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Como utilizar um sistema de gestão para aumentar a receita da sua consultoria

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Saiba porque adicionar a oferta de um sistema de gestão ao seu serviço pode ajudar a aumentar a receita da sua consultoria.

Se você chegou até aqui certamente já presta algum tipo de consultoria para o Agronegócio e provavelmente já é um dos Aliados.MyFarm. Uma das principais dificuldades da maioria dos consultores é conseguir aumentar suas receitas sem necessariamente ter que contratar novos colaboradores e/ou prejudicar o nível de serviço que já oferecem, ou seja, fazer isso de forma escalável. 

Uma forma de conseguir mais receita é, por exemplo, se aliar a um bom software de gestão. No MyFarm construímos nosso programa de parceria para ajudar consultores de gestão do Brasil inteiro que já atuam no Agronegócio, facilitando o processo de treinamento comercial do consultor, assim como compartilhando práticas comerciais já comprovadas.

Neste texto você irá aprender algumas estratégias para inserir uma plataforma de gestão na sua oferta, sem gerar concorrência com seus próprios serviços, fidelizando seus clientes e, ainda, agregando muito mais valor.

Quais as vantagens de ter um sistema de gestão no portfólio da consultoria

Antes de tudo, é preciso entender que ainda que você não queira se tornar um revendedor  de software para agregar receitas diretas à sua empresa, existem vantagens indiretas que também agregam financeiramente à sua estratégia. 

Conheça estas vantagens:

1 – Facilite a comunicação com os seus clientes

Inserindo uma plataforma de gestão na sua estratégia, você pode melhorar a maneira que se comunica com os produtores que atende. Por exemplo, se hoje você faz o planejamento da safra através de uma planilha, pode passar a oferecer o planejamento através do sistema de gestão, oferecendo comparativos do realizado X planejado e dando mais previsibilidade ao cliente.

2 – Centralize a gestão dos documentos

Com um software de gestão, o trabalho de ter que lidar com diversos documentos da fazenda, pode ficar muito mais fácil, além de centralizar e organizar esses recursos. 

Imagine a gestão financeira de uma fazenda, ainda que de pequeno porte, que pode ter diversas notas fiscais de alto valor, como as originadas das compras de insumos agrícolas que serão usadas como subsídio para o imposto de renda do produtor e para conferência e entrada do estoque. 

Dessa forma, ter um sistema que faça esse canal entre os departamentos irá garantir mais segurança fiscal para o produtor, além de permitir maior controle dos seus recursos de estoque.

3 – Diminua o retrabalho da consultoria

A repetição de atividades é muito comum em serviços não digitalizados, isso porque comumente é necessário ter que lançar a mesma informação em diversos locais para conseguir o cruzamento de dados. 

Um sistema de gerenciamento possui a capacidade de cruzar dados vindos de diversos setores, como o custo da atividade agrícola pela junção de dados dos apontamentos de campo; horímetro das máquinas; e, ainda, dados dos pagamentos dos funcionários. 

Desta forma, é possível otimizar a operação da consultoria, reservando tempo para atividades mais estratégicas que gerem significativo valor aos clientes.

4 – Coloque a responsabilidade nas mãos do cliente

Uma outra vantagem de ter um sistema de gestão como aliado é poder deixar o cliente se tornar um agente ativo no processo de consultoria. Uma das maneiras de fazer isso é definindo os processos da inserção de dados no sistema, onde o produtor ou seus colaboradores poderão ter seus devidos acessos. 

Além disso, treinando o produtor para que ele saiba interpretar os dados, fica mais fácil realizar suas reuniões de entregas quinzenais ou mensais, porque ele já terá a visão dos seus problemas e dificuldades com muito mais clareza.

Como inserir o sistema de gestão na sua oferta da consultoria

Agora que você já conhece as vantagens de ter um sistema de gestão no seu portfólio, fica muito mais simples entender como inserir esse serviço na sua oferta.

1 – Faça o mapeamento de como sua proposta de valor se cruza com a do sistema de gestão

Antes de pensar diretamente em como oferecer o sistema de gestão, relacione todos os pontos de contato que sua consultoria tem em comum com o fornecedor.

Desta forma, fica muito mais fácil planejar a venda e transmitir este valor através da sua abordagem.

sistema de gestão nas consultorias

2 – Documente de forma clara o escopo da sua parceria

É importante que você e seus colaboradores saibam claramente quais os objetivos da parceria com o sistema de gestão. Assim, após ter feito o levantamento dos pontos de valor em comum, é necessário documentar quais os limites da parceria e a finalidade a curto, médio e longo prazo.

Desta maneira você não correrá o risco de perder o foco no que é mais importante para o seu negócio.

3 – Construa uma política de precificação

Para poder introduzir a oferta dentro da sua consultoria, também é necessário definir como será a cobrança destes serviços adicionais.

Para ajudar você nesta definição, use perguntas como as que sugerimos a seguir:

  • As faturas serão emitidas no nome da sua empresa ou diretamente pelo fornecedor do sistema?
  • Caso a consultoria assuma o investimento do sistema, como será o repasse para o produtor?
  • Havendo um envolvimento da consultoria na implantação do sistema, de quanto será o repasse para o cliente?

4 – Estruture uma apresentação de vendas combinando as ofertas

Depois de documentar adequadamente sua oferta e ter criado a política de preços, é necessário adaptar sua comunicação de vendas.

Muitas consultorias estruturam sua apresentação de vendas através de um storytelling, onde é possível apresentar as vantagens que o produtor terá ao contratar o software somada à consultoria.

5 – Crie um Plano de Marketing

Depois de ter preparado todos os materiais que facilitarão sua abordagem comercial, ter um plano de marketing irá facilitar sua entrada no mercado.

Para estruturar o plano, você pode definir se irá avançar em novos clientes ou na sua carteira de clientes já atendidos. Pode ainda definir quais canais irá utilizar para divulgar sua nova oferta, entendendo se, por exemplo, seu público alvo consome mais canais digitais ou se terá mais sucesso através de meios tradicionais como uma visita ou uma ligação.

Agora que você já sabe como aumentar a receita da sua consultoria de gestão, basta começar a divulgar e agregar mais valor aos seus serviços!

Conheça o programa de Aliados.MyFarm e tenha o suporte necessário para digitalizar os serviços da sua consultoria!


Publicado por:
Representante de Vendas do MyFarm, já ajudou mais de 150 produtores a darem o primeiro passo na informatização da fazenda. Especialista em Marketing Digital e Inovação Comercial.
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