prejuízos na lavoura

Share

Confira 4 erros que causam prejuízos no dia a dia da lavoura

Quer saber mais sobre o MyFarm?

Entre em contato e agende uma demonstração com nossos consultores!

Solicitar Teste Grátis

O aumento da demanda da agricultura é crescente e com tendência a um crescimento ainda maior. Isso tem um lado positivo e negativo. Você sabia?

Sim, também há um lado negativo. A sua necessidade de aumentar a taxa de rentabilidade e lucros da sua propriedade rural faz com que alguns processos passem despercebidos ou até mesmo malfeitos, pois o tempo é curto para a quantidade de plantações que você precisa gerir.

Isso fica ainda mais preocupante quando se observa que grande parte dos negócios rurais brasileiros são de pequenas e médias lavouras. O prejuízo que um manejo errado pode ter para essas fazendas são ainda maiores.

Mas, os erros mais praticados são facilmente contornáveis e por isso, podem ter os seus danos reduzidos quando identificados.

Então, leia o artigo até o final para saber identificar quais são os principais erros que podem estar acontecendo em seu processo de produção.

Erros do produtor rural: Conheça as condutas que podem te causar prejuízos

Quando você conhece onde está o erro que te impede de desenvolver fica muito mais fácil de contornar os danos e avançar da forma como deveria. O erro pode estar no seu manejo ou na sua conduta de ação.

ads

Para te ajudar a entender mais sobre esses erros, vamos te contar quais são as condutas mais prejudiciais a sua propriedade rural para que você possa evitar a sua execução ou até mesmo parar, caso identifique na sua lavoura.

Escolha de produtos que são atendem a necessidade da sua plantação

Antes do uso de qualquer produto químico ou biológico é essencial fazer uma análise do solo para que não seja aplicado o produto errado.

Manejo inadequado

Cuidado para que o seu manejo não cause a compactação do solo, para que isso não ocorra preste atenção nos maquinários que serão usados.

Não execução do monitoramento necessário

O monitoramento constante é o responsável por conter possíveis pragas e doenças que possam aparecer em sua plantação.

Pouco ou nenhum investimento em tecnologia

A tecnologia é a responsável por agilizar e trazer mais eficiência a produção rural. A sua falta pode ocasionar uma perda competitiva enorme.

Falta da construção de um planejamento adequado

É preciso planejar cada etapa do seu processo produtivo para ter um controle cada vez maior da capacidade competitiva da sua propriedade rural.

Não dar a devida importância do seu estoque de insumos

A compra e estoque de insumos para a execução da sua lavoura deve ser planejado para que a sua safra inteira não seja perdida. É preciso também ficar atento a sua data de validade para que não perca do período de uso de determinado produto.

Pequenas ações que são consideradas inofensivas podem estar causando danos a sua capacidade produtiva sem você perceber. Inclusive na manutenção da saúde do solo da sua propriedade rural.

Por isso, é preciso que você entenda quais são as ações que podem te ajudar na conservação do solo da sua lavoura.

>>> DOWNLOAD GRATUITO: PLANILHA PARA GESTÃO DE INSUMOS AGRÍCOLAS <<<

Saiba as principais técnicas para a conservação do solo da sua propriedade rural

O solo é o responsável por trazer os nutrientes necessários à sua safra e precisa ser tratado com cuidado e manejo correto para que não ocorra a sua compactação.

Você sabe quais são as ações que podem ajudar na sua conservação?

Se sabe, maravilha. Se não sabe, vamos te contar agora. Não deixe de ler!

Rotação de cultura: tem por foco reduzir o desgaste do solo através da troca de cultivos a cada safra.

Adubação verde: é caracterizada pela incorporação de plantas leguminosas no plantio da sua propriedade rural, pois ajuda na formação de matéria orgânica natural.

Calagem: é a aplicação de calcário no solo no momento do preparo para o plantio. O seu foco é aumentar a presença de calcário e magnésio no solo.

Cobertura do solo: tem a capacidade de prevenir a erosão e a lixiviação do solo através da manutenção da estrutura física do solo.

Plantio direto: o seu foco é reduzir o impacto negativo da agricultura e dos equipamentos agrícolas no solo da sua propriedade rural.

Cultivo em curvas de nível: essa técnica é conhecida pela plantação em diferentes linhas que possuem diferentes altitudes. Essas diversas altitudes irão depender do solo.

Esses são alguns dos vários manejos que você pode utilizar em sua propriedade rural para garantir a saúde do seu solo e consequentemente a sua fertilidade.

A implementação de medidas para garantir a saúde do solo é primordial para que você consiga manter e aumentar a rentabilidade da sua plantação.

Mas, não é o suficiente!

É preciso que você saiba quais são os principais erros no plantio e como pode evitá-los.

Vamos lá!

Erros no plantio: Saiba quais são e como evitar que eles ocorram em sua lavoura

Quando você entende o que não pode acontecer em seu processo de plantio, a sua rentabilidade aumenta consideravelmente.

A maioria dos erros que ocorrem no plantio está relacionado à saúde do solo. Você sabia?

E são prejuízos que interferem diretamente na qualidade de seus produtos, por isso vamos elencar os principais manejos que você precisa ficar atento.

  • O uso de produtos que não são os necessários ao seu solo;
  • Uso excessivo de fertilizantes e produtos químicos;
  • Compactação do solo devido ao uso de equipamentos inadequados;
  • A plantação de monocultura na sua propriedade rural.

Você já percebeu se um desses manejos acontecem em sua plantação?

É uma ótima notícia se não acontece. Mas, se já percebeu algum deles em sua propriedade rural é o momento certo para mudar.

Para te ajudar, preparamos algumas dicas de bons manejos que podem ajudar na rentabilidade da sua lavoura.

Continue lendo o artigo para saber.

Entenda como ter um bom manejo pode ajudar no aumento da rentabilidade da sua lavoura

Ações consideradas irrelevantes podem ser a diferença entre uma boa safra e uma safra mediana.

Sabendo disso, preparamos algumas dicas que podem ajudar na otimização do seu processo de plantio. Anote se achar necessário.

1. Tenha precisão na aplicação de fertilizantes na sua plantação;

2. Faça o controle correto das queimadas que possam surgir;

3. Mantenha o equilíbrio no processo de irrigação na sua propriedade rural;

4. Use os equipamentos adequados para o seu tipo de solo e de plantio;

5. Implemente o terraceamento quando possível.

Essas ações não têm influência somente na sua rentabilidade. Ajuda também a melhorarmos a sustentabilidade da nossa agricultura – uma preocupação constante tanto para o governo quanto para os negócios rurais.

Conclusão

O crescimento populacional e a crescente exigência por produtos de qualidade têm pressionado os negócios rurais por plantações com maior qualidade e quantidade de grãos.

Essa pressão pode levar a alguns erros de manejo no momento do processo produtivo. Erros que são considerados inofensivos podem ter um impacto negativo no momento da colheita da safra.

Para que a sua rentabilidade não seja afetada é necessário que você preste atenção em todas as fases do seu processo de cultivo, inclusive no armazenamento para a venda.

Alguns erros que devem ser evitados são: Uso excessivo de fertilizantes, compactação do solo e monocultura.

Caso tenha acontecido alguns danos na sua propriedade, lembre-se que é possível fazer a recuperação do seu solo.

Você já percebeu algum manejo inadequado em sua produção?


Publicado por:
Somos o software de gestão agrícola que vai revolucionar a forma como você administra a sua fazenda.
Share