Como um sistema ERP contribui para a agronegócio; fique por dentro!
O momento mais importante para você, produtor rural, é a plantação da próxima safra e para tudo sair perfeito preciso ter muita preparação e controle da sua propriedade. Esse controle passa por uma boa gestão do seu estoque e o uso da tecnologia ao seu favor.
O planejamento do que será plantado, os insumos que serão usados e qual a área da sua propriedade que está pronta para receber o plantio é essencial. E tudo isso pode ser registrado de forma fácil para você ter todas essas informações ao seu favor.
O sistema ERP está no mercado para te ajudar a ter um controle maior de tudo que se passa em sua propriedade.
O que é o sistema ERP?
Todos precisam de uma ajuda, certo?
O sistema ERP é um software utilizado na agricultura para ajudar no controle de todas as fases da sua plantação. Deixa a verificação mais fácil, pois reúne em um só lugar todas as informações que você precisa para tocar a sua propriedade.
A gestão da sua safra se torna mais simples com o uso dessa ferramenta poderosa, o que ajuda a aumentar os seus resultados e rendimentos finais. Quem não quer ganhar mais com a sua plantação, certo?
Ele é capaz de te oferece informações em tempo real e de forma precisa, sem erros de contagem.
Depois desse pequeno resumo, te apresentaremos o sistema ERP e a sua aplicação no campo.
Sistema ERP para o campo
Fazer um bom gerenciamento no campo não é fácil e exige precisão, eficácia e eficiência para que seja feito da melhor forma. Por isso, cada vez mais a tecnologia está sendo usada para favorecer um campo mais tecnológico e avançado. O sistema ERP por ser um software veio trazer ganhos e agilidade no gerenciamento de dados da sua propriedade.
Já procurou alguma informação sobre os seus negócios e demorou a encontrar?
Isso não é algo que deva acontecer em sua propriedade, pois gera perda de rendimento e é nesse momento que entra o sistema ERP.
Ele condensa em um só lugar todas as informações do seu negócio e você pode acessar em pouco tempo. Ainda oferece gráficos e relatórios desses dados de forma precisa para te ajudar a conduzir a sua fazenda da melhor forma.
Sabia que existe muitas vantagens ao se usar o sistema ERP no campo? Detalhamos para você os principais benefícios que você pode ter. Então, confira.
Vantagens do Sistema ERP para o setor agrícola
Ter a tecnologia ao seu favor é um dos motivos de você utilizar o sistema ERP em seu trabalho na lavoura. Para te mostrar como o sistema ERP pode te trazer inúmeras vantagens na gestão e controle de sua propriedade, vamos elencar os principais benefícios:
- Mais informação: O acesso às informações é facilitado e mais rápido;
- Mais tempo: Otimização do tempo gasto na procura por dados importantes para a gestão da propriedade e da plantação;
- Possibilidade de comparações: Com os dados em um mesmo lugar e de forma mais fácil de acompanhar é possível realizar comparações dos resultados que cada colheita ofereceu para você;
- Processos ágeis: Com relatórios e gráficos a sua disposição fica mais fácil de estabelecer processos em sua fazenda e se tiver processos, você pode tornar mais ágil os seus processos;
- Aumento da sua rentabilidade: Isso porque com mais tempo, mais recurso e mais dado, você sabe exatamente onde e quanto investir para melhorar a sua rentabilidade nas colheitas e na gestão do seu negócio.
Agora que você entendeu as principais vantagens que terá ao usar o sistema ERP em sua propriedade, vale a pena compreender como você pode usar esse sistema na sua gestão agrícola.
>>> MATERIAL GRATUITO: E-BOOK GUIA COMPLETO PARA GESTÃO AGRÍCOLA <<<
Como o sistema ERP é usado na gestão agrícola
Você deve estar se perguntando como pode usar o sistema ERP em sua gestão rural, mas não precisa se preocupar! Vamos explicar tudo para você agora.
Durante a gestão de uma propriedade é necessário ter todos os dados de forma exata e em tempo real, por isso vamos apresentar o que você pode ter com o uso desse sistema.
- Você poderá fazer todo o planejamento da sua plantação e checar a sua execução de forma mais rápida;
- Poderá ter o seu orçamento em tempo real e fazer as otimizações necessárias para o aumento da sua verba;
- Terá a sua estrutura operacional em mão e poderá verificar se está sendo coerente com a sua realidade ou se ela precisa ser alterada;
- Você poderá acompanhar o seu fluxo de caixa e observar como estão as suas contas e onde está o maior gasto do seu negócio;
- Terá de forma mais clara em sua mente a sua gestão comercial e o seu efeito em sua propriedade;
- Poderá usar os dados que possui para ver a necessidade da expansão do seu negócio e assim fazer um bom planejamento.
Agora é o momento perfeito para compreender ainda mais as soluções que o sistema ERP tem a oferecer ao agronegócio. Leia até o final para entender.
ERP para o agronegócio
Você tem problemas no gerenciamento da sua propriedade rural? Muitos problemas poderiam ser facilmente resolvidos com uma boa gestão e controle das informações e processos que fazem parte da área agrícola.
Porém, há uma forma de simplificar a gestão e tornar o seu negócio mais organizado. Essa solução é a utilização do sistema ERP para controle da sua empresa e com ele deixar a tecnologia agir ao seu lado.
Confira algumas soluções que ajudam a simplificar o seu trabalho e reduzir erros nos cálculos da sua propriedade rural.
A primeira é a gestão de seu pessoal, pois os colaboradores são uma das partes fundamentais para que o seu negócio possa prosperar e ter um bom time engajado e com todas as tarefas distribuídas é mais fácil ter as atribuições feitas por profissionais que poderão ser geridos pelo sistema ERP.
Assim você poderá verificar como as tarefas estão sendo feitas e se tem um possível gargalo que atrapalha o crescimento da sua propriedade.
O segundo ponto para pode auxiliar na simplificação do seu trabalho é ter um ótimo controle sobre a gestão financeira do seu negócio. As finanças são uma preocupação também na área rural.
Sem o dinheiro necessário para executar a próxima plantação, pode haver a necessidade de empréstimos a juros altos que comprometerão os resultados futuros. Como você não quer que isso aconteça, o uso de uma ferramenta que vai te ajudar a controlar todos os seus gastos tornará seu trabalho mais simples e prático.
Conclusão
O resultado de uma propriedade rural, assim como de uma empresa, é melhorado a partir do controle que se tem de todos os processos e informações da fazenda. Quanto mais fácil e simples essa gestão melhor, certo?
Com o intuito de auxiliar o controle da sua propriedade, cada vez mais tecnologias estão sendo criadas. Uma dessas tecnologias é o sistema ERP, software de controle e gestão para você usar em sua área rural.
O seu foco é aumentar os seus resultados através de dados precisos e em tempo real que te darão mais controle sobre como está sendo executado os trabalhos da propriedade e os possíveis gaps.
Quando se enxerga todos os dados em um só lugar e em tempo real, você pode otimizar os gastos, comprar o insumo certo e na hora certa, saber em quanto tempo vence determinado material.
Com essas informações reduz o gasto desnecessário e sobra recurso para ser investido no local que realmente precisa.
Você sabe todas as informações necessárias para aumentar o rendimento da sua propriedade rural?