Sistema de gestão rural: conheça o software agrícola MyFarm

Um dos segredos do sucesso da administração rural é utilizar um sistema de gestão para gerenciar as demandas que envolvem a fazenda.

Embora alguns produtores ainda tenham resistência, o software agrícola tem se apresentado como uma das formas mais práticas e eficientes de gerar bons resultados na gestão agrícola.

Pensando nisso, elaboramos um artigo para tirar todas as dúvidas de quem pretende otimizar os processos da fazenda com a ajuda do sistema de gestão.

Se esse é o seu caso, continue a leitura!

Vamos nessa?

O que é um sistema de gestão rural?

O sistema de gestão rural consiste em uma plataforma que permite controlar, organizar e acompanhar os processos e demandas da fazenda.

De modo geral, ele pode ser encontrado em forma de aplicativo, site ou de um programa de computador, criados com a finalidade de ajudar na gestão da produção agrícola.

Logo, funciona como um auxílio no gerenciamento das atividades de plantio, manejo, colheita, venda de grãos, estoque, operações financeiras, entre outros.

Para que serve? Quais são os seus benefícios?

Em resumo, esse tipo de ferramenta colabora para melhores práticas de gestão dos recursos materiais, humanos, financeiros e ecológicos, bem como, simplifica as operações diárias de um agricultor.

Além disso, o sistema de gestão possibilita o acesso a informações úteis e precisas que podem auxiliar na tomada de decisões assertivas. Ou seja, ele contribui para uma gestão orientada por dados, o que consequentemente vai tornar o negócio mais eficiente e rentável.

Dentre os benefícios que o sistema de gestão rural oferece estão:

Quais impactos ele pode gerar para sua fazenda?

Os impactos de contratar um sistema de gestão agrícola são muitos e, entre os principais deles, está o crescimento do seu negócio.

O fato dessa ferramenta oferecer vários recursos para a administração rural traz a possibilidade do produtor lidar com mais demandas, ter mais controle sobre as movimentações financeiras, cumprir com obrigações fiscais, entre outros.

Com isso, o agricultor ganha mais competitividade no mercado e consequentemente novas oportunidades de investimentos, negócios e perspectivas de crescimento.

Quais são as vantagens de contratar um sistema de gestão?

No geral, o sistema de gestão é uma maneira de agilizar os processos operacionais da fazenda e gerar melhores resultados na administração rural. Confira suas principais vantagens:

Gerenciamento detalhado

A partir do uso de um sistema de gestão, o produtor consegue ter informações completas de todas as operações que envolvem a administração rural. Dessa forma, é possível entender detalhadamente os pontos que podem ser melhorados, prever eventuais problemas e analisar os investimentos que realmente valem a pena.

Suporte para gestão financeira

Em um só lugar, o agricultor pode realizar a gestão financeira da fazenda de forma simples, prática e eficaz. Afinal, ele vai conseguir:

Aumento da produtividade dos talhões

O sistema de gestão possibilita o aumento da produtividade dos talhões na propriedade rural. Isso porque alguns deles conseguem fazer análises para entender a necessidade específica de cada talhão.

Dessa forma, o produtor consegue ter uma visão clara sobre quantidade de fertilizante, defensivos agrícolas e irrigação deve utilizar. Assim, o resultado é o aumento da produtividade e a diminuição dos gastos.

Como implementar o sistema de gestão rural na sua fazenda?

Para implementar o sistema de gestão agrícola é necessário que todos os dados que envolvem a propriedade estejam estruturados. Até porque o produtor precisa inserir os dados corretos na plataforma.

Nesse sentido, será preciso realizar a contagem total de todas as informações referentes a atividade financeira do negócio como número de animais, da produção, pestes, investimentos, receitas, dívidas, estoque, funcionários, salários, vencimentos, pagamentos, lucratividade e outros.

Esse procedimento é essencial, uma vez que todos os dados serão sistematizados para oferecer o controle completo da fazenda.

Por fim, basta entrar em contato com a empresa fornecedora do sistema para que seja realizada a implantação e o responsável comece a usar.

Critérios para analisar antes de escolher o seu sistema de gestão

Caso esteja com dúvidas sobre qual sistema de gestão escolher, vamos mostrar algumas características essenciais para você tomar decisão certa.

Acesso por meio do desktop ou aplicativos

A maioria das empresas de software de gestão rural oferece soluções que só podem ser acessadas pelo computador desktop.

No entanto, existem as que desenvolvem plataformas que podem ser operadas tanto pelo computador como por meio de aplicativos. Logo, você tem a facilidade de controlar a sua gestão também pelo celular.

Por isso, antes de adquirir o seu sistema, verifique a disponibilidade dessas duas formas de acesso.

Recursos Online e Offline

Como no Brasil ainda há muitas fazendas que sofrem com problemas de conectividade, o ideal é que o sistema funcione no modo offline, isto é, sem acesso à internet, porém com a sincronização automática de dados.

Fácil de usar

Outro ponto importante a ser analisado é a usabilidade do sistema. Por isso, verifique se ele é fácil de usar e se seus recursos podem ser operados de forma intuitiva.

Para isso, aproveite os períodos de testes oferecidos pelas empresas para avaliar se você vai conseguir se adaptar às funcionalidades do sistema.

Vale lembrar que grande parte das empresas oferecem um treinamento para ensinar o cliente a utilizar a ferramenta.

Privacidade de dados

Os seus dados precisam ser mantidos em segurança. Sendo assim, verifique se a empresa fornecedora segue as determinações da Lei Geral de Proteção de Dados a fim de garantir que suas informações estejam em um ambiente confiável.

Backup em nuvem

Um software de gestão eficiente vai permitir que os produtores acessem os dados de qualquer lugar, mesmo sem o sinal da internet. Logo, ele vai promover a realização do backup em nuvem e fornecer um armazenamento seguro para prevenir perdas de informações.

MyFarm – Software de Gestão Agrícola

O MyFarm é um software de gestão agrícola desenvolvido para facilitar a gestão de propriedades rurais e garantir mais lucro e rentabilidade para o seu negócio.

Entre as funcionalidades do sistema estão:

Atividades: realiza o planejamento da safra, indicando os custos diretos e indiretos e mostrando em tempo real o que está acontecendo na sua fazenda.

Maquinários: promove a manutenção preventiva e controla os custos fixos e variáveis das suas máquinas.

Financeiro: controla o pagamento e recebimento de contas e disponibiliza a emissão do Livro Caixa, MDF- e notas fiscais eletrônicas.

Suprimentos: administra a gestão do estoque, indicando a quantidade de produtos armazenados e a necessidade de reposição.

Produção: informa qual é a média do preço da sua soja e qual variedade e talhão são mais produtivos.

Resultados: apresenta a margem de lucro de cada cultura e o detalhamento de suas receitas e custos.

Conclusão

Não há dúvidas que contratar um sistema de gestão rural é um passo importante para qualquer propriedade rural, independente do momento e situação na qual se encontra.

Afinal, é um investimento necessário que pode gerar benefícios, vantagens e resultados positivos para a fazenda.

Dessa forma, encontrar uma plataforma funcional que ofereça um suporte completo para a gestão agrícola é fundamental para o sucesso do negócio.

Hoje você teve a oportunidade de conhecer o MyFarm, caso queira realizar um teste grátis, solicitar uma demonstração ou adquirir o sistema clique aqui.

Espero que essas informações tenham te ajudado! Até a próxima…

Leia também: Gestão Agrícola: aprenda a ter mais lucro para sua fazenda”.

Quer saber mais sobre o MyFarm?

Entre em contato e agende uma demonstração com nossos consultores!

Solicitar demonstração

Veja também

Plantação de soja: faça um manejo eficiente da sua lavoura
3 dicas para melhorar a gestão rural
O que é um solo fértil?
Sistema de gestão rural: conheça o software agrícola MyFarm entre em contato conosco pelo WhatsApp