ZARC do feijão: redução de riscos de perdas por adversidades climáticas
Há diversos contratempos que você, produtor rural, pode enfrentar durante o seu processo de produção que causam prejuízos para a sua propriedade rural.
Para quem cultiva feijão, essa realidade é ainda mais complicada. Pois, é uma planta melindrosa que precisa de muitos cuidados.
Por isso, os pesquisadores da área sempre buscam encontrar maneiras de manejar as culturas com o intuito de reduzir possíveis perdas e prejuízos para você, produtor rural.
Com a ajuda dada pelo governo através do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA),os agricultores podem melhorar seu processo de plantio.
Essa ajuda vem através do ZARC, no caso do feijão o ZARC do feijão. Quando bem utilizado pode trazer diversos benefícios para a sua lavoura.
Você já tinha ouvido essa nomenclatura? Muitos especialistas da área utiliza o ZARC em seu dia a dia.
Não fique preocupado se não sabe, vamos explicar para você compreender tudo sobre o ZARC do feijão.
Então, continue lendo esse artigo para ter esse conhecimento.
O que é ZARC do feijão
As políticas públicas quando bem-feitas ajudam a melhorar a sociedade como um todo. Para a agricultura, elas são ainda mais importantes.
Uma dessas políticas públicas é o ZARC. Vamos descobrir o que é?
O ZARC é o Zoneamento Agrícola de Risco Climático divulgado todo ano pelo governo brasileiro através do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
O ZARC desse ano foi divulgado antecipadamente no site do ministério para que os produtores pudessem fazer um melhor planejamento de suas safras.
Esse zoneamento nada mais é do que um estudo feito por especialistas da área que mostram as janelas de plantio mais adequadas para cada tipo de espécie que é cultivada na agricultura brasileira.
O conhecimento dessas janelas faz com que você consiga ter um ótimo rendimento em sua propriedade rural e reduza os prejuízos trazidos pelas adversidades climáticas.
O ZARC feito em 2022/2023 foi definido para 14 estados brasileiros: Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bahia, Pará, Tocantins, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
O zoneamento não se limita somente a mostrar essas janelas de cultivo. Ele também faz a orientação para que você contrate um seguro rural e faça uma concessão do crédito de custeio oficial.
Agora que você entendeu de modo geral o que é o ZARC, vamos nos aprofundar na sua importância para o cultivo do feijão.
>>> DOWNLOAD GRATUITO: PLANILHA PARA GESTÃO DE INSUMOS AGRÍCOLAS <<<
Saiba as condições ideais para o cultivo do feijão
O ZARC é uma ação governamental que tem por foco evitar perda nas plantações brasileiras e possui muitos benefícios que vamos elencar para você a seguir.
Mas, antes disso é importante que você conheça quais são as condições ideais para o cultivo do feijão em sua propriedade rural.
Se alguém te perguntasse o que o feijoeiro precisa para se desenvolver bem, você saberia responder?
O feijão é uma planta melindrosa e precisa de muitos cuidados. É um desafio até mesmo para os produtores rurais mais experientes nessa espécie.
Por isso, vamos te contar a melhor forma de aumentar os rendimentos da sua lavoura através do conhecimento das boas condições para o plantio.
Podemos dividir as melhores épocas para se plantar o feijão em 3:
- Período das águas (nos meses de setembro a novembro);
- Período da seca (de janeiro a março);
- Período de outono-inverno ou terceira época (que vai de maio a julho).
Existe essa divisão, pois pode variar muito de espécie e região que a sua propriedade está. E ainda tem mais.
No momento de planejar a sua plantação, você deve considerar os seguintes fatores que influenciam diretamente o desenvolvimento dos grãos:
Tenha em mente que a temperatura ideal para o bom desenvolvimento do feijão é de 21 graus, mas pode ter uma variação de 18 °C e 24 °C. Ele ainda precisa ter um considerável nível de radiação solar até o seu florescimento.
Não se esqueça que muito excesso de água é prejudicial ao rendimento do feijão. A pluviosidade deve estar entre 300 mm e 400 mm.
Continue lendo o texto para descobrir as vantagens do ZARC.
Conheça o benefício de se usar o ZARC na sua plantação
Usar todas as informações e tecnologias ao seu favor irá te ajudar a ter melhores rendimentos em sua propriedade rural, por isso vamos te contar um pouco sobre as principais vantagens que o ZARC pode trazer a sua lavoura.
Os pontos positivos que você poderá ter em sua propriedade rural ao fazer seus cultivos de maneira zoneada são:
- Reduz possibilidade de danos causados por adversidades climáticas;
- Abre porta para financiamentos que exigem o uso do ZARC nas plantações;
- Ajuda no planejamento do seu processo produtivo;
- Contribui para o crescimento da sua renda líquida;
- Auxilia você a ter grãos de maior qualidade e com isso aumentando o seu preço de venda final.
Agora que você sabe as condições mínimas para que o seu cultivo de feijão tenha um bom retorno, é preciso saber como o ZARC é aplicado na sua plantação de feijão!
Continue lendo este artigo para compreender!
Entenda sobre o zoneamento no cultivo do feijão
Depois de entender o que é o ZARC de forma geral, você está pronto para conhecer como ele se aplica a plantação de feijão.
Vamos lá?
Primeiro você precisa ter em mente que ao utilizar o ZARC em seu cultivo de feijão poderá ter acesso a programas financeiros como o Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro) e o Programa de Subvenção ao prêmio do Seguro Rural (PSR).
Isso é possível, pois a maioria das instituições financeiras somente dão acesso aos programas financeiros às propriedades rurais zoneadas.
Essa ação é baseada no baixo risco que essas lavouras oferecem às instituições financeiras, já que possuem pequena probabilidade de pouco rendimento.
No caso da plantação do feijão não é diferente. O ZARC do feijão mostra que para a maioria dos estados brasileiros os melhores meses para o cultivo é setembro e outubro, já para alguns municípios do estado do Paraná é em julho.
Essas informações são importantes para você que planta feijão, pois para que o feijoeiro dê bom rendimento a temperatura deve estar em 12°C (mínimo),21°C (ótimo) e de 30°C (máximo).
E também pode ser influenciado para escassez hídrica, sendo o seu período crítico 15 dias antes da floração.
O governo através do ZARC do feijão colocou possíveis ações a serem feitas para evitar o ataque da mosca-branca nas plantações.
Conclusão
O governo possui diversas maneiras de ajudar no desenvolvimento da sociedade, inclusive no crescimento da agricultura.
Uma dessas ajudas foi a criação do ZARC, o Zoneamento Agrícola de Risco Climático. Esse estudo é disponibilizado todo ano no sistema do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
Ele foi criado com o intuito de auxiliar no bom planejamento das propriedades rurais brasileiras. Com o conhecimento dos melhores momentos para a plantação de determinada espécie de cultivo aumenta as chances e êxito e reduz riscos de perdas vindas de problemas ambientais.
E não para por aí!
As lavouras que seguem o ZARC no seu processo de plantio têm mais credibilidade nas instituições financeiras quando precisa pegar empréstimos.
Você sabia da existência do ZARC?