Como uma boa gestão rural influencia a obtenção de crédito
Atualmente, quando o assunto é a obtenção de crédito rural, existem diversos fatores que podem influenciar as propostas de créditos e os juros de contratação. Um desses fatores é a gestão rural feita de forma eficiente, sobretudo do ponto de vista da administração dos recursos financeiros relacionados à produção.
Uma boa gestão rural pode ajudar não só a manter a saúde financeira do processo produtivo como ajuda a obter melhores ofertas de crédito rural. Além disso, atualmente o produtor conta com diferentes ferramentas que ajudam a fazer uma gestão mais eficiente do processo produtivo nas propriedades.
Por isso, no artigo a seguir, preparamos alguns insights que te ajudarão a entender a importância e a relação entre crédito e gestão rural.
Continue a leitura desse artigo para saber mais!
Gestão rural e obtenção de crédito
Conforme sabemos, existem diversas modalidades de crédito rural que um produtor pode buscar de acordo com o tipo de atividade e cultura produzida. Porém, esses não são os únicos fatores que influenciam as ofertas e obtenção de crédito rural para os produtores.
A má administração de prazos e o acúmulo de dívidas impacta diretamente nas opções e valores de crédito rural que são disponibilizados para o produtor. Em suma, um número maior de dívidas significa juros mais altos e crédito reduzido no mercado, uma vez que isso indica maior chance de inadimplência.
Consequentemente, esse fator gera insegurança aos credores do mercado, o que reduz as ofertas de crédito e pode dificultar a vida do produtor. Por isso, fazer uma gestão fiscal eficiente, sobretudo do ponto de vista financeiro, é essencial para que conquistar melhores ofertas de crédito rural.
Porém, construir uma gestão rural eficiente não é tão simples quanto criar um plano bem elaborado de gestão financeira e dos processos produtivos. Toda produção no setor agropecuário está ligada a um conjunto de riscos que estão fora do controle do produtor. Este é, por exemplo, o caso das mudanças climáticas e do aumento no preço de insumos.
Desse modo, a gestão rural exige cada vez mais modelos de administração mais inteligentes e alinhados com uma gestão de riscos igualmente eficaz. Felizmente, com a ajuda da tecnologia, o agronegócio 4.0 permite que esses produtores façam uma gestão rural eficiente e baseada em dados conclusivos.
Nesse sentido, os softwares de gestão rural tem ajudado produtores a fazer uma melhor gestão e obter melhores resultados nos ciclos produtivos. Mas como essas ferramentas ajudam de fato a gestão de propriedades rurais? É o que veremos a seguir.
5 Benefícios dos Softwares de Gestão Rural
Levando em conta a atenção em diversas frentes que a gestão rural exige, os processos e ferramentas adotados fazem toda a diferença na produção. Por isso, a tecnologia tem feito cada vez mais parte do cotidiano do produtor, gerando agilidade, escalabilidade e comodidade.
Uma dessas ferramentas são os softwares de gestão rural, que seguem como fortes aliados do produtor que deseja construir uma gestão mais eficiente. Muitos desses sistemas permitem o acompanhamento de diferentes etapas do processo produtivo e dos riscos que ele envolve.
Além disso, esses softwares ainda acompanham a possibilidade de integração com outras ferramentas, permitindo um controle ainda maior da produtividade. A seguir, você confere 5 frentes em que os softwares de gestão ajudam a otimizar a produção e cortar custos na gestão rural.
1. Controle de Manutenção de Maquinário
Sabemos que a produção agropecuária exige que o produtor tenha um maquinário funcional e eficiente para que a produção siga como previsto. Sendo assim, a depreciação periódica do maquinário é uma consequência inevitável do uso continuado dessas máquinas.
No entanto, muitos produtores cometem o erro de tratar a manutenção do maquinário como algo simples ou só cuidar da máquina quando ela apresenta problemas. Como consequência, isso gera prejuízos ao produtor, uma vez que uma máquina parada é igual a redução na produção.
Para evitar esse problema, é necessário fazer um acompanhamento contínuo do desgaste dessas máquinas para prever quando ela precisará de uma eventual manutenção. Nesse sentido, os softwares de gestão rural podem ajudar a fazer esse controle, permitindo a construção de uma agenda de manutenção inteligente.
Dessa forma, o produtor só irá gastar com manutenção quando de fato for necessário, cortando eventuais custos e prejuízos com o financiamento e manutenção de maquinário.
2. Balanços Financeiros e de Produção
Mais do que definir metas de produção a serem cumpridas, o produtor precisa acompanhar se a produção está dentro daquilo que foi projeto. Por mais que esse processo possa ser acompanhado pelo administrador da propriedade, a coleta e interpretação desses dados leva tempo e consome recursos preciosos.
Desse modo, os softwares de gestão podem ajudar nesse caminho, coletando e compilando as informações financeiras e de produtividade. Como resultado, o produtor recebe relatórios e balanços já prontos e até mesmo com projeções futuras para amparar o processo decisório.
Assim, é possível definir se a produção está indo de acordo e se o produtor será capaz de cumprir com as obrigações que definiu anteriormente, como é o caso da liquidação dos créditos contratados.
3. Acompanhamento de Resultados
De mãos dadas com a vantagem anterior, o acompanhamento de resultados vai além do atingimento de metas, ajudando também na redução de custos. Por exemplo, com um dashboard completo de informações atualizadas em tempo real, é possível definir quais áreas custam mais caro ao produtor.
Com isso, o produtor tem a possibilidade de encaminhar estratégias para redução de custos nas áreas que realmente necessitam. Consequentemente, a saúde financeira da empresa rural só tem a ganhar do ponto de vista da gestão rural.
4. Controle na Compra de Insumos
Assim como acontece no caso do maquinário, a compra de insumos é outro processo periódico que faz parte da rotina de um ciclo produtivo. Nesse caso, os processos de compra, venda ou estocagem de insumos também e beneficia da automação trazida pelos softwares de gestão.
Sabemos como a falta de insumos pode atrasar e prejudicar financeiramente uma produção, e fazer esse controle nem sempre é um processo simples. Portanto, o acesso a um controle de estoque que indica o momento certo para repor esses insumos corta quase que totalmente o prejuízo com excessos e faltas nesse procedimento.
Outro ponto importante desse controle é que muitos deles podem ser financiados por meio de linhas de crédito rural de custeio agrícola. Portanto, uma administração e controle eficaz desses insumos é ainda mais importante nesses casos.
5. Gestão de Tributos e Obrigações Fiscais
Por fim, mas não menos importante, outro ponto importante da gestão rural é a gestão fiscal e tributária envolvida no ciclo produtivo. Quanto mais complexa for a cadeia de produção, mais precisa deve ser a contabilidade de todo o processo.
Complicações com o fisco podem dificultar a concessão de crédito e até mesmo gerar impedimentos ao produtor na procura por crédito rural. Por isso, administrar o pagamento de tributos é um dos fatores chave para a construção de uma gestão rural bem alinhada.
Mais uma vez, um software de gestão rural pode ajudar a manter o calendário de pagamentos em dias e monitorar os fatos geradores. Assim, o produtor não atrasa o pagamento de um tributo sequer e se mantém regular com o fisco.
Conclusão
Para concluir, vimos que uma boa gestão rural faz toda a diferença e é um fator decisivo no momento de buscar crédito rural. Juntamente a isso, os softwares de gestão rural ajudam a otimizar a gestão de propriedades rurais, atuando em diversas frentes do ciclo produtivo.
Além disso, esses softwares ajudam a coletar a interpretar dados que amparam o processo decisório, resultando em uma melhor saúde financeira. Dessa forma, a busca por crédito rural resulta em melhores propostas de crédito que corroboram a boa gestão rural do produtor.