Saiba como escolher o trator agrícola ideal para a sua propriedade rural

Quando o objetivo de um agricultor é aumentar a produtividade das culturas, sem dúvidas, o trator agrícola é uma das alternativas mais eficazes para proporcionar bons resultados para a lavoura.

No entanto, identificar o trator agrícola correto, que atenda as necessidades da propriedade pode ser um grande desafio. Afinal, uma escolha errada pode resultar em um solo compactado que impactará na redução da produtividade.

Pensando nisso, resolvemos escrever este artigo para responder as principais dúvidas dos produtores rurais e ajudá-los a ter critérios mais precisos antes de realizar suas escolhas.

Se este é o seu caso, você encontrou o conteúdo certo!

Então, vem comigo!

O que é um trator agrícola? Qual sua importância para a agricultura?

De modo geral, podemos definir o trator agrícola como um veículo utilizado em diversas atividades como guincho, arado, nivelamento de terrenos, carretas e obras.

Diante disso, esse tipo de veículo é construído com chassis muito robustos e equipamentos com motores potentes a fim de proporcionar uma performance elevada e um alto desempenho em tarefas pesadas.

Já em relação a sua importância para o setor agronegócio, podemos citar como um dos seus maiores benefícios o aumento da produtividade aliado à maior eficiência das atividades agrícolas, tornando-as menos árduas e fáceis de executar.

Quais as funções básicas de um trator agrícola?

Em resumo, o trator agrícola possui algumas funções básicas como:

Operacionalização - Como o trator agrícola funciona?

A princípio, o trator agrícola moderno possui cinco pedais, sendo que o pedal da esquerda é a embreagem e é usado pelo operado para desengatar a transmissão seja para trocar a marcha ou parar.

Já os dois pedais da direita são os freios, o da esquerda corresponde a roda traseira esquerda e o pedal da direita a roda traseira direita.

Dessa forma, esta travagem independente das rodas esquerda e direita aumenta o direcionamento do trator quando apenas as duas rodas traseiras são conduzidas. No entanto, isso geralmente é feito quando é necessário fazer uma curva apertada.

No mais, o pedal do freio bipartido também é usado quando existe lama ou sujeira macia a fim de controlar um pneu que gira em função da perda de tração. Quando isso acontece, o operador pressiona os dois pedais juntos para parar o trator.

Ademais, um quinto pedal localizado na frente do banco é responsável por acionar o bloqueio do diferencial traseiro (bloqueio de diferencial) que impede o deslizamento da roda.

Logo, a trava do diferencial permite que a roda externa viaje mais rápido que a parte interna durante uma volta. Entretanto, em condições de tração em uma superfície macia, o mesmo mecanismo poderia permitir que uma roda deslizasse, evitando assim a tração na outra roda.

Como os tratores são classificados?

Em síntese, a classificação geral dos tratores é baseada em dois critérios básicos: o tipo de rodado e o tipo de chassi.

Tipo de Rodado

Proporciona aos tratores importantes características em relação à tração, estabilidade e rendimento operacional. Assim sendo, classificam-se em:

Tratores de rodas

A princípio, os tratores de rodas constituem o tipo predominante para uso agrícola. Desse modo, tem como diferencial o meio de propulsão, rodas pneumáticas, cujo número e disposição determinam os seguintes subtipos:

Tobatas ou microtratores: possuem duas rodas com motrizes e o operador caminha atrás do conjunto.

Esquema de um trator de duas rodas
Esquema de um trator de duas rodas
Fonte: Unesp/FEB

Triciclos: possuem duas rodas traseiras motrizes e uma roda na frente. São utilizados como tratores de jardinagem e ceifadores.

Esquema de um trator de três rodas
Esquema de um trator de três rodas
Fonte: Unesp/FEB

Quatro rodas: duas rodas movidas e duas rodas atrás com diâmetro maior às anteriores. - Modelos: 4 X 2 (4 rodas, sendo 2 para tração) e 4 X 4 (4 rodas, sendo as 4 para tração).

Esquema de um trator de quatro rodas
Esquema de um trator de quatro rodas
Fonte: Unesp/FEB

Tratores de semi-esteiras

Em resumo, são tratores de quatro rodas, porém modificadas, de modo que admitem o emprego de uma esteira sobre as rodas traseiras motrizes.

Esquema de um trator de semi – esteiras
Esquema de um trator de semi – esteiras
Fonte: Unesp/FEB

Tratores de esteiras

Em suma, o rodado desses tratores é constituído por duas rodas motoras dentadas, duas rodas guias movidas e duas correntes sem fim, formadas de elos providos de pinos e buchas dispostos transversalmente, denominados esteiras.

Assim, as rodas dentadas fornecem movimento às esteiras que se deslocam sobre o solo, apoiadas em chapas de aço denominadas sapatas. Além disso, uma estrutura de apoio e um conjunto de roletes completam esse tipo de rodado.

Esquema de tratores de esteiras
Esquema de um trator de esteiras
Fonte: Unesp/FEB

Tipo de Chassi

Em suma, confere características ao trator com relação ao Peso X Potência, distribuição dos esforços e localização do centro de gravidade.

Assim sendo, classificam-se em:

Tratores industriais

São utilizados para transporte e manuseio de ferramentas em parques industriais. Por sua vez, podem ser de rodas, esteiras e de chassi articulado.

Tratores florestais

São tratores usados em atividades como derrubada e corte de árvores, carregamento, transporte e processamento.

Tratores agrícolas

Seu chassi pode ter de 2, 3 e 4 rodas. No geral, são transportadores de implementos e formam conjuntos combinados.

Como escolher um trator agrícola?

Antes de fazer a sua escolha e decidir qual trator comprar, é importante considerar e avaliar alguns pontos importantes.

Em primeiro lugar, o tipo de trator agrícola deve ser escolhido levando em consideração a necessidade da propriedade e o tipo de cultura que o produtor planta. Isso porque existem equipamentos para cada tipo de demanda do agricultor.

Por exemplo, há tratores mais estreitos que são ideias para pomares, hortaliças e atividades exercidas em espaços físicos menores. Por outro lado, existem aqueles que exigem uma potência maior, uma vez que atuam na movimentação de implementos agrícolas.

Além disso, é importante observar fatores como:

Embora seja o fator um tanto atrativo, optar por um adquirir um trator com a potência inferior por conta do preço pode não ser a melhor escolha. O fato é que esse tipo de máquina pode acarretar um maior consumo de combustível, desgaste, manutenções frequentes bem como um desempenho inadequado. Esse conjunto de situações pode gerar frustrações em relação o resultado da produção.

Quais são as maiores marcas de tratores no Brasil?

Entre as maiores marcas de tratores que atuam no Brasil, podemos citar:

Enfim, o trator agrícola é um elemento essencial para adquirir bons resultados na lavoura. Então, agora que você teve a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre essa máquina, acredito que esteja preparado para fazer a sua escolha.

Para se aprofundar mais no assunto, leia também nosso artigo sobre implementos agrícolas.

Até a próxima!

Quer saber mais sobre o MyFarm?

Entre em contato e agende uma demonstração com nossos consultores!

Solicitar demonstração

Veja também

O que é Agricultura 4.0 e como ela impacta a gestão agrícola?
Crédito Rural: o que é e quem tem direito a ele
Do plantio à colheita das culturas: a importância de ficar atento aos prazos
Saiba como escolher o trator agrícola ideal para a sua propriedade rural entre em contato conosco pelo WhatsApp