Mecanização agrícola: conheça aqui algumas das vantagens
A mecanização agrícola ajuda a otimizar o trabalho rural e garante mais eficiência operacional nas etapas de plantio da lavoura. Como resultado, temos o aumento da produtividade e redução de custos nas propriedades rurais.
Neste artigo, vamos explicar o que é mecanização agrícola e apresentar suas vantagens e principais tendências.
Acompanhe a seguir!
Qual é o conceito de mecanização agrícola?
Em síntese, a mecanização agrícola é o conjunto de técnicas voltadas para o planejamento e desenvolvimento dos processos de produção, com foco na utilização de máquinas e implementos.
Quando surgiu a mecanização agrícola?
O surgimento da mecanização agrícola teve início no século 18, com a Revolução Industrial. Nesse período, as máquinas foram introduzidas não somente nas indústrias das cidades como também no campo, por meio de semeadeiras, tratores e colheitadeiras.
No século 19, a mecanização marcou presença no campo, originando assim, a agricultura moderna em 1850.
A partir disso, o desenvolvimento foi inevitável e o uso de máquinas movidas a gasolina e o emprego de componentes eletrônicos ganharam força. Sendo que, hoje a adoção de tecnologias digitais trouxe maior inteligência ao processo de decisão do produtor rural.
Qual é a importância da mecanização agrícola?
De modo geral, a mecanização agrícola no campo trouxe inúmeras melhorias para os agricultores e demais envolvidos na cadeia de produção. Isso significa, que a atividade rural, que antes era caracterizada pelo trabalho pesado, se tornou menos trabalhosa.
Na prática, o uso de máquinas e equipamentos tecnológicos otimizaram o trabalho no campo e garantiram o aumento da qualidade dos produtos e da produtividade. Tudo isso aliado à preservação dos recursos naturais e do meio ambiente.
Contudo, a mecanização transformou o agronegócio brasileiro. Sendo que suas principais contribuições foram:
- Elevação da produtividade;
- Mais facilidade de manutenção da lavoura;
- Auxílio na preparação do solo;
- Revolução das etapas de plantio e colheita, por meio de operações rápidas e eficientes.
>>> MATERIAL GRATUITO: E-BOOK GUIA COMPLETO PARA GESTÃO AGRÍCOLA <<<
Principais vantagens
Veja a seguir as principais vantagens da mecanização para a agricultura!
Maior qualidade dos produtos
A mecanização agrícola permite a padronização dos processos e a escalabilidade da atividade, o que consequentemente resulta na obtenção de produtos de melhor qualidade.
Essa qualidade maior é manifestada por meio da colheita, por exemplo. Quando o produtor opta por um determinado método, ele tem a garantia de que a máquina tocará a terra sempre da mesma maneira, o que resultará em um certo padrão de qualidade do produto colhido.
Escala de trabalho
O uso da mecanização agrícola representa menos esforço humano e menos tempo dedicado às atividades rurais. Afinal o maquinário ajuda a promover um trabalho mais ágil e em proporções/quantidades maiores.
Em outras palavras, as máquinas permitem o alcance de áreas maiores de culturas, a redução da duração do trabalho e assim por diante.
Redução de erros humanos
O trabalho manual durante uma safra está sujeito a uma grande quantidade de erros, que certamente podem resultar em perdas produtivas, redução significativa dos rendimentos financeiros e aumento dos custos gerais de produção.
No entanto, ao optar pelo uso da mecanização agrícola, o produtor consegue realizar um trabalho mais padronizado, por meio de ações repetitivas, garantindo assim, a diminuição de erros.
Diminuição do impacto ambiental
A diminuição do impacto ambiental também é outra vantagem da mecanização agrícola. Isso acontece porque as máquinas podem calcular com exatidão a dosagem de produtos e até mesmo a necessidade de aplicação de determinados insumos.
Como resultado, a mecanização ajuda a conter danos ambientais, amenizando assim, os impactos ambientais provocados pela atividade agrícola.
Economia de tempo
A partir de um trabalho otimizado e ágil realizado pelas máquinas, todas as etapas de plantio são feitas de forma rápida, gerando uma economia de tempo.
Um exemplo claro disso, é a colheita de café, em 50 hectares, que de forma automatizada, pode ser realizada em 2 semanas. Já manualmente, a mesma área poderia demandar 2 meses de trabalho. Isso ocorre porque a capacidade de trabalho aumenta.
Quais são as principais tendências de mecanização agrícola?
A mecanização agrícola está em constante evolução. Confira a seguir as principais tendências desse tipo de tecnologia.
Agricultura de Precisão
A princípio,a Agricultura de Precisão consiste em um conjunto de técnicas que fornecem dados da lavoura, do solo e do clima para facilitar as tomadas de decisões do agricultor.
Em geral, por meio dessa tecnologia é possível fazer um mapa da produtividade orientado via satélite. Essas informações permitem que o produtor realize a aplicação dos fertilizantes e defensivos em quantidade variável, ou seja, conforme a necessidade específica de cada área do talhão.
Máquinas autônomas
As máquinas autônomas são capazes de percorrer trajetos predeterminados com o mínimo possível de intervenção humana. Assim, em conjunto com o GPS e conexão à internet, esses veículos trabalham por mais tempo, do que seria possível, caso fossem conduzidos por um humano.
Drones
Em síntese, os drones são veículos não tripulados, que percorrem longas distâncias e captam imagens aéreas da propriedade. Essas imagens podem ser utilizadas para analisar a lavoura e identificar falhas na linha de plantação, nível de maturação do cultivo, presença de pragas, entre outras informações.
Ademais, por meio do monitoramento aéreo, é possível descobrir nascentes de água, identificar locais onde seria possível abrir estradas, encontrar focos de incêndio, medir propriedades etc.
Enfim, a mecanização agrícola é capaz de beneficiar as propriedades rurais em diversos aspectos e com seu avanço constante, a agricultura ganha cada vez mais destaque em relação à sua evolução e aumento da produtividade.
Gostou desse conteúdo? Então, aproveite e leia nosso artigo sobre Agricultura Preditiva e Autônoma.
Até a próxima!