Are, Hectare e mais: conheça as unidades de medidas agrárias
As medidas agrárias são utilizadas para medir áreas rurais. No entanto, quando se trata doagronegócio, o hectare é a unidade mais utilizada, uma vez que auxilia os agricultores com as produções.
Afinal, calcular a medida exata por meio do hectare permite que o produtor rural realize a quantidade certa de plantação. Além disso, ajuda a identificar o tipo de cultivo ideal para determinada área.
Já deu para perceber o quanto as medidas agrárias são importantes para a agricultura, não é mesmo?
Então, continue lendo esse artigo e saiba quais são as medidas agrárias e o porquê elas são essenciais para qualquer negócio rural.
Confira a seguir!
Quais são as medidas agrárias?
Em síntese, as medidas agrárias são utilizadas para medir áreas rurais. As principais são: are (a),hectare (ha),centiare (ca) e o alqueire.
De modo geral, o are é considerado a unidade de medida fundamental, correspondendo a uma superfície de 100 m².
Já o hectare corresponde a uma região de 10.000 m², sendo a medida mais empregada em áreas de fazendas, chácaras, sítios, regiões de plantações e loteamentos rurais.
O centiare (ca) é um submúltiplo do are e engloba os múltiplos de cem. Assim, 1 centiare de are equivale a 1 m². O cálculo que representa o centiare é : 1/100 x 100 = 1 m².
Por fim, temos o alqueire, que já foi uma medida muito utilizada por fazendeiros, porém hoje é considerada imprópria, devido às diferentes quantidades de m² utilizados pelos estados brasileiros.
Para se ter uma ideia, enquanto o alqueire paulista equivale 24.200m², o mineiro e o goiano correspondem a 48.400 m². Em virtude disso, os proprietários de terras preferem utilizar o hectare, a medida de padrão nacional.
Medidas agrárias menos utilizadas
Alqueirão: corresponde a quatro alqueires mineiros.
Braça: medida antiga que corresponde a 2,20 metros linearmente.
Quarta: equivalente a ¼ do alqueire.
Tarefa: equivale a uma área de 4.356 m².
Na prática, essas medidas ajudam na diferenciação das propriedades quanto à extensão. As mais comuns são:
Chácara: terra pequena com aproximadamente 5 alqueires paulistas.
Sítio: terra com extensão que varia entre 5 e 40 alqueires paulistas.
Fazenda: terra superior a 40 alqueires paulistas. No Brasil há fazendas com milhares de alqueires.
Hectare na agricultura – Qual é a sua função?
No geral, utiliza-se o hectare na agricultura basicamente para medir a proporção de terra. Além disso, essa medida agrária indica para o produtor qual tipo de plantio é melhor para determinada região.
A princípio, o hectare exerce um papel fundamental para a agricultura, já que consegue identificar a quantidade exata de terra para tipos específicos de cultivo.
No caso do cultivo de arroz, por exemplo, é necessário um espaço maior de terra, com maior disponibilidade de água. Para isso, utiliza-se a medida de hectare para realizar as irrigações do cereal.
Por meio dessa medida, é possível observar que quanto mais extensivo for o cultivo, principalmente espécie de commodities, maiores serão as áreas utilizadas.
Embora nem todos os tipos de culturas exijam áreas extensas de terras, também utiliza-se o hectare em análises de terras disponíveis. Sem contar que ele está diretamente associado ao bom resultado da cultura e à maior rentabilidade por parte dos agricultores.
>>> MATERIAL GRATUITO: PLANILHA PARA CONVERSÃO DE MEDIDAS AGRÍCOLAS <<<
Extensão por hectare – Propriedades pequenas, médias e grandes
De acordo com Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), uma propriedade rural é considerada pequena quando possui de 1 a 4 hectares, enquanto a propriedade média possui de 4 a 15 e a propriedade grande com mais de 15 ha.
Vale destacar que o módulo que faz a fiscalização das propriedades analisa conforme as atividades econômicas realizáveis no local. Dessa forma, uma propriedade pode ter variação de 5 a 110 hectares (com 1 hectare correspondendo a 10.000 m²).
Como medir a terra e calcular a quantidade de hectares?
O profissional responsável por medir e dividir determinada extensão da propriedade urbana ou rural é o agrimensor.
Sendo assim, é ele que auxilia os proprietários a saberem a medida exata de extensão do terreno. Para isso, o especialista mede e realiza a representação do território a fim de obter informações de um espaço geográfico específico.
Todo o processo é feito por meio do manuseio de teodolitos, estações totais, receptores GNSS, prismas, scanners 3D, rádios, tablets, drones, softwares, entre outros.
Quanto mede um hectare de terra
Um hectare, representado por (ha) mede 10 mil metros quadrados. No entanto, também equivale a 100 ares (ou dam²).
No mais, em outras unidades de medidas, um hectare vale:
- 10.000.000.000 mm² (milímetros quadrados);
- 100.000.000 cm² (centímetros quadrados);
- 1.000.000 dm² (decímetros quadrados);
- 10.000 m² (metros quadrados);
- 0,01 km² (quilômetros quadrados);
- 0,003861020 milhas quadradas.
Unidades de medidas agrárias antigas
Por fim, confira as unidades de medidas agrárias que já foram utilizadas antigamente e saiba a definição de cada uma.
Alqueire – Unidade de medida de capacidade para secos, equivalente a 4 quartas. É uma medida ideal, variável com o número de litros ou pratos de plantio, geralmente de milho, que comporta, segundo os costumes locais.
Sendo assim, o valor do alqueire pode variar, mesmo se tratando de municípios vizinhos, o que dificulta significativamente o trabalho do agrimensor.
Quarta – Unidade agrária que corresponde sempre a 1 quarta parte (¼) do alqueire. Por exemplo, a quarta de 25×25 braças equivale ao alqueire de 50×50 braças e a de 100×100 braças, ao alqueire de 200×200 braças.
Litro – Unidade de medida de volume, igual ao volume de um quilograma de água.
Prato – Corresponde à área de um terreno com capacidade de plantio de um prato de milho, sendo as suas dimensões de 10×20 braças, ou 968 m². Em resumo, adota-se como subunidade nos municípios em que o valor do alqueire não é divisível por litro, como o alqueire de 80×80 braças, que corresponde a 32 pratos de 968 m².
Quadra – Termo utilizado para designar qualquer área de terra definida por um quadrado. Seu valor é muito variável, pois há quadras de 10×10 braças até 200×200 braças.
Celamim – Unidade derivada de um padrão agrário português, sendo mais comum o de 12,5×25 braças.
Data – Unidade que expressa a área de um terreno, ora por metro quadrado, ora por retângulo de dimensões muito variáveis.
Jeira – Unidade agrária portuguesa, introduzida no Brasil. Não segue o padrão lusitano, sendo a mais usada de 20×20 braças, isto é, 1.936 m2 .
Lote Colonial – Designa a área de terreno, com dimensões definidas em lei, destinada ao estabelecimento de imigrantes.
Légua – Unidade linear utilizada em Minas Gerais. Tem o valor de 6.000m
Qual a importância das medidas agrárias?
A princípio, as medidas agrárias foram criadas a partir de uma busca por padrões de medição de áreas com grandes dimensões. Assim, para facilitar o trabalho de profissionais da área, foi necessário definir medidas associadas às atividades agrícolas.
Em geral, as medidas agrárias são importantes porque é a partir da metragem, que uma área pode ser avaliada e consequentemente ter sua produtividade aumentada.
Além disso, conforme o tamanho da área, também é possível definir o tipo de cultura ideal para o local. Por exemplo, hortaliças devem ser cultivadas em áreas menores, em contrapartida, a cultura de cana-de-açúcar necessita de uma extensão territorial maior.
Enfim, medir áreas rurais é um dos fatores fundamentais para obter bons resultados na lavoura. Como você pode ver, existem profissionais especializados na área que podem auxiliar o produtor no processo de medição da terra.
Gostou de ler este conteúdo? Então, aproveite e leia nosso artigo sobre agricultura de precisão.
Até a próxima!