3 dicas para melhorar a gestão rural

Planejar o ciclo produtivo, garantir os insumos necessários, contratar e capacitar funcionários, iniciar a cultura, adaptar e utilizar novas tecnologias, tudo isso e ainda ficar de olho no mercado preparando-se para a venda da produção… ufa, realmente são muitas tarefas e muitos desafios que envolvem o dia a dia do produtor rural que na maioria das vezes também é quem está à frente da gestão da propriedade rural.

Como para qualquer empresa, uma boa gestão é o ponto crítico para o bom andamento de um negócio. O gerenciamento de uma empresa está centrado nos processos de tomada de decisão pois é isso que irá trazer resultados a curto, médio e longo prazo, e o gestor é a pessoa responsável por tomar essas decisões.

De antemão, é necessário que se conheça bem todo o processo produtivo no setor Agro, a fim de aperfeiçoá-lo para atender aos objetivos e metas para garantir o sucesso do seu negócio.

Nesse artigo queremos te ajudar a melhorar a gestão do seu negócio, e daremos 3 dicas infalíveis que vão mudar a forma como você gerencia sua empresa:

1 - Tenha o controle sobre suas finanças pessoais e as da empresa, em separado

Sabemos que a maioria dos negócios rurais são familiares ou herdados de familiares, e é muito comum que as contas não sejam separadas e nem controladas. Muitas vezes usa-se o dinheiro da empresa para fins pessoais e vice-versa, tornando difícil separar lucros e dividendos. Como dica principal desse tópico, indicamos que o pró-labore seja instituído, pois a empresa precisa andar com as próprias pernas, e ter dinheiro em caixa para pagar as contas ou para servir de capital de giro em algum investimento, ou até mesmo em algum caso de emergência.

3 dicas para melhorar a gestão rural

2 - Faça o plano de negócios

Onde você quer que sua empresa esteja daqui a 5 anos? E daqui a 10 anos? Quais atitudes e estratégias você tem traçado para chegar lá? Para responder perguntas assim que indicamos a elaboração do plano de negócios. Com toda essa informação reunida e disponível, os riscos serão calculados dando ao produtor a capacidade de se preparar para os desafios que com certeza virão. Se ainda não fez seu plano de negócios, agora mesmo é a melhor hora para começar.

3 dicas para melhorar a gestão rural

3 - Conheça bem seu mercado

Consegue imaginar entrar num negócio sem conhecer ao certo seu cliente ou os seus fornecedores? É por isso que é tão necessário que você realize estudos sobre o segmento que atua, que conheça o perfil dos consumidores, que descubra como sua concorrência tem trabalhado, e por fim poupe seu tempo utilizando-se das ferramentas online disponíveis para o agronegócio, ou de serviços disponibilizados pelas Agtechs, tudo isso é fundamental para estar preparado e conquistar vantagem competitiva.

No meio rural, muitas vezes os negócios são passados de gerações em gerações, e cada uma possui particularidades de sua própria época e que se refletem diretamente no setor de atuação, uma dessas particularidades é o uso cada vez mais frequente de plataformas virtuais. Atualmente existem plataformas que oferecem serviços/produtos/negócios que podem ajudar na gestão da propriedade rural, uma dessas é a Orbia.

3 dicas para melhorar a gestão rural

É bom estar aberto a mudanças, e se adaptar ao estilo de vida das gerações atuais, para isso conte com a Orbia que é uma plataforma que te dá acesso a tudo do agronegócio. Produtores, vendedores e distribuidores são conectados aos produtores rurais para facilitar a compra de insumos, a troca de pontos e resgate de benefícios e, por fim, a venda de produção e acesso ao crédito.

Quer saber mais sobre o MyFarm?

Entre em contato e agende uma demonstração com nossos consultores!

Solicitar demonstração

Veja também

Lavoura de grãos: como manter a produtividade
Mosca branca: como combater essa praga
Agricultura no Brasil: história, desenvolvimento e as tendências para o futuro
3 dicas para melhorar a gestão rural | MyFarm entre em contato conosco pelo WhatsApp