grupos de compra no agronegócio

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Grupos de compra no agronegócio: conheça as vantagens!

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Diante da alta dos custos de produção, os grupos de compra no agronegócio são uma importante estratégia para adquirir bens e insumos a preços mais competitivos

Produtores rurais, gestores, profissionais técnicos e empresários do agronegócio estão sempre em contato um com o outro, seja de maneira formal ou informal.

Mas as relações entre eles podem ser melhor aproveitadas para alcançar interesses em comum, a exemplo da compra de produtos, insumos e bens utilizados em suas atividades.

Por isso, a formação de grupos de compra no agronegócio é estrategicamente importante, já que ela possibilita uma atuação semelhante a uma cooperativa ou associação.

Mas é importante saber que as vantagens que você pode obter dentro do grupo vai depender das suas relações com os participantes. Saiba mais neste artigo!

O que são grupos de compra no agronegócio?

Os grupos de compra no agronegócio são um sistema colaborativo de pessoas e empresas rurais que buscam alternativas para se manterem competitivas no mercado agrícola.

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Eles são formados por produtores rurais, consultores, empresários, gestores e profissionais técnicos com interesses econômicos e/ou sociais em comum.  

As colaborações podem ocorrer de duas maneiras: 

  • colaboração vertical: é quando as relações compreendem processos produtivos complementares;
  • colaboração horizontal: ocorre entre empresas, quando estas operam no mesmo nível na cadeia de valor.

Neste sentido, a formação de grupos de compra no agronegócio relaciona-se diretamente com objetivos de sobrevivência e crescimento, seja da fazenda ou da empresa rural.

E para que esses objetivos sejam alcançados de maneira mais rápida, é preciso estabelecer estratégias que incluam as relações sociais e econômicas.

Afinal, competir sozinho no mercado de maneira eficaz é algo que poucos conseguem fazer, tendo em vista as exigências relacionadas ao conhecimento técnico e capacidade de recursos para gerar inovação.

No contexto das relações sociais, geralmente elas são advindas de relações anteriores e são estabelecidas através da confiança e histórico de relacionamento entre os parceiros.

Assim, essas relações sociais são formadas com o objetivo de estabelecer legitimidade, status ou reputação.

Já as relações econômicas, principal objetivo, surgem da percepção dos interessados para o fato de que podem ser mais eficientes ao conduzir atividades de forma conjunta.

Mas é preciso ter consciência de que, como em qualquer ambiente coletivo, os interesses de uns podem não ser os de outros, então você deve avaliar bem qual o objetivo do grupo.

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Vantagens dos grupos de compra no agronegócio

As vantagens dos grupos de compra no agronegócio estão relacionadas, principalmente, à área econômica, mas a social também é de grande importância.

As vantagens econômicas são:

  • redução do preço dos insumos;
  • compra conjunta de máquinas e implementos;
  • contratação de serviços de armazenagem;
  • consultoria técnica especializada.

Vantagens sociais: 

  • troca de informações e experiências;
  • status social.

Para que essas vantagens sejam alcançadas é preciso ter um bom relacionamento dentro desses grupos, e inclusive elas podem gerar outras relações vantajosas, como de troca, por meio da qual se pode combinar ativos, conhecimentos e habilidades.

O objetivo é aumentar a competitividade, que pela perspectiva estratégica é dividida em duas visões: a da estrutura da fazenda/empresa rural e a com base em recursos.

Um produtor rural que possui uma fazenda melhor estruturada consegue obter maior poder de barganha no grupo de compras no agronegócio.

A visão baseada em recursos refere-se ao diferencial de performance da fazenda/empresa rural que são difíceis de imitar, são considerados únicos e valiosos.

Os grupos de compra no agronegócio estão relacionados com um rearranjo das funções, dado que estes assumiram serviços antes feitos por fabricantes ou varejistas.

É preciso que exista uma eficiente alocação de atividades na cadeia produtiva, de maneira que promova o bom funcionamento da mesma e do fluxo físico de produtos e serviços.

Além disso, é essencial que o grupo esteja atento aos riscos do ambiente de mercado no qual está inserido e saiba administrar bem as demandas que surgem nesse sentido.

Geralmente, a administração dessas demandas é feita por participantes que possuem maior poder de barganha nos grupos, que podem ser altamente burocratizados ou flexíveis.

Grupos burocratizados são aqueles com regras e procedimentos determinados, além de estrita divisão de trabalho e muito centralizado.

Os flexíveis, por sua vez, são mais abertos a adaptações e mudanças.

Planejamento na compra de insumos da fazenda

O planejamento para a compra de insumos, máquinas e implementos é uma das principais vantagens da participação em grupos de compra no agronegócio.

Os insumos, por exemplo, são produtos que devem ser adquiridos com até um ano de antecedência, sobretudo porque eles passam por mudanças constantes nos preços, cujos reajustes variam conforme a flutuação do câmbio. 

Com o planejamento e a compra antecipada de insumos, fica mais fácil estabelecer quantidades a serem compradas e a preços mais compensadores.

E quando se faz essas compras por meio do grupo de parceiros, as revendas dão abatimentos nos valores, já que o volume de compra é maior.

Recentemente, por exemplo, um grupo de 45 produtores rurais de Nova Mutum (MT) conseguiu economizar 15% na compra de insumos diretamente no fabricante.

No total, foram comprados insumos para 57 mil hectares de soja e 48 mil hectares de milho. 

Negociações como estas, contudo, não ocorrem somente com base em interesses econômicos de ambas as partes.

Elas são muito influenciadas pelas relações sociais e de confiança que há entre as partes.

Por isso, dentro do grupo, é necessário que alguém que possa representar bem os demais participantes, tome a frente da negociação para que haja maior confiança no negócio.

Acertos anteriores à compra por parte do grupo, para verificação das demandas gerais, devem ser realizados, sobretudo para verificação da quantidade a ser comprada.

Nesse sentido, definir um mix de produtos a serem comprados é de grande relevância.  

A compra deve objetivar não só atender a demanda do dia a dia, como também suprir as necessidades de estoque para eventuais necessidades de produtos a mais.

A utilização de um sistema de gestão para fazer o controle das compras também vai te auxiliar a ter uma maior eficiência na execução das atividades.

Conclusão

A compra de produtos, insumos, máquinas e implementos, bem como a utilização de serviços técnicos especializados pode se tornar mais fácil com a sua participação em grupos de compra no agronegócio.

Para isso, é necessário também que você construa também boas relações entre os seus parceiros, o que será mais fortalecido dentro do grupo.

Essencial ainda é você fazer o controle do seu estoque e das compras com um software de gestão agrícola de fácil utilização, e que te auxilia a tomar decisões eficientes.


Publicado por:
Jornalista e pós-graduado em Agricultura de Precisão e Ciência de Dados.
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