Como funciona a Gestão de Custos de Maquinário

Como produtor rural, você deve saber que um dos grandes desafios em uma gestão agrícola é o controle dos custos fixos e variáveis envolvidos na utilização de maquinário, certo?

Trata-se da gestão de custos de maquinário, que está relacionada com diversos fatores como os gastos com combustível, manutenção e abrigo, além da gestão de insumos envolvidos nesses processos.  

Então, para que você entenda melhor, a seguir eu vou explicar com detalhes todos os elementos relativos à gestão de custos de maquinário, divido entre os custos fixos e variáveis.  

Custos Fixos

O cálculo de custos operacionais com maquinário envolvem os custos fixos, custos variáveis e custos totais dados em reais por hora máquina. Contudo, para formar os custos fixos normalmente os realizamos através de:  

Depreciação

A depreciação é a desvalorização do maquinário, seja devido o desgaste pelo uso, obsolescência ou desgaste natural. Desta forma, ela deve incidir no valor da máquina considerando a sua vida útil. 

Assim, quando você calcula o valor da sua hora máquina precisa inserir a depreciação, já que ela representa uma parte expressiva da sua capacidade de calcular uma máquina nova.

Como calcular a Depreciação, Valor inicial subtraído pelo valor da sucata, e dividido pela vida útil.

Dessa forma, caso haja alteração do valor da sucata, em virtude de eventuais manutenções que o maquinário venha a sofrer, será necessário modificar a valoração final.

Juros sobre o Capital

De modo geral, é importante considerar uma taxa de juros sobre o capital, e a justificativa é simples:

Se você fosse comprar a mesma máquina daqui a 10 anos, ela não custaria o mesmo valor. Ao contrário disso, os custos inerentes ao produto, sofreriam alterações devido a evolução tecnológica e a inflação.

Assim, a sistemática de juros ajuda a cobrir essa diferença. Da mesma forma, se o capital investido na produção for menor que o rendimento no mercado financeiro.

Igualmente será preciso reavaliar suas estratégias, pensando desde fatores da produção até a possibilidade do arrendamento ou venda do patrimônio.

Calculo do Juros sobre o capital, preço de Aquisição somado com a taxa de juros multiplicada pelo preço de aquisição dividido por dois;

Abrigo

É claro que para garantir maior vida útil ao seu maquinário, o produtor precisa investir na construção de abrigos a fim de garantir uma menor taxa de depreciação.

No entanto, o cálculo do valor do abrigo da máquina irá depender do investimento realizado no imóvel a ser calculado por ano.

Seguro da Máquina

O seguro é uma garantia para proteger o equipamento de acidentes e imprevistos. Além disso, representa a proteção do patrimônio caso ocorra um sinistro antes do período normal de depreciação.  

Dessa forma, é importante lembrar que, ao contratar a cobertura de um seguro, com o equipamento em plena operação, você garante o plantio e o sucesso da colheita. Contudo, o cálculo irá depender do que ficou acertado na corretora.

Custos Variáveis

Os custos variáveis na gestão de custo de maquinário estão relacionados diretamente com o número de horas trabalhados, dentre estes custos estão: 

Combustíveis

Os gastos com combustíveis podem ser realizados de forma estimada, levando em consideração a potência do maquinário. Nesse sentido, tratores com potência acima de 200 hp têm estimativa de consumo por litros/hora sendo dado ao multiplicar 0,164 pela potência máxima em CV. 

Todavia, existem outros métodos que consideram também o tipo de pneu, da lastragem e da velocidade de trabalho.

No entanto, o ideal é realizar a coleta dos dados do horímetro ou hodômetro do veículo e calcular a média pela quantidade de litros abastecida. 

Lubrificantes

Da mesma forma que ocorre com os combustíveis, existem valores de referência para realizar estimativas em relação ao uso dos lubrificantes. Porém, ao utilizar valores estimados, você nunca irá saber exatamente o quanto estes custos realmente impactam na produção.

Valores de referência para calcular o uso de lubrificantes, e uso de graxa.

Manutenção

Os custos com manutenção envolvem a manutenção preventiva e corretiva, além das peças utilizadas para realização do serviço.

A manutenção preventiva pode ser programada conforme as especificações do fabricante. Nesse caso, o orçamento poderá ser feito com antecedência para posteriormente ajustar a realidade ocorrida.

Mão de Obra

Os custos com mão de obra incluem o salário com operador, os encargos sociais e as gratificações. Dessa forma, será necessário encontrar o valor do custo de mão de obra por hora.

Como calcular o valor da mão de obra por hora.

Depois de calculados todos os custos fixos e variáveis do maquinário, é possível chegar a um valor do custo da hora máquina, através da soma de todos os custos e considerando o total de horas que a máquina trabalha durante o ano. 

Com base nesse parâmetro, você passa a ter a consciência de como esses custos impactam diretamente na receita e começa a buscar formas inteligentes de minimizar gastos.

A importância de um sistema para gestão de custos de maquinário

A utilização de um sistema para a gestão de custo de maquinário vai ajudar você a entender como são realizados os gastos financeiros com o processo produtivo. Com essas informações, será possível buscar insumos mais baratos.

Além disso, você tem a sua disposição relatórios que indicam pontos de melhorias e cortes com despesas desnecessárias.

O Myfarm é um software prático e rápido, que te ajuda a controlar o plano de manutenção preventiva de sua máquina, gerando alertas de manutenção, além de fornecer o custo de cada máquina de sua fazenda.

Caso queira conhecê-lo, faça um teste grátis ou solicite uma demonstração hoje mesmo.

Até mais!


Foto Dony
Dony Mercollys Gomes
Rep. MyFarm
Linkedin

Quer saber mais sobre o MyFarm?

Entre em contato e agende uma demonstração com nossos consultores!

Solicitar demonstração

Veja também

Agricultura de precisão: saiba o que é e como utilizar
Implementos agrícolas: o que são e a sua importância
Planejamento rural: aumente a produtividade e o lucro da sua fazenda
Gestão de Custos de Maquinário Agrícola | MyFarm - Software de Gestão Agrícola - Grupo Siagri entre em contato conosco pelo WhatsApp