O que é a gestão do agronegócio?

Gerenciar as contas de casa já é uma tarefa complicada, que requer tempo e atenção.

Com a fazenda é ainda mais complicado, pois é uma empresa rural que como tal tem várias entradas e saídas de dinheiro.

Tem a parte de produção que engloba uma série de fatores como máquinas, implementos, peças e entre outras coisas.

Além de gerir pessoas, que necessitam de treinamentos e aperfeiçoamento para desenvolver suas habilidades e exercer com melhor aproveitamento suas funções.

A gestão do agronegócio abrange, portanto, todas as atividades dentro e fora da porteira, que têm relação com a sua produção.

Para te explicar e mostrar o que é uma gestão agrícola, os fatores que a compõem e o que pode te auxiliar neste processo, confira este artigo!

Gestão do agronegócio o que é?

Gestão é o ato de administrar, assim, gestão do agronegócio nada mais é do que a administração da fazenda.

O que você precisa entender, que administrar não é apenas fazer suas funções de comprar, semear, cuidar, colher e vender, a administração engloba todos os processos de gestão financeira, operacional e de pessoas.

Um bom gestor sabe alocar os recursos onde é necessário, onde está o maior gasto e como fazer para que ocorra redução destas despesas, aproveitando o máximo os recursos disponíveis.

Realizar todas estas tarefas de modo correto não é simples e não é fácil, por isso muitas fazendas tem contratado consultor que auxilia na implementação de uma boa gestão.

Gerando resultados positivos, com maior lucratividade do negócio e de modo sustentável, e o principal, ensinando o produtor a manter a gestão que ele, consultor e você, produtor, realizaram em parceria.

E na gestão, aprender a liderar uma equipe, ensinando, motivando e verificando os resultados é necessário.

Você produtor tem que ver sua fazenda não como apenas um campo de produção, mas sim como uma empresa.

Desse modo, tem que realizar a gestão empresarial do seu agronegócio de modo que te traga lucros e facilidade.

Para tal gestão, aprender a ser um bom admirador do seu negócio consiste em conhecer toda a parte financeira, operacional e de equipe, para que saiba alocar as pessoas, equipamentos e locais de modo adequado.

Incentivando cada um na área que melhor desempenho a pessoa terá.

gestão do agronegócio - funções do administrador
Principais funções do administrador.
Fonte: Admfacil

Fatores que compõem a gestão

Saber a produzir é uma prática rotineira nas empresas rurais, saber o que semear, quando semear e como semear já é ato comum diariamente.

E com a gestão é a mesma coisa, planejar, organizar, colocar em prática e realizar mudanças é a sequência realizada por toda nova atividade.

Então, para ficar mais simples de compreender, vamos separar alguns fatores que compõem a gestão agrícola e comentar rapidamente sobre eles.

>>> MATERIAL GRATUITO: E-BOOK GUIA COMPLETO PARA GESTÃO AGRÍCOLA <<<

Financeira

Quando se trata de finanças, o comprar e vender faz parte, mas não é tudo a ser feito e analisado.

Gerir os custos dentro da empresa, necessita planejamento da financeiro do que será feito e onde os recursos disponíveis serão alocados.

Fazer pesquisa de preços e vendas de produtos, assim como verificar gastos com peças, com recursos humanos, com contas de energia, água, entre outros, são importantes na parte de gestão financeira.

Saber se você teve lucro, de quanto foi, se conseguiu pagar todas as contas, se inseriu todos os gastos citados acima nas planilhas.

Tudo isso tem que ser considerado para determinar a rentabilidade da sua empresa rural.

A facilidade de obter e enxergar estes dados te auxilia na tomada de decisão e verificação de onde estão ocorrendo mais gastos, e assim determinar o porquê e como fazer para reduzi-los.

Operacional

A parte operacional da gestão é todo processo responsável por produzir, englobando máquinas, equipamentos, locais que auxiliam na melhor execução da atividade realizada.

Diariamente ou semanalmente deve ser feito o planejamento operacional, que consiste em saber:

Estas e outras tomadas de decisões são realizadas na gestão operacional, que lida a curto prazo para obter os resultados esperados a longo e médio prazo.

Realizando um bom controle operacional você sempre saberá a necessidade de compra de sementes, adubos, produtos fitossanitários, peças, entre outros. Portanto, a parte operacional vai desde o planejar as atividades, passando pela logística e entrega do produto, verificando todos os pontos de entrave no decorrer da produção.

Gestão de pessoas

Dentre todos fatores da gestão, esta parte de gerir as pessoas pode ser a mais difícil.

Pois, além de gerir as pessoas, temos que aprender a nos gerir, verificar nossos pontos fortes e fracos, e se necessário, contratarmos ajuda para nos auxiliar nos processos de mudanças necessários.

A gestão de pessoas visa, portanto, alocar os recursos humanos da empresa agrícola, nos locais que de maior aproveitamento.

Ou seja, é possível alocar as pessoas nos locais que elas tenham maior chance de mostrar seu potencial, e assim, gerando melhor aproveitamento das operações.

Para isso, é necessário realizar uma boa seleção de pessoas, verificando suas habilidades e conhecimentos, realizar treinamentos, alocar a pessoa no local que apresentou destaque.

E sempre deixe um canal de comunicação aberto, observe e escolha um funcionário apto para gerenciar, que tenha boa comunicação com os demais e com você.

Faça sempre reuniões para saber as necessidades de trabalho dos seus funcionários, assim haverá maior engajamento de todos no processo.

gestão do agronegócio - gestão de pessoas
Processos de gestão de pessoas.
Fonte: Metadados

Como fazer uma boa gestão agrícola?

Como vimos, a gestão do agronegócio tem muitas ramificações, e acertar todos os ponteiros demanda tempo e de dados, e na maioria das vezes precisa do consultor para auxiliar.

Todos os fatores que compõem a gestão geram e fornecem dados, estes devem ser analisados para verificar os ganhos, onde estão os maiores gastos e o que fazer para manter a empresa mais lucrativa e sustentável. Por isso, a agricultura nos últimos anos vem mudando, se modernizando e tornando a agricultura digital.

As anotações realizadas nos livros de registros, em planilhas do Excel, muitas vezes acabam se perdendo, ou esquecendo de inserir dados.

Buscando facilitar o processo de análise e unificar todos os setores de trabalho dentro da produção agrícola, a tecnologia foi sendo inserida na gestão.

Assim chegou a agricultura 4.0, que é conjunto de tecnologias digitais que engloba o uso de softwares, sistemas e equipamentos, com a finalidade de otimizar a gestão.

Com uso de tecnologia, você tem os dados da fazenda dentro do seu celular, e em pouco tempo se tem todas as informações para gerenciar sua empresa.

Pensando em auxiliar você na gestão da sua propriedade, a MyFarm desenvolveu um software que tem função de organizar e simplificar os dados e processos operacionais da sua fazenda.

Desse modo, você consegue ter uma ideia geral dos negócios da sua propriedade, conseguindo tomar decisões mais assertivas, gerando mais lucro e rentabilidade.

gestão do agronegócio - software de gestão agrícola
Tela do MyFarm - Software de Gestão Agrícola.

Conclusão

Na gestão do agronegócio vimos que vários são os processos e fatores que temos que saber e gerenciar.

Vimos também que o planejamento financeiro, operacional e de pessoas é essencial para uma boa gestão.

Que a tecnologia visa auxiliar a gestão, com desenvolvimento de softwares, sistemas e equipamentos, voltados para a agricultura.

E o software MyFarm tem por objetivo te auxiliar na gestão empresarial do seu negócio agrícola, para aumentar a rentabilidade da sua fazenda.

Quer fazer um teste gratuito e ver as facilidades do software MyFarm clique aqui!

Até breve!

Quer saber mais sobre o MyFarm?

Entre em contato e agende uma demonstração com nossos consultores!

Solicitar Teste Grátis

Veja também

Grãos, sementes e cereais: qual a diferença?
Dicas para você se tornar bom administrador de fazenda
Métodos de amostragem de grãos e seus impactos na safra
O que é a gestão do agronegócio? Aprenda aqui! - MyFarm