Planeje agora o futuro dos negócios com a Holding Rural; saiba mais!
Você já se deparou com propriedades rurais que acabavam por terminar as suas ações quando os seus fundadores não estavam mais trabalhando no negócio?
Essa realidade aconteceu com cerca de 70% dos negócios rurais, segundo a Lavoura Agro!
Para que os negócios agrários do Brasil não sofressem com essa instabilidade das propriedades, houve a criação da Holding Rural como forma de reverter esses fechamentos.
Você já ouviu falar sobre esse termo?
Ela ajuda na construção de um agronegócio mais sólido e próspero, na redução dos números das lavouras que enceram suas atividades devido ao desparecimento de seus sócios fundadores.
A Holding Rural está sendo muito utilizada por aqueles que precisam fazer a transferência do patrimônio de um agronegócio para transformá-lo em uma pessoa jurídica.
As famílias agora podem continuar as suas ações sem prejuízo! Então que tal descobrir tudo sobre o assunto?
Preparamos esse artigo com exclusividade para você.
O que é holding rural
Você já se perguntou se haveria uma opção além do fechamento da lavoura para quem não possui mais os fundadores de uma propriedade rural atuando no negócio?
Pois bem! Estamos aqui para te mostrar que sim.
A Holding Rural é um processo utilizado no campo para a transferência de bens de uma propriedade para a constituição de uma pessoa jurídica. Essa ação ocorre quando os antigos fundadores da fazenda não fazem mais parte do negócio.
Muitas propriedades rurais poderiam falir sem essa constituição! A Holding Rural veio para auxiliar você que se vê nessa situação de desconstituição societária.
Sabe por qual razão ela pode te auxiliar?
O seu principal foco é a gestão completa da atividade e do patrimônio que a empresa rural possui. Por isso, ela envolve o controle e gestão dos seguintes itens:
- Insumos para plantação;
- Bens que pertencem à fazenda;
- Equipamentos utilizados durante todo o processo de produção;
- Funcionários que trabalham para a propriedade rural antes dessa transformação.
Esses são os principais itens, porém não são os únicos. A Holding Rural é a responsável por conceder todo o suporte que as famílias precisam nesse momento de sucessão.
Você já percebeu que a Holding Rural é muito importante para o agronegócio, mas você sabe como abrir a sua própria?
Se não sabe, fique atento! Vamos te explicar direitinho no próximo tópico.
>>> MATERIAL GRATUITO: E-BOOK GUIA COMPLETO PARA GESTÃO AGRÍCOLA <<<
Saiba quem pode abrir uma holding rural
A parte mais importante para que a sua Holding Rural dê certo é saber quem pode abrir a sua própria Holding e a razão pela qual você deve constituir uma.
A primeira parte crucial é entender quem pode fazer essa abertura. Você sabe me dizer quais pessoas estão aptas a fazer essa sucessão familiar?
Ela pode ser constituída por qualquer um dos membros da família do produtor rural que será o responsável pela Holding Rural.
A sua formação é feita mediante um contrato para que assim o negócio tenha o amparo jurídico necessário, já que na Holding Rural será feita a concentração de todo o patrimônio da propriedade rural em uma pessoa jurídica.
Mas não para por aí!
A Holding Rural ajudará você a fazer uma organização dos bens da propriedade rural, já que ela faz a separação entre os recursos que são da empresa, dos recursos que são para uso pessoal.
Sabe qual a melhor parte dessa organização?
Os seus bens não serão afetados pelas ações praticadas pela pessoa jurídica constituída.
Com essa organização financeira trazida pela Holding Rural, você consegue até mesmo adiantar herança e reduzir possibilidade de questionamentos na justiça.
O momento de se abrir uma Holding e o porquê você deve abrir uma Holding Rural é muito importante. Porém, entender como abrir uma é ainda mais.
Então vamos compreender como você deve planejar toda essa abertura?
Continue com a gente para entender!
Como constituir uma holding familiar
Uma Holding Rural é algo que está muito presente na agricultura brasileira e tem ajudado muitas famílias que desejam continuar no agronegócio.
A sua criação precisa de planejamento, organização e depende de alguns fatores. Você sabe quais são?
- Você precisa ter uma lista de todo o patrimônio que a propriedade possui para que possa ser feito um planejamento financeiro e tributário mais completo possível;
- Você tem que decidir qual o montante que a empresa terá, bem como o que será acrescentado a ele como imóveis, equipamentos, dentre outros.
Os passos necessários para você criar a sua Holding Rural não para nestes dois pontos citados acima. Você também precisa ter planejado os seguintes pontos:
- Tenha o seu consultor jurídico e contábil para te auxiliar neste momento;
- Se você tiver mais sócios sempre os consulte antes de tomar qualquer decisão;
- Saiba bem quais são os tipos de sociedades empresariais e decida qual se encaixa mais na sua realidade;
- Faça uma análise do seu patrimônio;
- Tenha certeza de que esse é o momento exato para você criar a sua Holding Rural.
Este é um caminho que requer planejamento e acompanhamento, então os profissionais que estão ao seu lado têm que ser capazes de te ajudar a entender o seu estágio atual para conseguir aplicar tudo isso que estou te dizendo a sua realidade.
Agora é o momento de você entender sobre as Holdings Rurais no mercado do agronegócio brasileiro. Que tal?
Continue lendo para conhecer!
Saiba quais são as principais Holdings no agronegócio brasileiro
É preciso entender que a Holding Rural é considerada uma Holding patrimonial e que no cenário do agronegócio brasileiro existem em diversas formas.
Você sabe me dizer quais são os tipos de Holdings?
Não se preocupe, pois enumeraremos para você!
- Holding Rural Pura;
- Holding Rural Imobiliária;
- Holding Rural Operacional.
A primeira é caracterizada pelo controle que a Holding tem sobre as outras diversas sociedades e pela redução dos impactos dos conflitos nas ações financeiras. A segunda tem por objetivo a proteção dos imóveis da pessoa jurídica. Já a terceira são as holdings consolidadas sob o controle de uma Holding pura para que haja um maior nível de controle sobre as decisões tomadas pelos sócios.
Depois de conhecer quais são as principais Holdings Rurais é necessário compreender as principais vantagens de se optar por abrir a sua própria.
Saiba os principais benefícios da Holding Rural
Até aqui você entendeu que a Holding Rural é um processo pelo qual há a concentração dos bens da propriedade rural em uma pessoa jurídica e que isso ajuda na continuação da sua lavoura de diversas formas.
Que tal descobri quais são os principais pontos positivos que você poderá ter ao implementar a Holding Rural?
- Organização do seu patrimônio;
- Possibilidade do adiantamento de heranças;
- Auxílio na manutenção dos bens da propriedade rural;
- Redução das chances de possíveis conflitos;
- Redução dos tributos a serem pagos pela pessoa jurídica;
- Não deixa que o patrimônio da empresa seja usado por terceiros;
- Os bens da Holding Rural são impenhoráveis, inalienáveis e incomunicáveis.
As vantagens de uma Holding vão muito além da organização financeira. Ela ajuda no aumento da sua produtividade e na a permanência do seu agronegócio.
Conclusão
A Holding Rural foi a forma encontrada pelo mercado para que os negócios rurais não terminassem após a saída dos seus fundadores.
Traz diversos benefícios para você, produtor rural, como a organização financeira e a facilidade de transmissão de herança.
Chegou na agricultura brasileira para ajudar os produtores rurais na manutenção de seu negócio rural.
Você já conhece alguém que se utiliza dessa prática?