Gestão Agrícola: aprenda a ter mais lucro para a sua fazenda

A gestão agrícola pode representar um grande desafio para o produtor rural, sobretudo, quando ele não tem planejamento e visão estratégica do próprio negócio.

No entanto, a automatização desse processo surge como uma alternativa viável para simplificar o gerenciamento rural e proporcionar melhores resultados para a fazenda.

Se você é produtor rural e deseja dar o primeiro passo na gestão da sua propriedade rural, é com você mesmo que eu quero falar.

Me acompanhe até o final e tenha acesso a informações precisas de como simplificar a sua gestão agrícola.

O que é gestão agrícola?

A gestão agrícola é tudo aquilo que envolve o gerenciamento da produção da propriedade rural como planejamento orçamentário, análise de custos e receitas, análise de fluxo de caixa, controle de estoque, manutenção de máquinas e implementos, entre outros.

Quais os benefícios ela pode proporcionar para a sua fazenda?

A gestão agrícola é fundamental para produtores rurais que desejam ter mais controle sobre as operações da fazenda. Entre os diversos benefícios que ela pode oferecer, estão:

Principais desafios da gestão agrícola

Como em qualquer negócio, a gestão de uma fazenda também tem os seus desafios. Veja a seguir alguns deles.

Aumento da produtividade

Embora gere bons resultados para a fazenda, o aumento da produtividade requer um gerenciamento claro e eficaz. Logo, ele está diretamente ligado à gestão de insumos, pesticidas e adubos, que representam uma parte fundamental no crescimento da lavoura.

Estoque e armazenamento

Armazenar e administrar o estoque pode ser um grande desafio para o produtor rural. Afinal, é preciso definir um cronograma de demandas, ter controle total sobre os pedidos e a quantidade de recursos disponíveis no estoque.

Até porque não basta só produzir e vender. O produtor precisa ter acesso a relatórios de dados de produção para gerir o negócio de forma segura e eficiente para gerar resultados.

Compras e gestão financeira

Uma das principais dificuldades com a qual o produtor rural se depara ao administrar a fazenda é a gestão financeira, visto que, ela envolve diversos aspectos como o pagamento de contas de consumo, impostos, faturas e outras despesas.

Além disso, é preciso lidar com a compra de materiais como ferramentas, agrotóxicos, fertilizantes entre outros. Isso tudo exige um controle preciso para não acarretar falhas e futuros prejuízos para propriedade rural.

Melhor eficiência

Gerenciar tudo o que foi citado nos tópicos anteriores requer agilidade, e quando o processo não é automatizado há uma demanda significativa de tempo. Sem contar que pode ocorrer falhas por conta da duplicidade de informações, perda de dados, entre outros.

Mas, por onde começar?

Optar por implementar uma gestão agrícola é um grande passo para qualquer produtor rural.

Por isso, é importante se atentar para alguns pontos importantes:

Planejamento Financeiro

Antes de qualquer coisa, é necessário elaborar um planejamento financeiro. Isso significa que tudo o que for implementado na fazenda deve estar planejado, seja o início da produção, experimento de uma nova cultura ou a compra de implementos agrícolas.

Além disso, é necessário estar atento aos prazos de pagamentos, custos de investimentos e o orçamento para cada necessidade do negócio. E mais, ter um fluxo de caixa e controle de estoque para evitar surpresas desagradáveis.

Medição constante

Após definir o planejamento financeiro, utilize relatórios atualizados com os gastos e números totais da fazenda. Dessa forma, será possível estruturar ações focadas em resultados, reduzir gastos desnecessários e otimizar a lucratividade.

Monitorar cada passo da produção

Também vale considerar o monitoramento de cada passo dado durante a produção, ou seja, as decisões iniciais e as previstas para curto e longo prazo.

Isso inclui o acompanhamento das colheitas, custo agrícola por fazenda, talhão, produtividade por variedade, fechamento de produção e análise da produção estimada x realizada.

Utilize um Software de gestão

Como você pôde ver, lidar com todos esse processo poder ser bem trabalhoso. Por isso, o ideal é buscar uma solução tecnológica que te auxilie na gestão agrícola.

Muitas delas oferecem serviços integrados como a gestão financeira, estoque, armazenamento, produção, máquinas, colheitas e obrigações fiscais.

No geral, um software de gestão agrícola vai simplificar o gerenciamento da sua fazenda e contribuir para o aumento de resultados na produção rural.

Por que automatizar a sua gestão agrícola?

A automatização da gestão agrícola vai simplificar os processos operacionais da fazenda, gerando mais resultados e segurança para a tomada de decisões.

Além disso, vai promover a redução de erros e garantir mais eficiência na gestão rural. Com isso, você terá:

MyFarm – Software de Gestão Agrícola

O MyFarm é um software de gestão agrícola desenvolvido para facilitar a gestão de propriedades rurais e garantir mais lucro e rentabilidade para o seu negócio.

Entre as funcionalidades do sistema estão:

Atividades: realiza o planejamento da safra, indicando os custos diretos e indiretos e mostrando em tempo real o que está acontecendo na sua fazenda.

Maquinários: promove a manutenção preventiva e controla os custos fixos e variáveis das suas máquinas.

Financeiro: controla o pagamento e recebimento de contas e disponibiliza a emissão do Livro Caixa Digital, MDF- e notas fiscais eletrônicas.

Suprimentos: administra a gestão do estoque, indicando a quantidade de produtos armazenados e a necessidade de reposição.

Produção: informa qual é a média do preço da sua soja e qual variedade e talhão são mais produtivos.

Resultados: apresenta a margem de lucro de cada cultura e o detalhamento de suas receitas e custos.

Para saber mais informações, fazer um teste grátis ou até mesmo solicitar uma demonstração, clique aqui!

Conclusão

A gestão agrícola é um passo importante para todo produtor rural, pois é a partir dela que ele terá uma visão ampla sobre o seu negócio e poderá tomar decisões assertivas.

Como podemos ver, gerir uma fazenda tem seus desafios. No entanto, para facilitar o processo, temos como solução os softwares de gestão agrícola, que trabalham no gerenciamento completo das propriedades rurais.

O MyFarm é a opção ideal para quem deseja organizar e simplificar os dados e processos operacionais da sua fazenda para garantir mais lucro, rentabilidade e decisões assertivas. Para saber mais, clique aqui!

Gostou do nosso artigo? Quer continuar aprendendo sobre software de gestão agrícola? Então leia Como escolher o melhor software de gestão agrícola.

Quer saber mais sobre o MyFarm?

Entre em contato e agende uma demonstração com nossos consultores!

Solicitar demonstração

Veja também

O que é Agricultura 4.0 e como ela impacta a gestão agrícola?
Crédito Rural: o que é e quem tem direito a ele
Do plantio à colheita das culturas: a importância de ficar atento aos prazos
Gestão Agrícola: Aprenda a ter mais lucro para sua fazenda entre em contato conosco pelo WhatsApp