administra a sua fazenda.
Share