Interpretação de análise de solo

Share

Interpretação de análise de solo: saiba como fazer e garanta uma adubação mais efetiva

Quer saber mais sobre o MyFarm?

Entre em contato e agende uma demonstração com nossos consultores!

Solicitar Teste Grátis

Cada lavoura precisa de cuidados especiais mesmo que seja de uma mesma propriedade rural.

Os cuidados específicos que devem ser dispensados em cada cultivo somente são possíveis através de um monitoramento e gestão constantes.

Isso é feito através de um planejamento estratégico desenhado antes mesmo do início do processo de plantação da sua propriedade rural.

Mas, de nada adianta ter uma gestão e análise da sua lavoura bem-feitas se você não souber interpretar esses dados da maneira correta.

Com a tecnologia avançada utilizada na agricultura brasileira fica cada vez menos complexo as interpretações das análises que precisam ser feitas dos dados encontrados em sua fazenda.

Como está a saúde das suas plantas? Quais são os nutrientes que precisam ser repostos no solo? São algumas perguntas que você consegue responder através da interpretação da análise de dados do solo da sua propriedade rural.

ads

Por isso, vamos te explicar mais sobre esse processo de interpretação das análises do solo feitas em sua fazenda.

Conheça os tipos de análises de solo

A análise de dados é o primeiro passo para que você conheça a real necessidade do solo da sua propriedade rural e consequentemente do estado de saúde da sua plantação.

Mas, é preciso também saber como interpretar corretamente as análises feitas para que você consiga ter ações mais eficazes na condução da sua lavoura.

Para isso, há diversos tipos de análises de solo que você precisa conhecer. Então, preste bastante atenção ao que vamos te explicar agora.

As análises de dados mais utilizadas são:

  1. Análise química do solo: processo de retirada da amostragem do solo que passará por avaliações químicas para análise de teor de um determinado nutriente que se queira saber;
  2. Análise física do solo: Nesse momento é feito uma análise da característica física do solo para que seja determinada a qualidade do terreno;
  3. Análise química das plantas: É feito a retirada de uma parte da planta para que seja feito a análise química do teor de determinado fator que se queira conhecer;

Saber interpretar essas análises ajudará nos processos comuns de plantação como a calagem, gessagem e a adubação.

Por isso, é necessário ainda que você entenda quais são os aspectos essenciais para uma boa análise e interpretação dos dados colhidos.

Vamos lá!

>>> DOWNLOAD GRATUITO: PLANILHA PARA GESTÃO DE INSUMOS AGRÍCOLAS <<<

Saiba os aspectos essenciais para uma boa análise do solo da sua propriedade rural

Compreender quais são os aspectos essenciais para a execução de uma boa análise de solo e a sua consequente interpretação é o primeiro passo para que você implemente um bom planejamento em sua propriedade rural.

Por essa razão, vamos te contar quais são esses aspectos para que execute em sua lavoura. Vamos lá!

Primeiro é preciso que você saiba que a maioria dos solos brasileiros não possuem condições químicas naturais para o pleno desenvolvimento das culturas, por isso precisam de correção e adubo.

Dito isso, quando você for interpretar os dados apresentados pela análise do solo da sua propriedade rural precisa prestar atenção nos seguintes aspectos:

  1. Estado ou região da área que foi retirada a amostragem;
  2. A quantidade de grãos que pretende produzir com a sua lavoura;
  3. O histórico do solo da sua propriedade rural;
  4. Entender o tipo de cultivo que será feito;
  5. O método utilizado pelo laboratório contratado para a amostragem do solo.

Agora, é o momento de entender os pontos importantes na análise do seu solo!

Continue lendo o artigo para entender.

Entenda quais sãos os pontos mais importantes a serem levados em consideração em sua análise de solo

Entender os pontos importantes que devem ser levados em consideração na interpretação da análise feita no solo da sua propriedade é essencial para a melhor tomada de decisões com base na verdadeira realidade da sua lavoura.

Você sabe quais são esses pontos essenciais na análise?

Se a sua resposta foi positiva, ótimo. Agora, se foi negativa é bom prestar atenção no que vamos te explicar aqui.

  1. A época em que será feita a análise química do solo, pois ela deve ser feita antes do processo de cultivo. Pois, poderá ser necessário a calagem, gessagem ou adubação para que as necessidades da planta sejam bem atendidas;
  2. Amostragem do solo, é preciso lembrar que o seu solo não é homogêneo e por isso, é essencial você definir quais áreas deseja analisar;
  3. A escolha do laboratório que fará a análise a partir dos substratos retirados de sua propriedade rural. O laboratório deve ser de sua confiança;
  4. A profundidade da qual foi retirada a amostra do solo da sua lavoura. A profundidade correta da amostragem vai depender do tipo do cultivo feito em suas terras e do seu solo.

Lembre-se que o segredo de tudo é a constância e nesse caso não seria diferente. É preciso que você faça a análise química do solo da sua propriedade rural anualmente, isso se você plantar todos os anos.

Porém, se o solo da sua lavoura for arenoso é essencial que faça as análises por mais vezes para entender como está a sua necessidade de nutrientes.

Já entendeu sobre o que se deve prestar atenção na análise do solo, neste momento é essencial saber como funciona a interpretação da análise do solo dentro da calagem e gessagem.

Vamos lá?

Como funciona o processo de interpretação de análise de solo dentro da calagem e gessagem

Compreender como funciona a interpretação dos dados da análise dentro do processo de calagem e gessagem é essencial para que esses processos sejam executados da melhor maneira.

Então, você precisa anotar ou prestar atenção ao que vamos te ensinar!

Primeiro, você precisa entender que tanto a calagem quanto a gessagem são processos que são responsáveis por executar a correção da acidez do solo.

Dito isso, podemos entender a importância desse processo na saúde do solo e a necessidade da interpretação dos seus dados.

Para saber a necessidade da calagem e gessagem e as suas respectivas quantidades é preciso que você saiba fazer o cálculo de duas fórmulas.

Para verificar a necessidade da calagem, o cálculo a ser feito é o:

NC = [CTC x (V2 – V1) x (100/PRNT)] / 100

Sendo que:

NC = Necessidade de calcário, em t/ha;

CTC = Capacidade de troca de cátions em cmolc/dm3;

V2 = Porcentagem de saturação por bases desejada que pode variar de 50 a 70%

V1 (V%) = Porcentagem de saturação por bases atual do solo

PRNT = Poder Relativo de Neutralização Total

Para verificar a necessidade da gessagem, o cálculo a ser feito é o:

NG = [(V2-V1) x CTC] / 500

Sendo que:

NC = necessidade de gesso kg/ha;

V2 = Saturação por bases esperada (%);

V1 = Saturação por bases atual na camada 20-40 cm (%);

CTC = capacidade de troca catiônica na camada de 20-40 cm.

Ambos são cálculos que precisam de precisão em suas respostas para que não haja erros na correção do seu solo.

Conclusão

A interpretação de dados da análise feita no solo da sua propriedade rural envolve muito mais do que somente conhecer dados. É saber tomar as decisões certas nos momentos certos para que a sua lavoura possa ter o desenvolvimento desejado por você.

Requer cuidados e a colaboração de parceiros de confiança como os laboratórios de análises químicas.

Por isso, fica uma pergunta:

Você já fez a análise do seu solo e a sua interpretação?


Publicado por:
Somos o software de gestão agrícola que vai revolucionar a forma como você administra a sua fazenda.
Share