Máquinas Agrícolas: o que você precisa saber antes de comprar?

Quando o assunto é aumentar a produção, as máquinas agrícolas aparecem como uma excelente alternativa para alcançar bons resultados.

No entanto, a diversidade de equipamentos e alto custo oferecidos pelo mercado podem deixar o produtor rural com algumas dúvidas.
Se esse é o seu caso, fique tranquilo.

Neste artigo você vai encontrar tudo o que você precisa saber, antes de decidir qual maquinário escolher.

Vamos lá?

O que considerar antes de escolher a máquina agrícola para sua lavoura?

Antes de fazer a sua escolha, é importante considerar e avaliar alguns pontos importantes. Veja a seguir, quais são eles:

Identifique as necessidades da sua lavoura

Em primeiro lugar, você precisa levar em consideração a necessidade da sua lavoura, ou seja, analisar a cultura e as condições da plantação.
Isso porque, uma máquina inadequada pode:

Um exemplo claro disso, são as colheitadeiras, que precisam ser escolhidas de acordo com o cultivo (arroz, milho, trigo, soja etc) e o tamanho da área. No geral, elas são utilizadas em plantações de grande porte.

Nesse mesmo contexto, temos os pulverizadores, que podem ser encontrados em diversos modelos para atender à necessidade de cada plantação e área.

Capacidade e Eficiência

No geral, a potência das máquinas é avaliada conforme o tipo de atividade realizada, as condições do terreno (topografia) e a variedade de solo. Sendo assim, a indicação referente ao tamanho da área e a eficiência do motor é:

Torque máximo

Outro fator muito importante a ser analisado ao adquirir uma máquina agrícola é o torque, especialmente quando se trata de veículos pesados como tratores e caminhões, que precisam de torque para conseguir sair do lugar.

Esse instrumento é medido por quilograma-força metros (kgf.m), que verifica quantos quilogramas um trator aguenta carregar em um metro.

Além disso, ele é responsável pela capacidade do motor produzir força. Por isso, a importância de identificar a peça adequada. Até porque ter um trator potente e um torque inapropriado deixa o processo lento.

Tipo de Chassi

O chassi está relacionado diretamente com o peso e a potência do motor. Sendo assim, os veículos podem ser compostos por 2, 3 ou 4 rodas. O que vai determinar o modelo adequado será o tamanho da área. Logo, os de 4 rodas, são mais potentes e recomendados para grandes propriedades.

Transmissão

O tipo de transmissão e da tecnologia utilizada na máquina agrícola podem facilitar a troca de marcha. Assim, o uso de um maior número de marchas é útil em atividades mais complexas, uma vez que propicia a combinação de rotação do motor e velocidade.

No geral, a transmissão é responsável por fazer a comunicação entre as rodas e a potência do motor.

Consumo de combustível

Vale também avaliar os custos com o consumo de combustível, assim você saberá a melhor forma de economizar.

No caso das máquinas agrícolas a unidade de medida são os litros por hora (l/h) ou litros por hectare (l/ha).

Condições da cabine

Outro ponto a ser avaliado são as condições e conforto da cabine. Sendo assim, é importante considerar atributos como: ergonomia, alcance dos controles, níveis de ruído, ajuste de direção e banco e sistemas de climatização.

Formas de Pagamento

As formas de pagamento podem representar uma dificuldade, uma vez que, se trata de um investimento alto. No entanto, é importante avaliar as opções de financiamento rurais (crédito rural) oferecidas pelos bancos.

Como alternativa, também existem os consórcios de máquinas agrícolas, que possibilitam a compra de máquinas mais modernas, com taxas bem menores do que os juros pagos em financiamentos ou empréstimos.

Garantia

Antes de fechar qualquer negócio, não esqueça de verificar a garantia. Afinal, é ela que vai garantir um tempo mínimo de execução das funcionalidades da máquina.

Afinal, comprar maquinário usado vale a pena?

Antes de decidir se deve ou não comprar uma máquina agrícola usada, se atente para alguns fatores importantes como:

Ao fazer essa avaliação, você vai saber se compensa ou não investir em um equipamento usado.

E atenção! Existem máquinas piratas no mercado, por isso vale o alerta para verificar se o fornecedor é confiável.

No mais, elas podem ser encontradas em lojas especializadas em equipamentos agrícolas.

Máquinas Agrícolas: Comprar ou alugar?

Por incrível que pareça, alugar máquinas agrícolas tem se tornado uma prática bem comum dos produtores rurais. Todavia, é necessário avaliar cada caso para verificar se vale a pena o investimento.

Contudo, é importante lembrar que essa é uma alternativa viável para produtores que não tem condições de fazer investimentos altos, porém precisam de equipamento para sustentar a lavoura.

Em alguns casos, o aluguel acontece como uma medida emergencial. Ou seja, o produtor precisa de um maquinário especial em um momento pontual.

Nesse sentido, o aluguel das máquinas tem lá suas vantagens:

Por fim, quando falamos em investimento com maquinário, é necessário considerar a questão financeira do produtor, sobretudo, quando os bancos oferecem altos juros com financiamentos.

Conclusão

Uma coisa é certa, o uso de máquinas agrícolas é capaz de otimizar o processo de produção nas propriedades rurais. No entanto, pode representar um investimento alto para o produtor rural.

Sendo assim, é importante considerar aspectos importantes antes de decidir se deve comprar uma máquina nova, usada, ou até mesmo, aderir ao aluguel de maquinários.

No artigo de hoje abordamos tudo o que você deve levar em consideração no seu processo de decisão. Assim, você poderá escolher com mais segurança qual alternativa atende a sua atual necessidade.

Espero ter ajudado você com essas informações. Caso queira saber mais sobre máquinas agrícolas, leia o nosso artigo “Como funciona a Gestão de Custo com Maquinário”.

Quer saber mais sobre o MyFarm?

Entre em contato e agende uma demonstração com nossos consultores!

Solicitar demonstração

Veja também

Plantação de soja: faça um manejo eficiente da sua lavoura
3 dicas para melhorar a gestão rural
O que é um solo fértil?
Máquina Agrícola: o que você precisa saber antes de comprar? entre em contato conosco pelo WhatsApp