Sustentabilidade no Agronegócio: construindo negócios rurais sustentáveis

A sustentabilidade no agronegócio envolve práticas de preservação ambiental nas atividades agrícolas, bem como adoção de novas tecnologias e aplicação de métodos sustentáveis na rotina do campo.

Sendo assim, praticar a sustentabilidade na agricultura é proteger a biodiversidade, produzir alimentos saudáveis e de boa qualidade, fazer uso de adubos naturais, rotação de culturas e muito mais.

Quer saber como implementar práticas sustentáveis na sua fazenda?

Confira a seguir!

Qual é a relação entre o agronegócio e a sustentabilidade?

Em síntese, podemos afirmar que a sustentabilidade e o meio ambiente têm sido um dos principais enfoques do agronegócio nas últimas décadas.

Logo, pesquisadores, agricultores, agrônomos e demais profissionais têm procurado sistemas de produção agrícola que possam aliar os quatro pilares da sustentabilidade e simultaneamente garantir a boa produtividade agrícola e o lucro para o produtor.

Nesse cenário, o agronegócio começou a se modernizar, o que estimulou o investimento em estudos e pesquisas no setor e consequentemente impulsionou o desenvolvimento de tecnologias sustentáveis, focando no aumento da produtividade e do lucro.

Assim, o conjunto dessas e de outras ações viabilizaram o fornecimento de um produto cada vez mais confiável e de qualidade ao consumidor. Além disso, minimizou os impactos socioambientais e econômicos a fim de garantir o bem-estar de toda a sociedade e o equilíbrio da produção de um modo geral.

Mas, o que é a sustentabilidade no campo?

De modo geral, o conceito de sustentabilidade consiste na capacidade de um produtor rural associar seu trabalho a técnicas sustentáveis que promovam a preservação da natureza, sem comprometer a produtividade.

Dessa forma, a sustentabilidade no campo, também conhecida como sustentabilidade rural, utiliza práticas de preservação ambiental para as atividades do dia a dia, bem como a adoção de novas tecnologias e aplicação de métodos sustentáveis na rotina da fazenda.

Contudo, ela se destaca por utilizar recursos naturais na realização de atividades rurais sem prejudicar o ambiente, ao mesmo tempo que proporciona ferramentas para que o desenvolvimento agrícola seja mantido e as necessidades da sociedade sejam atendidas.

Qual é o objetivo da agricultura sustentável?

Em primeiro lugar, o objetivo principal da agricultura sustentável é atender às necessidades alimentares e têxteis da sociedade, sem comprometer as gerações futuras.

Sendo assim, profissionais que utilizam a agricultura sustentável visam integrar três objetivos principais em seu trabalho:

Logo, todas as pessoas envolvidas no sistema alimentar como produtores, processadores de alimentos, distribuidores, varejistas, consumidores e gerentes de resíduos devem desempenhar um papel a fim de garantir de um sistema agrícola sustentável.

Para isso, algumas práticas são frequentemente usadas por trabalhadores da agricultura sustentável e sistemas alimentares sustentáveis, como:

Como promover a agricultura sustentável?

A princípio, grande parte dos problemas ocorridos na agricultura podem ser controlados por meio de práticas sustentáveis de produção agrícola.

Dessa forma, existem ações importantes que podem ser aplicadas para desenvolver a cultura de sustentabilidade no agronegócio:

Como implementar práticas sustentáveis de forma correta na agricultura?

Para adotar práticas de sustentabilidade na fazenda é necessário se atentar para algumas questões importantes como controle de queimadas, reflorestamentos, entre outras. Veja a seguir:

Adubação

adubação verde - prática agrícola que ajuda na sustentabilidade

Você já deve ter ouvido falar em adubação verde. Quando falamos de sustentabilidade, ela representa uma excelente prática a ser aplicada na lavoura.

Logo, com inclusão de plantas especialmente cultivadas para essa finalidade ou vegetação forrageira é possível melhorar a fertilidade da superfície e promover a fixação de nitrogênio no solo.

Controle de queimadas

controle de queimadas - ação que ajuda na sustentabilidade do agronegócio

De modo geral, as queimadas são utilizadas como forma de limpar as áreas recém-desbravadas. No entanto, essa prática causa vários prejuízos como a volatilização do nitrogênio e a destruição da matéria orgânica, reduzindo assim, a fertilidade do solo.

Assim, ao controlar as queimadas, o produtor ajuda a preservar o meio ambiente e previne a degradação do solo.

Reflorestamento


Reflorestamentos - prática que ajuda na sustentabilidade da fazenda

Em suma, áreas sem capacidade agrícola ou pecuária devem ser reflorestadas para fins de conservação, de acordo com regras definidas no Código Florestal.

Além disso, é possível preencher solos com alta suscetibilidade à erosão e baixa fertilidade com vegetação densa e permanente. Nesse caso, as florestas, por exemplo, são indicadas para recuperar solos erodidos ou degradados, bem como para a proteção de cursos d’água e mananciais.

Descarte correto das embalagens

Descarte correto de agrotóxicos - sustentabilidade no agronegócio
Lavagem sob pressão para descarte de agrodefensivos - sustentabilidade no agronegócio
Fonte: Coperama

Outra prática de extrema importância é o descarte correto das embalagens vazias dos defensivos agrícolas usados na agricultura. Para isso, o agricultor deve lavar (lavagem de alta pressão ou tríplice lavagem), inutilizar os recipientes e entregar a um local de recebimento indicado pelo revendedor na nota fiscal.

Por fim, a indústria deve recolher as embalagens nas unidades e dar a correta finalização (reciclagem ou incineração).

Rotação de culturas

Rotação de culturas - sustentabilidade no agronegócio

A rotação de culturas consiste basicamente no revezamento de culturas em uma certa área agrícola. Em síntese, o intuito dessa prática é aproveitar melhor a fertilidade do solo pela diferente escavação das raízes, a diversidade biológica, a melhoria da drenagem e o controle de doenças e pragas.

Entretanto, na hora de definir quais culturas participarão do sistema de rotação, é importante considerar os seguintes fatores:

Quais são as vantagens de aplicar a sustentabilidade na agricultura?

A prática de sustentabilidade na agricultura possui várias vantagens, seja para o produtor rural, sociedade e meio ambiente.

Dessa forma, uma das mais conhecidos e amplamente discutidos é o consumo de alimentos livres de agrotóxicos ou com a incidência bem menor do que a praticada pela agricultura tradicional.

Mas não para por aí, veja as demais vantagens:

Qual a importância do agronegócio para a sustentabilidade no Brasil?

O agronegócio pode contribuir de forma significativa para a sustentabilidade, começando pelo aumento da produção de alimentos e a segurança alimentar da população.

Nesse sentido, com práticas sustentáveis, a agricultura é capaz de suprir das necessidades tanto da nossa geração como das gerações futuras. Isso tudo por meio de atitudes responsáveis e sem afetar negativamente o meio ambiente.

Em resumo, hoje agricultura ocupa 32% das terras brasileiras, demonstrando que relacionar a produção agrícola com a responsabilidade ambiental é realmente relevante.

Assim, considerando todos os impactos ambientais causados por uma demanda cada vez maior por terras cultiváveis no Brasil e ao redor do mundo, podemos perceber a necessidade de criar mecanismos que envolvam uma cultura de sustentabilidade na agricultura moderna.

Por isso, a importância da adoção de boas práticas sustentáveis, a fim de atender os altos níveis de produção e sem provocar mais devastação ambiental e desequilíbrio ecológico nas áreas agrícolas.

Quero ter uma fazenda sustentável. O que devo fazer?

Se você chegou até aqui, acredito que já conseguiu entender, como de fato funciona a agricultura sustentável.

Então, é simples, para ter uma fazenda sustentável, aplique todas práticas sustentáveis que foram citadas ao longo deste artigo e somado a isso, lembre-se de:

Enfim, viu como é possível implantar ações de sustentabilidade na agricultura? Com ações simples, você pode contribuir para a preservação do meio ambiente.

Aproveite e leia nosso artigo sobre Agricultura no Brasil, e conheça a história de desenvolvimento no país e as tendências para o futuro.

Até a próxima!

Quer saber mais sobre o MyFarm?

Entre em contato e agende uma demonstração com nossos consultores!

Solicitar demonstração

Veja também

O que é Agricultura 4.0 e como ela impacta a gestão agrícola?
Crédito Rural: o que é e quem tem direito a ele
Do plantio à colheita das culturas: a importância de ficar atento aos prazos
Sustentabilidade no Agronegócio: construindo negócios rurais sustentáveis entre em contato conosco pelo WhatsApp