Gestão de talhões: saiba como fazer tudo no MyFarm

Você tem realizado a gestão dos seus talhões? O MyFarm pode te ajudar!

Certamente você chegou até este artigo porque já utiliza o MyFarm ou deseja conhecer as funcionalidades do software, certo?

Sabe a importância que é realizar a gestão dos talhões e quer conferir como o nosso sistema pode te ajudar com essa tarefa, não é mesmo?

A boa notícia é que nós elaboramos este conteúdo especialmente para te auxiliar nessa tarefa. Desse modo, você verá como é simples operar o sistema e administrar com eficiência cada área de cultivo da sua fazenda.

Neste artigo você vai acompanhar o passo a passo de como realizar a sua gestão de talhões.

Vamos lá?

Antes de tudo, é importante lembrar que se você já é usuário, basta abrir o software e acompanhar as explicações.

No entanto, se ainda não adquiriu o MyFarm, não tem problema. Você pode realizar seu cadastro no nosso site para fazer um teste gratuito de 7 dias.

Bom, primeiro eu preciso te apresentar a funcionalidade responsável por disponibilizar os resultados referentes a cada talhão da sua propriedade.

Histórico dos talhões

Para acessar essa função vá em “Atividades Agrícolas”, na aba “Histórico de Talhões”. Aqui você vai conferir o resumo completo de todas as informações referentes aos talhões.

Logo, todos os dados estarão sintetizados a fim de mostrar os resultados obtidos por cada talhão. Assim, você poderá fazer uma análise precisa com base em informações como:

Ao clicar em cada talhão (já registrado) você verá um resumo sobre o que foi plantado, quantidade de chuva e número de hectares.

gestão de talhões - histórico - myfarm

Ciclo da cultura - Produção, produtividade, receita média, plantio e colheita

gestão de talhões - ciclo da cultura - myfarm

Produção: representa a quantidade do que foi produzido na safra.

Produtividade: consiste da quantidade de produção dividida pelo número de hectares.

Receita média: é o cálculo do valor de produção total x a média de comercialização (por quanto você vendeu).

Plantio e colheita: datas de início e fim de Plantio e Colheita acompanhadas do seu percentual de execução.

Comparativo de produtividade

gestão de talhões - tabela de produtividade - MyFarm

Esta tabela mostra um comparativo de produtividade das variedades plantadas em cada talhão. Para isso, faz comparações entre a produtividade do talhão, fazenda e cultura.

Custos com produtos

gestão de talhões - Custos - Myfarm

Aqui está concentrado os dados referentes aos custos com fertilizantes, defensivos e sementes. Tudo de forma bem detalhada, especificando o nome de cada produto, a quantidade por hectare, quantidade total, valor unitário e valor total.

Para conferir todas essas especificações, basta clicar em cada item.

Quantidade de horas trabalhadas em cada atividade

gestão de talhões - Horas trabalhadas - Myfarm

Por último, temos o detalhamento das horas trabalhadas em cada atividade, isto é, preparo do solo, plantio, colheita e manejo.

Mas de onde vêm essas informações?

Esses resultados são baseados em todos os dados registrados no sistema. Assim, eles são anotados desde o início da safra, com especificações sobre todas as atividades desenvolvidas em cada talhão.

1º passo - Definição das culturas

Definição de cultura - Gestão de talhões MyFarm

Antes de tudo, já no início da safra, você deve realizar o planejamento da sua safra definindo as culturas que vai plantar e em quais talhões vai plantar. Cada uma das culturas, com suas respectivas variedades.

Para isso, você vai selecionar a opção “Atividades Agrícolas” e clicar na aba “Planejamento”, localizada na parte superior do software, e realizar as três primeiras etapas do planejamento.

Esses passos são importantes porque, por meio deles, você tem acesso aos resultados de produção, produtividade, custos e rentabilidade de cada talhão.

2º passo – Registro dos indicadores climáticos

Clima - Gestão de talhões Myfarm

Para que você ter a informação de quando choveu em cada talhão e na fazenda é preciso inicialmente cadastrar os seus pulviometros. Para fazer isso você deve acessar a aba “Clima” e registrar os pulviometros, ou seja, os postos de coletas, onde a chuva será captada. Em seguida, vinculá-los aos talhões.

Após este cadastro inicial será preciso registrar os dados pluviométricos diários, que pode ser realizado de forma off-line em nosso aplicativo, que pode ser baixado em qualquer smartphone.

3º Passo - Controle de colheita

Controle de colheita - Gestão de talhões MyFarm

Para obtermos os dados de produção e produtividade de cada talhão, é necessário registrar em “Produção” na aba “Colheita” a pesagem dos grãos, especificando a quantidade de quilos e sacas que foram colhidos em cada um dos talhões.

4º Passo - Execução

Execução - Gestão de talhões Myfarm

Por fim, na aba “Execução”, em “Atividades Agrícolas”, você vai registrar as atividades como preparo do solo, plantio, manejo e colheita, que foram executadas em cada um dos talhões, com detalhamento data de início, bem como, os insumos, maquinários e horas trabalhadas. (Estas informações também podem ser lançadas em nosso aplicativo para smartphone de forma off-line)

Com isto você terá todos os custos de insumos de cada um dos talhões bem como o total de horas trabalhadas em cada uma das atividades.

É isso! Agora para que você aprenda na prática, preparamos um vídeo, ensinando a aplicar tudo o que foi falado neste artigo. Acompanhe com atenção e comece hoje mesmo a realizar a gestão dos seus talhões.

Até a próxima!

Quer saber mais sobre o MyFarm?

Entre em contato e agende uma demonstração com nossos consultores!

Solicitar demonstração

Veja também

Plantação de soja: faça um manejo eficiente da sua lavoura
3 dicas para melhorar a gestão rural
O que é um solo fértil?
Gestão de talhões: saiba como fazer tudo no MyFarm entre em contato conosco pelo WhatsApp