Variedades de milho: escolha as mais produtivas para a sua lavoura
A presença da cultura do milho é muito forte na agricultura brasileira, sendo usado até na técnica de rotação de culturas.
Esse grão é o segundo maior cultivo feito no Brasil, o milho perde somente para a soja.
E sabe o motivo da sua importância?
Ele é um grão que está presente em nossa mesa desde a época do descobrimento do nosso país.
E não para por aí!
Na região Centro-Oeste, ele é o principal ingrediente da pamonha, cural, bolo de milho, pipoca e não poderíamos esquecer do mingau. Comidas deliciosas, né?
Além de trazer rendimentos financeiros para nossa balança comercial, também nos deixa a memória de infância com comidas deliciosas.
Isso tudo é facilitado pela grande variedade de espécies de milhos que temos na agricultura brasileira.
Preparamos um artigo completo para você, produtor rural, saber tudo sobre esse cultivo tão importante para a cultura brasileira.
Vamos lá?
História da plantação do milho
Antes de entender mais sobre como fazer um bom cultivo do milho, é importante compreender a sua história em nosso país e como ele foi sendo inserido em nosso dia a dia.
Você sabe desde quando o milho está sendo usado no Brasil?
Nos primórdios o milho somente era utilizado para a alimentação humana, porém com o avanço que a humanidade sofreu em termos de técnicas de agricultura, esse grão passou a ser usado também na alimentação de animais como aves e suínos.
Nos dias de hoje, o Brasil é considerado o segundo maior exportador do milho. Esse grão é plantado entre os cultivos de soja, como forma de rotação de culturas.
Existem fatores que contribuíram para que ficássemos em segundo lugar mundial na plantação do milho e alguns deles são:
- Criação de diversas variedades de milho;
- Expansão constante da agricultura brasileira;
- Maior uso de tecnologia no campo por você, produtor rural.
Todo esse apelo cultural que as variedades de milho têm na cultura brasileira e mundial faz com que esse grão conte com consumidores no mercado interno e externo. Sendo uma ótima fonte de renda para você.
Para isso tem que entender que no mercado brasileiro existe diversas variedades de milhos disponíveis para plantação e você precisa saber escolher a correta espécie de milho, bem como todos os seus pontos negativos e positivos.
E isso deve ser feito com planejamento prévio e estudo da qualidade do solo e do clima da região em que irá plantar para saber qual das variedades de milho iria se adaptar melhor.
>>> DOWNLOAD GRATUITO: PLANILHA PARA GESTÃO DE INSUMOS AGRÍCOLAS <<<
Conheça as variedades de milho existentes na agricultura
Você sabe quais são as variedades de milho mais utilizadas no agronegócio brasileiro e como elas se caracterizam?
Esse é o primeiro passo para começar a planejar a implementação do cultivo do milho em sua propriedade rural com qualidade e eficiência.
Antes de tudo, você precisa ter em mente que é preciso escolher a variedade de milho que te traga um maior rendimento e que se adapte às suas necessidades de plantio, bem como na região em que será feito o processo de plantação.
Continue lendo para descobrir quais são rsrs
As variedades do milho que podemos encontrar atualmente e as suas respectivas características são:
- Pipoca: As variedades que dão origem a pipoca têm como prioridade a força da extensão do milho para que a sua pipoca estoure mais rapidamente e com mais facilidade;
- Silagem: Tem como objetivo maior palatabilidade;
- Milho doce: prioriza o baixo nível de investimento no cultivo e também uma maior palatabilidade;
- Milho verde: as variedades para se plantar milho verde têm como característica a rusticidade e o baixo valor de investimento;
- Grãos: Esse tipo de milho tem como foco criação de espiga e excelente polinização.
Você ainda deve lembrar que existe as fases de plantação do milho e a variedade que você irá escolher vai fazer toda a diferença.
Temos o milho primeira safra que é mais focado na produção da variedade de milho para silagem e está no melhor período climático para o seu cultivo. Mas cuidado!
Nesse período é comum ocorrer o aparecimento de muitas ervas daninhas e pragas, sendo importante escolher o grão que tenha maior resistência a essas pragas.
O milho segunda plantação é o tipo mais utilizado para fazer a rotação entre culturas como a soja e para a sua plantação é necessário muito cuidado com o clima, pois pode encontrar uma época com escassez hídrica, ventos fortes.
A dica é: Sempre utilizar as variedades mais resistentes para que você consiga os melhores resultados em sua produção.
Não para por aí!
Temos a plantação do milho junto com outros cultivos. O mais comum é a o cultivo do milho com a braquiária. Nesse caso, é necessário prestar atenção na espécie de braquiária que será plantada e no caso do milho, a variedade mais rústica será a melhor opção.
Cuidado para que o crescimento da braquiária não comece a competir com o milho.
Tão importante quanto conhecer as variedades e compreender qual é a melhor!
Como escolher a melhor variedade de milho
Em meio a variedade de milhos existentes, escolher a melhor para você pode ser complicado, por isso estamos aqui para te ajudar!
Primeiro passo é entender a região que irá plantar, as características do seu solo e da variedade que você pretende plantar.
Cada tipo de milho possui um objetivo diferente que deve estar de acordo com as suas necessidades para que seja bem-sucedido.
Se você está inseguro com a sua escolha, visite um outro produtor da sua região que esteja plantando a mesma espécie que você tem interesse. Assim, você poderá ver como se dá o desenvolvimento da planta e os cuidados que precisa ter.
E mais uma dica! Plante o milho que escolheu em uma pequena parte da sua propriedade para analisar e observar como será o seu desempenho, se poderá ter lucratividade com ela e se precisar de mais ajuda, lembre-se de chamar um profissional da área para te auxiliar.
Bom, depois de escolher a sua variedade e o momento em que irá cultivar, é legal saber as principais vantagens que terá ao implementar a plantação de milho em sua propriedade.
Benefícios de se plantar milho em sua lavoura
O milho é um grão que traz inúmeros benefícios não somente para você, agricultor, como também para as pessoas que o consomem.
Por isso, é interessante você entender os seus principais benefícios para que assim possa começar a pensar e planejar a sua próxima plantação.
O plantio do milho em sua propriedade pode trazer muitos benefícios. Alguns deles são:
- Redução do aparecimento de pragas em sua produção;
- Aumento da produtividade de sua propriedade;
- Crescimento da fertilidade do solo da sua fazenda;
- Adesão tanto no mercado interno quanto no externo;
- Aumento dos lucros de sua fazenda.
São muitas vantagens que ajudam na expansão do seu agronegócio e em uma melhor alimentação dos consumidores internos e externos.
Conclusão
Desde muito tempo o milho está entre nós e com o passar do tempo foi cada vez mais sendo cultivado e teve a sua importância acentuada tanto no âmbito econômico quanto no âmbito alimentar.
Os seus benefícios para o meio ambiente também são importantes, pois ele ajuda na fertilidade do solo, na redução de pragas na produção e no crescimento da produtividade.
Hoje em dia observa-se o milho sendo usado como parceiro da soja através da rotação de culturas, mas você deve ter em mente que ele pode ser cultivado de outras formas, cabe a você ver a melhor.
Vamos começar a cultivar o milho em sua propriedade?